Buscar

Geofísica I - Lista 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista 2 de Geofísica I – Terra Normal e distúrbio de gravidade
Curso: Geologia 
1) Considerando a Terra Normal, quais são os efeitos levados em consideração para o cálculo da gravidade normal nos pontos onde temos a medida do campo de gravidade mundial?
Resposta: A Terra Normal é uma figura geométrica, em que é considerada um elipsóide de revolução, possuindo igual massa da Terra real (M), tendo uma distribuição considerada homogênea, englobando a massa da atmosfera e a velocidade de rotação (w), que é considerada como uma superfície limitante equipotencial (W), igualmente ao 17 esferopotencial (U) da superfície da Terra normal, demonstrando que seu centro é igual ao centro de massa da Terra. levando em conta os efeitos, é meramente a aceleração da gravidade de uma média global e a aceleração da gravidade pontual, gerando assim uma diferença que é a aceleração local.
2) Uma vez que calculamos a gravidade Normal nos mesmos pontos onde o campo de gravidade mundial foi medido, como é calculado o distúrbio de gravidade? Qual a altura que devemos utilizar para este cálculo? Quais são os efeitos removidos quando calculamos o distúrbio de gravidade? Quais os efeitos que sobraram?
Resposta: O distúrbio de gravidade δg(P) é considerado uma grandeza que está relacionada ao potencial anômalo. O elipsóide de revolução que distribui a massa da Terra de forma uniforme, e o que é retirado para fazer o cálculo da anomalia de Bouguer é a topografia e a variação litológica, sendo os efeitos geomorfologia da superfície, aceleração de gravidade, topografia e densidade das rochas na subsuperfície.

Continue navegando