Buscar

Questões comentadas_ Conasems Aula 35

Prévia do material em texto

Questões comentadas_ Conasems Aula 35
1) A classificação da lesão após mordedura por um animal é classificada como leve ou grave de acordo com suas características. Assinale a alternativa em que a classificação será leve.
a) Mordedura superficial nas mãos.
b) Mordedura superficial no abdômen.
c) Mordedura profunda na panturrilha.
d) Mordedura profunda no antebraço.
2) Lucas foi mordido pelo cão do seu vizinho na panturrilha direita, quando estava andando de bicicleta. Assinale a alternativa correta.
a) Lucas deve lavar o ferimento com água e sabão imediatamente e, em seguida, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento e notificação do caso.
b) Como Lucas conhece o cão, não há necessidade de procurar atendimento.
c) O cão não está com sintomas de raiva, o que dispensa qualquer conduta.
d) Lucas deve continuar passeando de bicicleta sem se preocupar com a limpeza do ferimento.
3) Assinale a alternativa correta sobre a vacina antirrábica.
a) O esquema para profilaxia pós-exposição é constituído de 5 doses da vacina antirrábica pela via intramuscular ou intradérmica.
b) A vacina utilizada atualmente é uma vacina de vírus vivo atenuado.
c) Após a reconstituição, desde que conservada na temperatura de +2 a +8ºC, a vacina antirrábica pode ser utilizada em até 24h.
d) O esquema de profilaxia pós-exposição é constituído de 4 doses da vacina antirrábica pela via intramuscular ou intradérmica.
4) Camila encostou sua mão em um morcego caído no quintal da sua casa. Procurou a Unidade Básica de Saúde, que rapidamente iniciou a profilaxia pós-exposição com vacina e soro antirrábicos. Assinale a alternativa correta:
a) Os morcegos não são importantes no ciclo de transmissão da raiva.
b) O morcego é considerado animal de alto risco na transmissão do vírus da raiva. O tratamento profilático pós-exposição somente com vacina deve ser indicado sempre quando ocorrer contato direto ou em situações em que é impossível afastar com certeza o contato.
c) Acidentes com morcegos são classificados como leves, sem necessidade de profilaxia.
d) O morcego é considerado animal de alto risco na transmissão do vírus da raiva. O tratamento profilático pós-exposição com vacina e soro antirrábicos deve ser indicado sempre quando ocorrer contato direto ou em situações em que é impossível afastar com certeza o contato.
Gabarito comentado
Questão 1: b)
Os ferimentos são classificados de acordo com o risco de exposição do tecido nervoso ao vírus da raiva. Ferimentos profundos e/ou extensos e/ou múltiplos em qualquer região do corpo são classificados como graves. Ferimentos na cabeça, face, pescoço, mãos ou pés são classificados como graves pois são locais onde há maior quantidade de terminações nervosas. Ferimentos superficiais no tronco e membros (exceto mãos e pés) são classificados como leves.
Questão 2: a)
Qualquer pessoa mordida por um mamífero deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para atendimento e notificação do caso. A necessidade de iniciar a profilaxia pós-exposição deve ser avaliada caso a caso. É imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente e sabão o mais rápido possível após a agressão para diminuir o risco de infecção. No serviço de saúde a limpeza do ferimento deve ser repetida, independentemente do tempo transcorrido, utilizando antissépticos que inativem o vírus da raiva (ex: polvidine, clorexidine ou álcool-iodado).
Questão 3: d)
O esquema de profilaxia pós-exposição é constituído de 4 doses da vacina antirrábica pela via intramuscular profunda (no músculo deltoide ou vasto lateral da coxa) ou intradérmica (na topografia do músculo deltoide). A vacina utilizada atualmente é uma vacina de cultivo celular, inativada. Uma vez reconstituída, possui o prazo de utilização de 6-8 horas desde que seja conservada na temperatura de +2 a +8ºC, devendo ser descartada em seguida.
Questão 4: d)
O risco de transmissão do vírus pelo morcego é sempre elevado, independente da espécie e da gravidade do ferimento. Por isso, todo acidente com morcego deve ser classificado como grave e o tratamento profilático pós-exposição com vacina e soro antirrábico deve ser indicado sempre que ocorrer contato direto ou em situações em que não é possível afastar a suspeita de contato com o animal. As pessoas devem ser orientadas a nunca matar ou manipular diretamente um morcego. Quando possível, ele deve ser capturado utilizando proteção para as mãos, isolando-o com panos, caixas de papel, balde, ou mantê-lo em ambiente fechado para posterior captura por pessoas capacitadas.
Rafaela Fernandes Costa ImunizaSUS, Conasems, 2021

Continue navegando