Buscar

TRABALHO DE SIMULAÇÃO DE INVESTIMENTOS pt2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DE SIMULAÇÃO DE INVESTIMENTOS - em grupo de até 5 pessoas
VALOR 20 PONTOS
Prezados alunos,
Ao longo do período falamos sobre: educação financeira e os desafios de se praticá-la, também vimos os desafios de se poupar e além disso de se multiplicar os rendimentos. Estudamos os tipos de instituições financeiras e os papéis que elas exercem sobre nossa economia através do fornecimento de crédito e finalizamos estudando a operacionalização do mercado de capitais.
Para que vocês possam vivenciar esses conhecimentos preparamos um desafio: Escrever um trabalho que contemple a formação de uma carteira de investimentos no valor de R$100.000,00 (cem mil reais).
A estrutura do trabalho deverá conter:
a) Formatação de ensaio científico: letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, nome dos integrantes da equipe, título e nome do professor.
b) Introdução: breve comentário sobre o objetivo do trabalho: elaboração de uma carteira de investimentos segundo o perfil do grupo (conservador, moderado ou agressivo); cada equipe poderá escolher qual o perfil da carteira de investimentos que se deseja ter.
c) Desenvolvimento: 
a. PARTE 1 : ANÁLISE DO SETOR ESCOLHIDO PARA SER DIAGNOSTICADO: fale sobre o setor escolhido para análise e apresente dados numéricos do desempenho desse setor nos últimos 2 ou 3 anos que possam corroborar com essa análise.
i. APRESENTAR EMPRESAS A SEREM ANALISADAS: apresente 3 ou 4 empresas do setor que você pretende analisar. (nesse momento não é necessário apresentar análise das empresas, apenas quais são as que você pretende estudar.
b. PARTE 2: Apresentar análise fundamentalista com os indicadores (VPA, YIELD, LPA, EBIT) dessas empresas e compará-los. Qual dessas empresas apresenta os melhores indicadores? Mostrar quadro comparativo.
i. Apresentar análise econômico financeira de estrutura de capital, liquidez e rentabilidade dessas empresas analisadas. Qual dessas empresas apresenta os melhores indicadores? Mostrar quadro comparativo.
ii. Apresentar carteira sugerida para simulação de investimento com 100 mil reais. Qual a empresa, preço (atual) quantidade de ações e valor investido.
c. PARTE 3: Conclusão: análise da carteira sugerida de ações: sua carteira se valorizou, desvalorizou e quais os motivos levaram à esse movimento (1 a 2 páginas).
Bom trabalho!
Prof. Heitor Cunha
SUGESTÃO TABELA
	CARTEIRA TEÓRICA DE AÇÕES
	DATA DA COMPRA
	CÓDIGO DA AÇÃO
	QUANTIDADE DE AÇÕES COMPRADAS
	PREÇO DE COMPRA
	EXPECTATIVA DE PREÇO DE VENDA
	PERSPECTIVA DE GANHO
	MOTIVO DA COMPRA
	INVESTIMENTO TOTAL
	100.000,00
REFERÊNCIAS FONTES PARA PESQUISA
http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/acoes/consultas/classificacao-setorial/ (Link para classificação setorial/segmento)
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/como-funciona-analise-fundamentalista-acoes-576374
http://www.simulabolsa.com.br/login.php 
http://www.fundamentus.com.br/balancos.php?papel=&tipo=1
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/santander-indica-a-carteira-de-investimentos-ideal-para-2014
https://www.wintrade.com.br/site/analise/carteirarecomendada.aspx
http://www.fundamentus.com.br/
Balanços em: empresas listadas BM&FBovespa – na aba relatórios financeiros – Demonstrações financeiras padronizadas – DF consolidadas e selecionar os tipos de relatórios que se deseja ver.

Continue navegando