Buscar

Redação - Carta Aberta sobre Acessibilidade

Prévia do material em texto

CARTA ABERTA AO VEREADOR CARLOS SEGUNDO E À PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Venho manifestar minha profunda insatisfação e indignação sobre a questão da acessibilidade em nosso bairro. Há anos que buscamos melhorias que facilitem a locomoção e a vivência dessa tão importante parte da nossa sociedade, porém tal fato já está se tornando um desprezo e uma falta de senso absurda com essas pessoas. É perceptível as inúmeras dificuldades que permeiam a vida dessas pessoas não só em nosso bairro, mas em toda a cidade, indo desde os transportes públicos – onde somente uma parte deles possuem facilidades para o acesso de pessoas com deficiência física – até ao acesso a espaços públicos, restaurantes e até mesmo em universidades públicas.
Vocês que estão no governo da nossa cidade – principalmente a Vossa Senhoria, o senhor vereador Carlos Segundo, que teve uma influente ajuda das pessoas do nosso bairro para ser eleito – devem entender que essas pessoas enfrentam dificuldades muito maiores do que a maioria de nós, necessitando, dessa forma, de maiores cuidados em detalhes que às vezes passam despercebidos por nós. São muitos os estabelecimentos que ainda não possuem rampas para cadeirantes, as calçadas esburacadas e também sem rampas, elevadores de metrôs quebrados, entre muitas outras coisas que dificultam a acessibilidade, algo garantido constitucionalmente para todos, pelo menos em teoria. A cidade, e principalmente o nosso bairro, não está preparada adequadamente para pessoas com mobilidade reduzida. 
Nesse ínterim, é evidente a falta de um investimento nessa área por parte do governo municipal e estadual na reestruturação dessas diversas problemáticas citadas, algo que já vem sendo pedido há bastante tempo, necessitando-se também de uma maior fiscalização de ambientes privados para que estes cumpram a lei N° 10.098, de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, atingindo dessa forma os dois lados, tanto a parte dos locais públicos como as partes dos locais privados, dando a devida atenção a esses indivíduos.
Tenho certeza que, diante da manifestação pública dessa indignação, os responsáveis tomarão as cabíveis providências para melhorar essa situação.
Atenciosamente,
Carol Reis
Presidente da Associação de Bairro.

Continue navegando