Buscar

contabilidade geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO:ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL
ATIVADE DISCURSIVA
O ponto de ligação entre fluxo de caixa e DRE está na complementaridade das informações que oferecem. Enquanto o fluxo de caixa gera dados em tempo real, o DRE oferece uma base mais sólida de planejamento.
Assim, ao usar os 2 em conjunto, é possível identificar se o planejado está de acordo com o que efetivamente acontece na realidade da empresa. Com essa comparação, dá para avaliar o impacto da inadimplência, assim como passa a ser possível fazer os ajustes necessários às estratégias em tempo hábil, por exemplo. O acompanhamento de fluxo de caixa e DRE oferece mais segurança para a empresa de modo geral. Pense bem: com o regime de competência, você conhece os resultados do negócio e até mesmo a depreciação envolvida. Já com o fluxo de caixa, consegue controlar a liquidez de modo a evitar que a empresa contraia dívidas para manter suas operações ativas.
Ao final, o uso simultâneo das 2 ferramentas ajuda a gestão na tomada de melhores decisões, bem como no planejamento correto do uso de seus principais recursos. Complementares, portanto, o DRE e o DFC oferecem informações que não devem ser ignoradas pelo negócio.
Sendo assim é possível que em um mesmo período de análise uma empresa apure Lucro no final do Exercício em sua DRE e no seu caixa (DFC) tenha saldo para pagar as contas possível pois lucro e caixa não se confundem, justamente por um dos princípios mais fundamentais da contabilidade, que é a diferença entre competência e caixa.

Continue navegando