Buscar

Explique a Lesão neurológica que culmina com a "Mão em Garra"? E a lesão neurológica que cursa com o "Sinal da Bênção"?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique a Lesão neurológica que culmina com a "Mão em Garra"? E a lesão neurológica que cursa com o "Sinal da Bênção"?
A Mão em Garra ocorre quando o nervo ulnar é lesado em qualquer região de seu trajeto e então há perda da sensibilidade da sua região de inervação, com isso essa deformidade da mão é conhecida como “mão em garra”. Sua fisiopatologia é demarcada pela abdução da mão, punho estendido, extensão das falanges distais e proximais e flexão das médias. Seu acometimento é mais comum na porção do cotovelo e no punho. E é mais pronunciada quanto mais distal for a lesão. As causas mais comuns são lesões agudas ou decorre de pequenos e repetidos traumas no cotovelo e punho, lesões cortantes, fibrose e aderências após cirurgias sobre o epicôndilo medial. 
O Sinal da Bênção é um sinal semiológico que representa um sinal clínico de neuropatia ulnar da mão, resultando no comprometimento funcional dos músculos intrínsecos da mão que atuam nas articulações metacarpofalângica e interfalângica. Essa mononeurite acomete o nervo ulnar, por causar infecções, neuropatias hereditárias e vasculite. 
REFERÊNCIAS:
PAVANI, Aline Cristina. Lesões do Plexo Braquial. Departamento de Anatomia / ICB. UFJF.
ORSINI, Marco et al. Sinal de benção papal em neuropatia ulnar: relato de caso da clínica ao prognóstico. Revista de Ciências Biológicas e da Saúde, Set/Dez. 2021.
ALUNA: MARINA GUIMARÃES - P2

Continue navegando