Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Pós Graduação A arte e a estética na arquitetura 01

Pré-visualização | Página 1 de 1

A arte e a estética na arquitetura
A arquitetura tem sido uma marca da identidade das sociedades, desde as mais antigas até as atuais. Em muitas, representava o ápice do trabalho artístico, conjugando o que de melhor havia nas áreas de escultura, pintura, decoração, paisagismo e demais artes em seus templos e santuários. Nas sociedades mais modernas, as artes foram ganhando maior expressividade e independência, não estando mais atreladas à arquitetura, provocando até mesmo uma inversão nessa relação, ou seja, os movimentos artísticos começaram a influenciar os rumos da arquitetura.
O seu escritório foi selecionado para elaborar o projeto de um centro administrativo, que inclui a prefeitura e algumas secretarias, em um cidade no interior do Japão. O que o cliente lhe solicita é que seja uma obra de estética modernista, mas baseada no modernismo japonês, para mostrar um equilíbrio entre a abertura para o novo e o respeito à tradição.
Apresente um esboço do projeto que traga elementos da estética modernista japonesa e justifique o motivo de sua estética.
A estética modernista foi absorvida pela arquitetura japonesa de maneira muito singular. Era importante incorporar elementos modernos para adequar o país ao momento que vivia no pós-guerra, de reconstrução e abertura democrática. Precisavam desfazer a ideia de local parado no tempo e fechado para o diálogo com o mundo. Por outro lado, a tradição continua sendo um dos pilares da cultura japonesa; assim, a arquitetura moderna no Japão buscou aliar essas duas ideias.
Um projeto elaborado nessa linha deve apresentar uma conciliação entre continuidade e inovação. Trabalhar com materiais que não eram incomuns, como o concreto e o aço, mas respeitando alguns valores tradicionais, como o espaço aberto, através do uso de estruturas suspensas e vãos para circulação. Outra característica a ser mantida e adaptada é a possibilidade de mutação da obra. Esse tipo de trabalho ficou conhecido como "metabolista" e é elaborado a partir de componentes padronizados em larga escala encaixados em infraestruturas organizacionais, fazendo o papel que as antigas composições de madeira e tecido tinham na arquitetura tradicional japonesa.
Outros elementos tradicionais se adaptam bem à proposta modernista, como os espelhos d'água.
A arquitetura possui uma ligação íntima com a arte que, por sua vez, é embasada por conceitos estéticos. Portanto, é fácil concluir que os conceitos estéticos de cada época impactam na forma arquitetônica produzida em tal período.
A popularidade das composições clássicas é notória entre os projetistas e o público em geral. Pode-se considerar como marca da linguagem clássica:
Expressividade, flexibilidade e sutilezas.
Ela se mantém atual e popular entre os projetistas mais inovadores e entre o público em geral em função dessas características.
O Barroco se difundiu pelo mundo através do espalhamento da cultura portuguesa e espanhola. Assinale a alternativa que descreve uma característica deste movimento artístico.​​​​​​​
Observa-se, no movimento, o uso de antíteses, frequentemente em duelos dentro das obras
Os duelos entre bem e mal, céu e terra, alegria e tristeza são amplamente retratados no barroco. As artes do barroco são plenas de adornos e detalhes, marcadas pela emoção. O racionalismo é marca do movimento Renascimento. O barroco retrata todas as classes sociais, em cenas de grande apelo emocional, e não cotidianas. É caracterizada pela assimetria
O Maneirismo foi um movimento artístico paralelo ao Renascimento. Identifique as assertivas abaixo, considerando se são verdadeiras ou falsas.
(  ) Assim como as obras do renascimento, as do maneirismo são marcadas pela racionalidade.
(  ) É considerado como uma transição entre o Renascimento e o Barroco.
(  ) A arte sacra é um dos pontos fortes do maneirismo.
E. F-V-V
O projeto de construção de uma aldeia para 5 mil habitantes era socialmente inclusivo e sustentável
A proposta do regionalismo moderno pode ser evidenciada pelos seguintes fatores:
Está baseada nos valores locais, nas tradições de construções e na linguagem formal.
Está baseada em condições mais localizadas.
O Movimento moderno abrigou diversas gerações de arquitetos, cada qual com suas especificidades. Relacione o arquiteto com uma característica de sua obra
1 -Frank Lloyd Wright
2 -Le Corbusier
3 -Lucio Costa
(  ) Uso de formas geométricas relacionadas diretamente com seu uso.
(  ) Arquiteto brasileiro que participou do projeto do Palácio Capanema.
(  ) Arquiteto marcado por seu formas orgânicas que se relacionam com o vernáculo.
 2, 3, 1
Le Corbusier, um dos precursores do modernismo, abusou das formas geométricas puras. Lucio Costa fez parte de sua equipe para o projeto do Palácio Capanema, no RJ. Frank Llloyd Wright tem sua obra relacionada com a arquitetura vernacular dos Estados Unidos e o uso de elementos e formas orgânicas.