Buscar

Serviço social e questão scial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação da Disciplina
Disciplina: Serviço Social e Questão Social (118976)
Prova: 41832773
1Com a deficiência teórica e amparada pelo clima político e repressivo da época, foi necessário destacar os ruídos advindos de “marxismo sem Marx”, por meio de um caráter pragmático e reproduzido em manuais populares e partidários que predominavam na época. Sobre o chamado tripé de sustentação da teoria marxiana, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  O domínio da economia capitalista, a teoria catolicista, a fenomenologia.
	
	B)  A fenomenologia estrutural, a teoria da mais valia, a inserção do comunismo.
	
	C)  A dialética marxista, a teoria de Gramsci, o domínio da economia.
	
	D)  A dialética materialista, a teoria valor do trabalho, o domínio da economia.
2Desde o fim do último período da ditadura militar, o Brasil vem buscando desenvolver uma democracia pelos governos civis eleitos, sendo essa uma tarefa nada fácil. Na qual cada um deles encontra fundamentos e práticas de governos anteriores. Nossa história foi marcada por fatos traumatizantes para se ter uma democracia ideal. Sobre o fato marcante desse período, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Suicídio de Getúlio Vargas.
	
	B)  Eleição de Luiz Inácio lula da Silva.
	
	C)  Impeachment de Fernando Collor de Mello.
	
	D)  Eleição de Fernando Henrique Cardoso.
3A respeito do processo de elaboração de um projeto social ou qualquer outro tipo de projeto, é importante termos o entendimento de que um projeto só alcança a sua finalidade quando ele for desenvolvido respeitando fases, que nomeamos como ciclo. Sobre essas fases que correspondem a esse ciclo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Justificativa, sumário da proposta, parecer social e articulação de rede.
	
	B)  Visita domiciliar, atendimento, visita institucional e benefícios.
	
	C)  Planejamento, implementação, implantação, execução e avaliação.
	
	D)  Reunião, atendimento, observação e escuta.
4O Serviço Social foi institucionalizado como profissão num contexto contraditório, em que os processos sociais, políticos e econômicos marcaram a evolução dos processos sociais, políticos e econômicos que estavam enraizados no Brasil naquela época. Sobre as consequências da institucionalização da profissão, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  O crescimento das relações sociais no processo de consolidação do sistema capitalista monopolista.
	
	B)  A busca por demandas sociais.
	
	C)  O enfretamento entre classes sociais.
	
	D)  O aumento da relação entre a classe patronal e os trabalhadores.
5A Revolução de 1930 colocou fim à Primeira República, através da posse do governo Getúlio Vargas, após um golpe organizado por seus correligionários partidários. Esse foi considerado um dos principais atos da história do país e que reflete até hoje, em especial nas ações profissionais. Sobre as características do governo de Getúlio Vargas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Um governo centralizador, sem visão de investimento.
	
	B)  Considerado um governo comunista.
	
	C)  Foi um governo completamente democrático com as classes populares.
	
	D)  Um governo forte e centralizador e que investiu no desenvolvimento da indústria de base, garantindo a estrutura de que o capitalismo necessitava para se expandir.
6O processo de emancipação política, que aconteceu no Brasil no período da Colônia, desenvolveu um conjunto de contradições, em que se pode destacar as constantes insurreições e fugas que acabam desmistificando um suposto conformismo por parte dos escravos. O autor Motta (2005) considera que uma das hipóteses a serem levadas em consideração é a vivência de uma espécie de “revolução burguesa sem burguesia”. FONTE: Motta, Fernando C. Prestes – Teoria das Organizações: evolução e crítica – São Paulo. Pioneira, 2005. Sobre a consideração exposta, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Que os trabalhadores brasileiros precisam de uma lei especial.
	
	B)  A Independência do Brasil foi um episódio central.
	
	C)  O Brasil é considerado um país neoliberal.
	
	D)  Com a independência, foi instalada a democracia.
7Os assistentes sociais possuem um saber que orienta e sistematiza suas ações cotidianas mediatizadas pela instrumentalidade profissional, articulando as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. Assim, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) assinala que, com base nesses conhecimentos, os assistentes sociais possuem competência para elaborar, executar e avaliar planos nas três esferas de governo da política de assistência social, visto que são profissionais com reais condições de apresentar a realidade socioeconômica da população, suas vulnerabilidades, riscos e demandas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  O Conselho Federal de Serviço Social ratifica que essa atividade é atribuição não somente de assistentes sociais, mas de qualquer outro profissional que goste de trabalhar com elaboração de planos.
	
	B)  O Conselho Federal de Serviço Social ratifica que essa atividade de elaborar planos deve ser de responsabilidade de o secretário escolher qual será o profissional mais adequado para desenvolver os planos. 
	
	C)  O Conselho Federal de Serviço Social orienta que os assistentes sociais, com a formação sólida em planejamento, questão social, políticas e legislações, reúnem qualidades de alcançar análises real e concreta da questão social e de suas variadas expressões. Assim, possuem atributos para elaborarem planos para a política de assistência social.
	
	D)  O Conselho Federal de Serviço Social tem apenas a obrigação de fiscalizar e cobrar anuidades dos profissionais.
8Todo planejamento social necessita ter demarcado qual é o seu propósito. E esse propósito alude a intencionalidade e finalidade em que o profissional de Serviço Social esteja propondo em seu planejamento. Faz-se necessário, além de objetivos, metas, conhecimento da realidade do público-alvo, ter demarcado e explícito o que o planejamento se propõe diante da situação estudada e planejada. Sobre os três propósitos que orientam todo planejamento social, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  De legitimação, de crescimento e de mudança.
	
	B)  De mudança, de caráter e de característica.
	
	C)  De atitude, de caráter e de mudança.
	
	D)  De legitimação, de crescimento e de atendimento.
9O Serviço Social, enquanto uma profissão que atua de modo a intervir na realidade social, busca transformar situações de vulnerabilidade. E o assistente social necessita ter um conhecimento apurado de manejos, táticas e técnicas para dar base ao seu fazer profissional e, com isso, qualificar suas ações e formas de manusear seus instrumentais técnicos-operativos. Sobre a elaboração e estruturação de projeto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  O assistente social deve atender apenas às determinações da instituição, não importando as demandas do público.
	
	B)  O profissional de Serviço Social, no exercício de sua função, deve considerar o projeto apenas como uma ação que ele pode se utilizar na prática profissional.
	
	C)  O assistente social necessita ter conhecimento aprofundado do público, das características do território em que será desenvolvido e fundamentar-se tecnicamente, teoricamente e eticamente. 
	
	D)  O assistente social, para elaborar um projeto, basta ter simplesmente um roteiro e boa intenção para ajudar as pessoas.
10A transição, que ocorreu para a República em 1889, trouxe consigo um avanço na dimensão política e na esfera das ideias no Brasil. Ao privilegiar a modernização administrativa de diversos segmentos, pouquíssimas ações, no que se refere às questões sociais, no Brasil tiveram avanços. Algumas ações isoladas são dignas de destaques, a exemplo de Rui Barbosa. Sobre as ações de Rui Barbosa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Elaborou o Guia das dimensões políticas do Brasil.
	
	B)  Criou o liberalismo contemporâneo no Brasil, com viés de subsistência.
	
	C)  Concebeu a existência de uma questão social no Brasil, no que distancioudo liberalismo individualista, mas não se afirmou em nenhum momento como socialista.
	
	D)  Fundou o sistema democrático.
11Durante a década de 1920, o Brasil vivia o período da Primeira República, marcado por ações repressoras. A repressão policial, característica da Primeira República, apresentava o fracasso do plano da classe burguesa em reprimir o avanço do movimento operário, necessitava de instrumentos mais sólidos para combater as contradições sociais. Sobre a necessidade nesse período, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Abolição da escravidão.
	
	B)  Reorganização da Igreja Católica.
	
	C)  A união dos sindicatos.
	
	D)  A intervenção do Estado.
12Dom João deixou, como sucessor no Brasil, o seu filho Dom Pedro I, o qual proclamou a independência do Brasil de Portugal. Dom Pedro I logo foi chamado para a Corte portuguesa, deixando um sucessor em seu lugar, dando continuidade as suas atividades. Sobre o sucessor de Dom Pedro I, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Tiradentes.
	
	B)  Dom Pedro II.
	
	C)  Princesa Isabel.
	
	D)  Dom João.
13De acordo com Motta (2005), a Independência do Brasil, apesar de se conformar numa simples revolução pacífica, não denotou a mera eliminação do estatuto colonial, ao passo em que, para o autor, teve um significado socialmente revolucionário. FONTE: Motta, Fernando C. Prestes – Teoria das Organizações: evolução e crítica – São Paulo. Pioneira, 2005. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  A Independência foi um ato simbólico, no qual o país se tornou refém da Europa.
	
	B)  Cogitar a Independência como um processo revolucionário não elimina seu cariz contraditório e conservador, pelo fato de não haver ruptura estrutural na economia baseada no escravismo.
	
	C)  Avaliar a Independência como uma forma autônoma de governar.
	
	D)  Apontar a Independência como processo essencial para escravidão.
14O programa é um dos instrumentos que compõem o processo de planejamento social. Pode-se afirmar que é um dos canais condutores daquilo que se pretende materializar do que foi planejado. Desse modo, o programa é um instrumento que tem condições de sistematizar e definir por setor, princípios ou diretrizes institucionais. Sobre a definição de programa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Programa é o documento de setorização do plano e referência para o projeto.
	
	B)  Programa é o documento ampliado do plano e serve como parâmetro para as metas.
	
	C)  Programa é uma ementa da secretaria de assistência social e pode orientar o plano.
	
	D)  Programa é um apontamento do gabinete do prefeito e pode nortear o projeto.
15A economia brasileira, entre a segunda metade do século XIX até os anos de 1930, era caracterizada por um modelo agroexportador e passou a adotar um modelo industrial de substituição de importação para o modelo urbano industrial, dando um salto na economia. Essa mudança do sistema agrário comercial para o industrial produziu profundas mudanças sociais, em especial pela mudança de estilo de vida rural para urbano industrial, consequentemente teve uma crescente urbanização nas cidades, na qual se agravaram os problemas e conflitos sociais, necessitando de ações das instâncias majoritárias. Sobre as consequências dessa mudança no sistema Agrário, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  A população de baixa renda passou a ocupar as periferias das cidades.
	
	B)  As indústrias tiveram que se adaptar com essas mudanças.
	
	C)  Surgiram as primeiras lutas sindicais.
	
	D)  Os trabalhadores conquistaram seus direitos.
16Procurando abranger todos os aspectos da questão social e analisar a duração do trabalho, a higiene na indústria privada e nas oficinas do Estado, as indenizações e o seguro, o trabalho noturno e domiciliar e a prática dos armazéns de venda aos operários. Sobre o plano traçado após a análise de cada uma dessas demandas em particular, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Liberação para atuação sindical.
	
	B)  Ajustes salarias por categoria.
	
	C)  Redenção do trabalhador na república, do mesmo modo que fizera em relação ao escravo nos fins do império.
	
	D)  Liberação das leis trabalhista.
17As ações que são desenvolvidas pelos assistentes sociais nas esferas de formulação, gestão e execução da política social são importantes para o procedimento de institucionalização das políticas públicas, garantindo os direitos sociais, como também para a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social. Sobre a finalidade do enfretamento de novos desafios para o serviço social, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Para a estabilidade da profissão.
	
	B)  Para uma ação conjunta com todos os poderes.
	
	C)  Para a legitimidade ética, teórica e técnica da profissão. 
	
	D)  Para o aprofundamento da teoria funcionalista.
18Nas décadas de 1920 e 1930, o modelo econômico brasileiro era agroexportador e tinha que suprir o mercado europeu com os produtos agrícolas tropicais. O Brasil era considerado um país de forte exportação de produtos produzidos em suas terras. Sobre os produtos agrícolas que tinham destaque na época, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  O café, a borracha, o açúcar e o algodão.
	
	B)  O cacau, a borracha e o açúcar.
	
	C)  A borracha, o açúcar, a canela e o algodão.
	
	D)  O café, o pau-brasil, a canela e o algodão.
19A elaboração de indicadores subsidia a conferência e possíveis mudanças nas condições de vida da população atendida pelos assistentes sociais, no cotidiano dos programas, serviços e projetos, e por isso deve ser cuidadosamente aferida. Desse modo, faz-se necessário obter indicadores que auxiliarão os profissionais no acompanhamento e avaliação, a fim de verificar se as ações desenvolvidas estão de acordo com o planejamento. Sobre o necessário para alcançar indicadores que auxiliarão a analisar os resultados de uma ação sistematizada no planejamento social, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Controle social e conferências.
	
	B)  Objetivo geral e objetivos específicos.
	
	C)  Recursos humanos e recursos materiais.
	
	D)  Sistema de controle e avaliação.
20Por volta de 1540, aconteceu o processo de colonização do Brasil, que ocorreu de forma solta, sem um controle, mas por necessidade econômica. A corte portuguesa passou a fazer um controle mais rígido em destaque para as colônias ultramarinas. Sobre o objetivo desse controle, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Destinar recursos para as maiores colônias.
	
	B)  Prever o crescimento populacional das colônias.
	
	C)  Controlar, punir e vigiar os seus súditos e exigir das colônias o cumprimento das novas obrigações.
	
	D)  Auxiliar no desenvolvimento econômico de cada colônia.

Continue navegando