Buscar

Pratique e Compartilhe Filme HER - Uma analise de cor


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As tonalidades de cor do filme se dividem em dois momentos: em cores quentes e em cores frias. A partir do que viram e leram sobre os dois trechos, qual é a simbologia e a estética que o filme se propõe a passar? De que forma ele ilustra as tonalidades em sua composição? Como podemos perceber os sentimentos dos personagens nestes trechos?
O filme Her tem uma produção incrível, a utilização de cores na obra é feita de forma minuciosa, compondo a narrativa belissimamente. O longa faz uso de contrastes e combinações de cores, mas tem seu foco na cor vermelha e suas tonalidades. Durante o filme é possível notar a presença de cores quentes, suaves e neutras, utilizando-as para personificar as nuances e emoções de Theodore, personagem principal. 
Spike Jonze, diretor do filme, e sua equipe surpreendem ao trazer a versatilidade da cor vermelha. Quando Theodore conhece Samantha, a inteligência artificial, e começa a se apaixonar, nesse momento é esperado a presença de cores quente, como o vermelho e o rosa. No entanto, Jonze se apropria dessa cor em outros momentos em que o personagem deprimido, e é aí que está a grande sacada do filme.
No início do filme, encontramos o personagem principal passando por um divórcio, assim, ele está deprimido e melancólico. Com isso, é comum a utilização de cores mais frias, no entanto, mesmo nesse cenário, a presença do vermelha se impõe. Essa cor traz um significado diferente nesse momento, ele não está apaixonado ou expressando violência ou qualquer outro significado mais comum advindo da cor. O vermelho presente nessas cenas iniciais evoca um novo significado, ele está presente nos resquícios do passado do personagem, são de uma época em que ele era casado, quando tinha amor em sua vida, são um lembrete do que ele perdeu e do que ele anseia ter novamente. K. K. Barrett, designer responsável pela produção estética do filme declarou em uma entrevista que a cor vermelha foi escolhida porque “parecia se encaixar no temperamento de Theo - sua paixão, compaixão, solidão e esperança.
Após Theodore conhecer Samantha, a cor vermelha representa uma promessa para o futuro, não mais uma tristeza do seu passado. Assim as cores frias vão para segundo plano e o vermelho e suas nuances deixam de ser um pequeno lembrete e assume a cena.
Os tons de azul são pouco utilizados no filme, pode se perceber nos momentos em que se retrata a cidade. É um momento de bastante contraste com o personagem, que geralmente está fazendo uso do vermelho, é aí que percebe-se com maior nitidez a solidão do protagonista e o quanto ele é pequeno diante do contexto inserido.
Outra cor que merece atenção, é o amarelo. O personagem usa apenas três vezes no filme, mas cada uma evoca um significado diferente. Primeiramente, em seu primeiro encontro pós divórcio, o uso do amarelo por parte do personagem transmite a ideia de ansiedade, apreensão, sentimentos que a ocasião trazia. No segundo momento, Thedore usa a camisa amarela no aniversário da sobrinha, ou seja, um momento mais leve, de descontração, nessa cena o amarelo traz a alegria e o otimismo do personagem. No terceiro momento, quando Theodore perde o contato com Samantha pela primeira vez, a cor remete ao momento de desespero, preocupação e de sensação de extrema alerta.
Através do filme Her se torna nítido a importância dos profissionais envolvidos em um projeto dessa magnitude. O trabalho desses profissionais é importante para salientar que o uso das cores não deve ser feito inadvertidamente, mas assim de forma consciente, analisada e estudada.

Continue navegando