Buscar

ATIVIDADE ESTUDO 1- Ciências dos Materiais- Unicesumar 2019

Prévia do material em texto

O ranking, com 100 companhias de todo o globo, classifica as corporações por sua performance em critérios, levando em consideração doze parâmetros em sua avaliação, como produtividade energética, redução da emissão de gás carbônico, uso da água, produção de resíduos sólidos, diversidade de gênero no conselho da empresa, receita derivada de produtos sustentáveis e sustentabilidade em geral. 
Em seu 15º ano, a lista é compilada pela revista canadense especializada Corporate Knights (Quadro 1), que analisa 7,5 mil empresas com receita anual superior a US$ 1 bilhão. Quatro empresas brasileiras conseguiram um lugar de destaque no ranking como Banco do Brasil, em 8º lugar, Natura, em 15º lugar, CEMIG em 19º lugar, e ENGIE Brasil Energia em 72º lugar.
No entanto, o topo da lista deste ano é ocupado pela Chr. Hansen Holding, empresa dinamarquesa de biociência que obtém mais de 80% de sua receita desenvolvendo soluções sustentáveis para preservar alimentos como iogurte e leite e protegendo as plantações por meio do uso de bactérias naturais em vez de pesticidas. Aproximadamente 30% do conselho da empresa é composto por mulheres, e o salário do CEO é cerca de 24 vezes maior do que a média do funcionário, sendo uma taxa baixa para o ranking.
 
Disponível em: https://forbes.com.br/listas/2019/01/as-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo-em-2019/. Acesso em: 07 set. 2020.
 
Quadro 1 - Ranking das empresas mais sustentáveis do mundo o “Global 100” de 2019 da Revista para o Capitalismo Limpo - Corporate Knights
	Classificação
	Empresa
	País
	Segmento
	Pontuação geral
	1
	Chr. Hansen Holding A/S
	Dinamarca
	Alimentos ou outros agentes químicos
	82,99%
	2
	Kering SA
	França
	Vestuário e acessórios
	81,55%
	3
	Neste Corporation
	Finlândia
	Refinarias de Petróleo
	80,92%
	4
	Ørsted
	Dinamarca
	Mercado atacadista de energia
	80,13%
	5
	GlaxoSmithKline plc
	Reino Unido
	Biofarmacêuticos
	79,41%
	6
	Prologis, Inc.
	Estados Unidos
	Fundos de investimento imobiliário
	79,12%
	7
	Umicore
	Bélgica
	Produtos de metais primários
	79,05%
	8
	Banco do Brasil S.A.
	Brasil
	Bancos
	78,15%
	9
	Shinhan Financial Group Co.
	Coréia do Sul
	Bancos
	77,75%
	10
	Taiwan Semiconductor
	Taiwan
	Equipamentos semicondutor
	77,71%
	15
	Natura Cosméticos S.A.
	Brasil
	Cuidados pessoais e higiene
	75,55%
	19
	CEMIG
	Brasil
	Utilidades elétricas
	75,18%
	72
	ENGIE Brasil Energia S.A.
	Brasil
	Mercado atacadista de energia
	60,04%
 
 
CORPORATE KNIGHTS. Visão geral das empresas 100 mais sustentáveis do mundo de 2019. 2019. Disponível em: https://www.corporateknights.com/reports/2019-global-100/2is 
 
Considerando o quadro e as informações apresentadas, redija um texto dissertativo a respeito das organizações sustentáveis, ou seja, organizações que buscam e que apresentam ações voltadas para as três dimensões básicas ou pilares do desenvolvimento sustentável. Em seu texto, apresente:
 
a) o propósito das organizações buscarem o desenvolvimento sustentável em seus processos produtivos.
b) exemplos de ações voltadas para a sustentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social nas organizações.
Parte superior do formulário
Respostaf
A) Nos dias atuais é inconcebível a concepção de uma empresa sem que seja trabalhado o lado sustentável em sua formação. Trata-se de uma questão não só de responsabilidade socio ambiental como também de sobrevivência nos moldes atuais de negócios de mundo a fora. Essa pauta socioambiental e sustentável tem sido trabalhada ao longo de anos após inúmeras discussões e acordo firmados em escala mundial além do consenso e reconhecimento por parte das empresas na produção e fomento de linhas sustentáveis na sua origem. Sendo assim a própria sustentabilidade institucional passar pelas boas práticas de produção. A forma de produção desde a linha propriamente dita como também a setor organizacional nos dias atuais são cobrados a serem cada vez mais eficientes e rigorosos no quesito meio ambiente e sustentabilidade. Por isso é de suma importância pra qual empresa que se projete para o futuro ou mesmo no presente elaborar um plano sustentável a sua gestão.
B) Entres as muitas ações para maior alinhamento com as demandas da sociedade e como também pelo mercado estão tomadas de decisão e plano de crescimento pautado no desenvolvimento sustentável e socialmente comprometido com meio ambiente. Mudanças na gestão, produção limpa, programas de reaproveitamento de resíduos, comprometimento socioambientais estão entre as varias tomadas de decisão que podem fortalecer esse viés saudável de uma empresa que se importa e se envolve em programa sustentável. Assim conseguir alinhar os três pilares: econômico, sustentável e social tenham lugar prioritária em casa organização comprometido com o futuro.
Parte inferior do formulário
ATIVIDADE ESTUDO 1 – CIENCIAS DO AMBIENTE
A)

Continue navegando