Buscar

SOCIALIZAÇÃO _TRAGEDIA-AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Socialização–Seminário Interdisciplinar 
Nome do Tutor(a): Maira Campos Garcia
Nome dos alunos
TEMA DO SEMINÁRIO: Suporte em tragédias ambientais. A Relação dos Desastres Ambientais com a Segurança Pública.
INTRODUÇÃO
Desastres ambientais: Causados ou não por intervenção humana, afetam um local ou ecossistema e os seres vivos que ali residem.
Papel da segurança pública: Auxiliar os atingidos por tal desastre, primeiros socorros, resgate, suprimentos entre outras funções.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Acidente em Brumadinho: Desastres naturais ocorrem ocasionalmente com ou sem que o homem interfira, mas muitas das vezes o ser humano é culpado por tais eventos devido à falta de senso, tomando e invadindo a natureza sem pensar nas consequências a longo prazo, como foi o caso da barragem em Brumadinho, onde os rejeitos de mineração de indústria foram descartados de maneira que não se preocuparam com o ambiente até que a barragem não aguentou mais as inúmeras toneladas descartadas em um único local.
Atuação da Segurança pública: Em Brumadinho os profissionais de segurança pública tiveram inúmeros dias sem descanso, resgatando mortos e feridos presos nos destroços deixados pelo desastre, levando água, comida e suprimentos aos necessitados; policiais, bombeiros e até civis juntos por Brumadinho. Mas não somente em Brumadinho, nosso guerreiros estão sempre prontos para eventuais desastres e diversos outros problemas; lembrando que todos devemos fazer nossa parte em casos de desastres ou não, ajudar os necessitados para uma nação próspera e unida.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
O trabalho de pesquisa realizado, visa mostrar claramente os verdadeiros objetivos da segurança pública em casos de desastres ambientais, e que todos temos nossa parte a fazer em casos de desastre mesmo não fazendo diretamente parte da área de segurança pública; ajudar antes de julgar.
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração.Rio de Janeiro,2002.
ARAGAKI, C. Efeitos de Brumadinho causam morte e anomalias em peixes da região. Jornal da USP. 2019. Disponível 
em: <https://jornal.usp.br/atualidades/efeitos-de-brumadinho-causam-morte-e-anomalias-em-peixes-da-regiao/>. 
Acesso em 14 de outubro de 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Avaliação dos impactos sobre a saúde do desastre da mineração da Vale (Brumadinho, MG). Fiocruz. 2019. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/files/relat%C3%B3rio_Brumadinho_impacto_sa%C3%BAde_01_fev_b.pdf
G1. 2019. O que se sabe até agora sobre o rompimento da barragem em Brumadinho. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/veja-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-rompimento-da-barragem-da-vale-em-brumadinho.ghtml.
DOMINGUES, E. P.; MAGALHÃES, A. S.; FREIRE CARDOSO, D.; CAVALCANTE SIMONATO, T.; NAHAS, M.
 Impactos econômicos da paralisação de parte da produção mineral em Minas Gerais decorrentes
 do desastre de barragem em Brumadinho. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 14, n. 38, p. 3463–3479, 2020. DOI: 10.21171/ges.v14i2.3175. 
Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/3175. Acesso em: 15 out. 2021.
ROMÃO, A.; BARCELLOS, C.; XAVIER, D. R.; SALDANHA, R.; GRACIE, R.; PASCOAL, V. Nota técnica: avaliação dos impactos do desastre de Brumadinho sobre a saúde. Rio de Janeiro: Observatório de Clima e Saúde; 2019.

Continue navegando