Buscar

EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil
“O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonim.”
Este trabalho tem por finalidade desenvolver e apresentar um texto sobre as reflexões que abordam o tema “O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonim”, levando em consideração os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas estudas no semestre, buscando consolidar uma educação democrática e voltada à cidadania. 
Como ponto de partida, é importante prescrever que diante das respostas oferecidas pelos pesquisadores à questão da especificidade da Educação Infantil giram hoje fundamentalmente em torno de dois eixos: o binômio cuidar educar e a perspectiva anti-escolar, elementos fundantes da chamada pedagogia da infância (ou pedagogia da Educação Infantil).
O texto, procura esclarecer o que é desenvolvimento infantil e em que aspecto a escola pode atuar em seu auxílio e para Vigotski, não se pode utilizar, como principal determinante, a biologia para explicar o desenvolvimento da criança, sendo esse desprovido de leis naturais universais pré-definidas pela genética e dado em um contexto social e cultural. Leontiev e Elkonin tem pensamentos parecidos ao concordarem que é preciso levar em consideração, principalmente, a relação da criança com o meio e que a mesma é exclusiva para cada situação. Sendo a definição de cultura, por Vigotski, tudo que foi criado e modificado pelo homem na natureza, ele afirma que nesse processo de transformação do meio, o homem acaba transformando sua própria conduta e que o domínio de tal conduta (como a atenção voluntária, por exemplo) é caracterizado por uma função psicológica superior exclusiva dos seres humanos. Esse domínio é dado pela significação (criação de signos) e o principal signo é a linguagem, tendo, então, grande importância no desenvolvimento psicológico. 
Diante do que foi exposto, é possível analisar as decorrências de várias lutas e vitórias a educação infantil passou a ser vista com outros olhos, e passou a ter objetivos educacionais explícitos, com propostas pedagógicas, onde começaram a seguir parâmetros e normas, trabalhando em prol à educação, e ao ensino-aprendizagem, os alunos têm acesso ao conhecimento, e ao pleno desenvolvimento. Na perspectiva da psicologia histórico-cultural, que é do que se trata o texto o educador não pode ser visto como alguém que apenas estimula e acompanha a criança em seu desenvolvimento. O professor é compreendido como aquele que transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, explicita os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura mediando sua apropriação e organiza a atividade da criança, promovendo assim seu desenvolvimento psíquico. 
Nesse sentido, vemos que Vygotsky, Leontiev e Elkonin apontam o desenvolvimento infantil como fenômeno histórico não determinado por leis naturais universais, mas intimamente ligado às condições objetivas da organização social, sendo fundamental considerar o lugar ocupado pela criança nas relações sociais. Assim, a primeira infância é uma fase marcada por muitas descobertas e aprendizados, como o convívio social com outras crianças, além do desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas. O professor tem um importante papel nesse processo de crescimento e conhecimento dos pequenos, uma vez que ele será o principal responsável por estimular o desenvolvimento cerebral e a aquisição de novas habilidades que serão úteis para o resto da vida.
 
 REFERÊNCIAS
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Pedagogia/Resumo-O-papel-do-professor-e-do-ensino-1633203.html
https://www.google.com.br/amp/s/docplayer.com.br/amp/4369028-O-papel-do-professor-e-do-ensino-na-educacao-infantil-a-perspectiva-de-vigotski-leontiev-e-elkonin.html
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-10.pdf&ved=2ahUKEwil5qjdrOHzAhV-rJUCHVHxByYQFnoECCIQAQ&usg=AOvVaw3Si9M11ufRQl8pqbINEHPd
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996.

Continue navegando