Buscar

seminário vias urinárias e gastro

Prévia do material em texto

Faculdade de Teologia filosofia e ciências humanas Gamalel 
2021
Docente: Cintia Martins 
Dicente: Estefânia 
Lizandra Sanuia 
Fancilane Valdirene Maclissia 
Seminário 
Vias urinárias 
Introdução 
Suas funções 
A função global do sistema urinário consiste em manter o volume e a composição dos líquidos corporais dentro dos limites normais. Um aspecto desta função é livrar o corpo de produtos residuais que se acumulam como resultado do metabolismo celular e, por causa disso, o sistema urinário é também referido como sistema excretor.
Estefânia 
O sistema urinário também mantém o volume líquido adequado, regulando a quantidade de água excretada pela urina. Outros aspectos de suas funções incluem a regulação das concentrações de vários eletrólitos nos líquidos corporais e a manutenção do pH normal no sangue
Doenças do sistema urinário
6 principais doenças do sistema urinário e como tratar
Infecção urinária
Insuficiência renal
Doença renal crônica
Cálculos renais
Incontinência urinária
Câncer 
Mas hoje vamos fala de uma dessas doença. Estefânia 
Câncer de bexiga 
Câncer de bexiga é classificado como o segundo tipo de neoplasia mais comum no sistema urinário, atingindo principalmente os homens. 
Estima-se que, por ano, mais de 430 mil novos casos sejam diagnosticados no mundo inteiro.Ainda assim, grande parte da população desconhece informações básicas sobre a doença, como seus sintomas, fatores de risco e formas de prevenção.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de bexiga está entre os mais incidentes na população masculina brasileira, ficando atrás apenas do câncer de próstata, pulmão e colorretal.
Maclicia 
Em 2018, foram diagnosticados aproximadamente 9.480 casos de câncer de bexiga no Brasil, sendo 6.690 casos em homens.
A doença se manifesta por causa da multiplicação incomum e desenfreada das células que revestem a bexiga. 
Este tipo de câncer pode ser classificado como: carcinoma de células de transição (que afeta as células do tecido interno da bexiga), carcinoma de células escamosas (que envolve células planas e delgadas) e adenocarcinoma (que atinge as células glandulares).
Diagnóstico 
O diagnóstico do câncer de bexiga pode ser feito por exames de urina e de imagem, como tomografia computadorizada e citoscopia (investigação interna da bexiga por um instrumento dotado de câmera). Durante a citoscopia podem ser retiradas células para biópsia.
Sanuia 
Tratamento 
Câncer invadindo a parede muscular da bexiga (Estádio II), a gordura ao redor ou outros órgãos vizinhos (Estádio III) e o câncer que se espalhou para os linfonodos da pelve (Estádio IVA) com o tratamento específico para essas fases da doença.
Estimativa de novos casos:  10.640, sendo 7.590 em homens e 3.050 em mulheres (2020 - INCA).
 
Número de mortes: 4.517 sendo 3.115 homens e 1.402 mulheres (2019 - Atlas de Mortalidade por Câncer - SIM)
Câncer que se espalhou para órgãos, como pulmões, fígado, ossos e linfonodos abdominais, e o tratamento específico para essa fase da doença.
Sistema Gastrointestinais 
O sistema digestório humano é formado pelo trato gastrointestinal.
Francilane 
Sistema digestório
Sistema digestório apresenta uma série de órgãos que garantem que o nosso organismo consiga retirar dos alimentos os nutrientes que precisamos para nossa sobrevivência.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.Sistema digestório apresenta órgãos especializados na quebra dos alimentos em partículas menores e no aproveitamento dos nutrientes neles presentes. Esse sistema é também responsável por eliminar o material que não foi digerido.
Quando falamos de doenças gastrointestinais, estamos falando desde condições mais corriqueiras, como prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico e gastrite, até as mais raras, a exemplo da doença de Crohn
Lizandra 
As principais patologias que afetam o intestino (tanto delgado quanto grosso) e que frequentemente aparecem no consultório, são:
doença de Crohn;
síndrome do intestino irritável;
retocolite ulcerosa;
obstipação.
Síndrome do intestino irritável (SII)
Patologia
Pela própria definição de síndrome, podemos afirmar que a síndrome do intestino irritável pode contemplar um conjunto de sintomas, sem que haja qualquer evidência de lesões subjacentes no intestino grosso ou delgado. 
Quadro clínico
dor abdominal do tipo cólica;
distensão abdominal;
aumento na frequência de evacuações,
constipação, intercalando com períodos de diarreia.
Apenas um pequeno número de pessoas com SII tem sinais e sintomas graves.
Diagnóstico
Novos critérios para o diagnóstico da SII foram divulgados em junho de 2016
Tratamentos
O tratamento concentra-se no alívio dos sintomas para que o paciente tenha qualidade de vida. Sinais e sintomas leves podem ser tratados pelo controle do estresse e por mudanças na dieta e no estilo de vida.
Conclusão 
A decisão se o tratamento de escolha será quimioterapia ou imunoterapia dependerá de alguns fatores clínicos em conjunto o com análise do material da biópsia do tumor. Em pacientes, cujo tumor, expressa um marcador imunológico chamado PD-L1, de acordo com a análise do patologista, a imunoterapia é preferível.
E de suma importância o acompanhamento com médico Oncologista para casos suspeitos já que a doença considera silenciosa, atentando sempre para os sinais e sintomas . 
Exames de rotina também podem ajuda no diagnóstico, pois as alterações acenderá uma alerta.
Em ambos os casos necessitam de avaliação e acompanhamento médico profissional para o recuperação do paciente.
Bibliografia 
https://www.sanarmed.com/rins-e-vias-urinarias
https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-bexiga-tipos-de-cancer/cancer-de-bexiga-tratamento/
Imagens Google 
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-bexiga
https://www.tuasaude.com/tratamento-para-sindrome-do-intestino-irritavel/
https://hepatogastro.com.br/sistema-digestivo-entenda-como-funciona/

Continue navegando