Buscar

PIM VII V 4

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
GESTÃO FINANCEIRA
ADRIANA CRISTINA CORRÊA SBARAI
RA 1121009
PROJETO MULTIDISCIPLINAR VII
SÃO PAULO/SP
2020
ADRIANA CRISTINA CORRÊA SBARAI
RA 1121009
PROJETO MULTIDISCIPLINAR VII
PIM VII – Disciplinas Controladoria, Fontes de Financiamentos e Desenvolvimento Sustentável, apresentado a Universidade Paulista – Unip do curso de Gestão Financeira
Professor (a): Fábio Teixeira Arten
SÃO PAULO/SP
2020
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	5
1.1.	História	5
2.	Descrição Organizacional	7
2.1.	Denominação E Forma De Constituição	9
3.	CONTROLADORIA	10
4.	FONTES DE INVESTIMENTOS	13
4.1.	Financiamento com recursos próprios.	13
4.2.	Financiamento a longo prazo	15
5.	DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL	16
6.	CONCLUSÃO	22
7.	BIBLIOGRAFIA	23
RESUMO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar VII (PIM VII), resulta em expor as disciplinas Controladoria, Fontes de Financiamento e Desenvolvimento Sustentável. 
Empregando como como alvo de estudos de campo a empresa Bimbo S/A, atuante em vários países, apontam através de estudos qualitativos de maneira aberta e de fácil entendimento o funcionamento da companhia, com o propósito de aplicar o conhecimento assimilado no curso de graduação em gestão financeira.
O método aplicado tem a meta de evidenciar como as disciplinas tratadas contribuem para que a empresa alcance sua meta.
O intuito deste atual projeto é ser sucinto buscando coesão na concepção do autor e do leitor.
Palavras-chave: Controladoria, Financiamento e Sustentável. 
INTRODUÇÃO
História
Fundada em 1945 a empresa Panificación Bimbo, SA e El Osito Bimbo.
Os primeiros produtos à venda são: Pão Branco Grande, Pão Branco Pequeno, Pão Preto e Pão Torrado, envoltos em celofane.
Em 1947 a área de veículo começa a ser estruturada, e a linha de panquecas está à venda.
No início de 1948 a linha de produtos salgados aumenta para 9 itens, em 1950 foi criado o “38” um veículo decorado com alto-falante, toca-discos e microfone, para anunciar os produtos em pequenas fazendas e aldeias, em 1952 foi criada a linha doce.
Em 1954 a Bimbo inicia atividades de responsabilidade social alocando uma porcentagem dos lucros para abrir e manter uma escola, nasce a Keik marca dedicada a criação de 3 bolos de sabores: morango, laranja e chocolate, cujo nome mudou 3 anos mais tarde para Marinela, entretanto, em 1955 em seu décimo aniversário a Bimbo tinha um número de 700 colaboradores, e 140 veículos.
Em 1958 se inicia a venda de produtos individuais, em 1963 a primeira estruturação administrativa começa, e é criada a estrutura corporativa, em 1964 adquire o direito da marca, em 1972 A Bimbo instala a maior fábrica de panificação da América Latina e uma das 10 maiores do mundo em Azcapotzalco, na cidade do México.
Em 1979 a Bimbo é composta por 3 empresas, 12 fábricas e 15.000 funcionários.
Nos anos 80 A Bimbo inicia as operações na Bolsa de Valores do México, começa a expansão para os Estados Unidos da América e uma nova estrutura organizacional é gerada, a partir da qual um único grupo industrial é criado.
Em 1990 é inaugurada uma nova fábrica na Guatemala, um ano mais tarde na Argentina e em 1993 um novo edifício corporativo foi inaugurado na cidade de Santa Fé, no México.
Em 1995 a Bimbo começa a adquirir várias marcas como Coronado, Mrs. Brairds, Plus Vita e Pulmann adquiridos no Brasil, em 2002 o negócio de panificação da região oeste é adquirido da George Weston Limited, na Costa Oeste dos Estados Unidos da América proprietário da marca Oroweat, as aquisições continuam no decorrer dos anos, isso permite que grupo cresça e se fortaleça no mercado.
Em 2006 conquista o mercado Asiático.
Em 2011 o Grupo Bimbo é consolidado o como a maior empresa de panificação do mundo.
Em 2012 é realizada a maior e mais importante melhor conversão em energia renovável, realizada por uma empresa global da indústria de alimentos. Com a inauguração do Parque Eólico Piedra Larga, o Grupo Bimbo fornece eletricidade verde para quase todas as suas instalações no México.
No ano de 2013 o Grupo Bimbo lança o Primeiro Centro de Vendas Ecológicas da maior empresa de panificação do mundo, para reduzir o impacto ambiental de suas operações, mitigando os efeitos das mudanças climáticas. O Centro de Vendas Ecológicas é alimentado pela energia produzida pelo Parque Eólico Piedra Larga. Seus veículos elétricos são movidos pelo vento gerado neste parque. Esse esforço permite ao Grupo Bimbo se consolidar como uma empresa moderna e inovadora, firmemente comprometida em cuidar do meio ambiente.
Nos próximos anos o Grupo Bimbo segue com aquisições e em 2017 
O posicionamento do Grupo continua fechando o contrato de 2018 aquisição das Padarias de East Balt, uma das empresas líderes do setor, com presença em países como: China, França, Itália, Marrocos, Rússia, África do Sul, Coréia do Sul, Suíça, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos
O Grupo Bimbo adiciona ao seu catálogo as marcas Bays English Muffins (Estados Unidos) e a Stonemill Bakery (Canadá), para promover sua estratégia de crescimento global.
Também em 2018 Destaca-se a aquisição completa do Grupo Mankattan, líder 2020 na indústria de panificação na China. Assim, o Grupo Bimbo reforça sua presença no país asiático e impulsiona o crescimento de produtos de panificação de marca e o canal de fast food.
Em 2020 O Grupo Bimbo expande suas operações e chega ao Cazaquistão. Por meio do Bimbo QSR, o acordo de parceria estratégica é assinado com a Food Town, o fornecedor exclusivo de pão e o franqueado do McDonald's naquele país. Com este acordo, nossa presença se expande para 33 países.
Descrição Organizacional 
Hoje o grupo Bimbo é a padaria mais importante do mundo.
Tem presença em 33 países da América, Ásia, Europa e África, tem mais do que 13.000 produtos, mais que 100 marcas de prestígio reconhecido, movimenta cerca de $ 15,1 bilhões de dólares em vendas líquidas, tem mais de 1344.000 colaboradores, mais de 58.000 rotas, mais de 3 milhões de pontos de vendas e mais de 196 plantas.
O Grupo Bimbo defende como filosofia:
OBJETIVO Construa uma empresa sustentável, altamente produtiva e totalmente humana. MISSÃO Comida deliciosa e nutritiva nas mãos de todos. 
VISÃO Em 2020, transformamos a indústria de panificação e expandimos nossa liderança global.
Nossas Crenças:
Nós valorizamos a pessoa
Somos uma comunidade
Nós obtemos resultados 
Competimos e vencemos
Somos operadores eficazes
Agimos com integridade
Nós transcendemos e permanecemos no tempo
No Grupo Bimbo, procuramos constantemente projetos que apoiem ​​a melhoria contínua, através da inovação, conseguindo ser cada vez mais produtivos e sempre sob uma abordagem ética.
A Bimbo Ventures nasceu em abril de 2017 como uma nova área do Grupo Bimbo que visa:
· 1. FORTALECER O relacionamento com EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS (empresas associadas que o Grupo Bimbo atualmente possui).
· 2. IDENTIFICAR E CONDUZIR INÍCIO COM TECNOLOGIA OU IDEIAS DISRUPTIVAS.
Essas empresas estão focadas em áreas como: ingredientes, manufatura, comercial, distribuição e novos produtos.
· Ingredientes: Suprimentos e novas fórmulas que permitem obter e melhorar a qualidade dos produtos atuais.
· Novos produtos: produtos acabados com ingredientes diferenciadores.
· Novas embalagens: desenvolvimentos de embalagens que reduzem o impacto ambiental e mantêm a qualidade do produto.
· Otimização: Tecnologias que permitem otimizar recursos na cadeia de suprimentos e resíduos.
Automação e operações: tecnologias que ajudam a aumentar a eficiência da fábrica.
· Alimentos e novos produtos: Alimentos acabados com ingredientes inovadores.
· Energias renováveis: Tecnologias sustentáveis ​​que podem ser implementadas na cadeia produtiva.
· Métodos de pagamento e transação: Controle de pagamento e aumento de vendas
· Varejo: Novas formas de marketing
· Vendas: Tecnologias de inteligência de negócios que permitem tomar melhores decisões.
Denominação E Forma De Constituição
A constituição formal da empresa em questão tem definida como forma jurídicaltda empresas de responsabilidade limitada de empresas de sociedade limitada ou de empresas de sociedade por quotas, sua razão social no Brasil é Bimbo do Brasil Ltda, inscrita sob o CNPJ 35.402.759/0001-85.
A Ltda. protege o patrimônio pessoal dos sócios em caso de falência, fechamento ou desligamento da empresa.
As empresas do tipo sociedade limitada devem contar com a abreviatura Ltda. depois da sua razão social, de forma a identificar o enquadramento da pessoa jurídica e com isto a previsão de responsabilidade de cada sócio.
A obrigatoriedade do Ltda. no final do nome da organização está previsto no art. 1158 do Código Civil Brasileiro. Se a palavra limitada não aparecer no nome da sociedade, presume-se então que é ilimitada a responsabilidade dos sócios, e assim será tratada.
CONTROLADORIA
A tarefa da Controladoria requer a aplicação de princípios sadios, que abrangem todas as atividades empresariais, desde o planejamento inicial até a obtenção do resultado final. Por planejamento entende-se que o Controller deve medir as possibilidades de sua empresa perante as realidades extremas, para fixar objetivos, estabelecer políticas básicas, elaborar o organograma, com responsabilidades definidas para cada cargo dentro da organização, estabelecer padrões de controle, desenvolver métodos eficientes de comunicação e manter o sistema adequado de relatórios.
Segundo Oliveira et al. (2002, p. 14), os modernos conceitos de administração e gerência enfatizam, por sua vez, que, uma Controladoria eficiente e eficaz deve estar capacitada a: 
a) organizar e reportar dados e informações relevantes para os tomadores de decisões;
 b) manter permanente monitoramento sobre os controles das diversas atividades e a dos desempenhos de outros departamentos; e 
c) exercer uma força ou influência capaz de influir nas decisões dos gestores da entidade.
 Na visão de Catelli (2001, p. 344), a Controladoria não pode ser vista como um método, voltado ao como fazer; para uma correta compreensão do todo, deve-se cindi-la em dois vértices: 
a) como ramo do conhecimento responsável pelo estabelecimento de toda base conceitual; e
 b) como órgão administrativo respondendo pela disseminação de conhecimento, modelagem e implantação de sistemas de informação.
Em sequência, Catelli (2001, p. 344) diz que; a Controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada na Teoria da Contabilidade e numa visão multidisciplinar, é responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos Gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas.
Na busca da redução de custos e maior rentabilidade a Bimbo do Brasil Ltda, opera com o sistema SIG (Sistema de Informação Gerencial) 
Desse sistema é possível extrair relatórios indispensáveis para o controle e acompanhamento diário, relatórios para tomada de decisões referente logística, produção, vendas, matéria prima, estoques. 
Com a modernização a Bimbo do Brasil se atualizou com grande êxito finalizou a implantação de um novo sistema SAP, 
Como o SAP é uma ferramenta customizada, fica a cargo do cliente a decisão de comprar ou não determinado módulo, pois muitos deles não se aplicam a alguns tipos de empresas. Contudo, o sistema procura contemplar a organização como um todo, no qual cada módulo é correspondente a um departamento da empresa.
Isso permite que ele extraia relatórios do sistema para analisar informações de desempenho e, a partir delas, tomar decisões mais estratégicas sobre como agir. Um exemplo seria o planejamento das compras: com os dados dos últimos meses em mãos, é possível ter uma noção mais clara sobre qual o melhor momento para fazer um novo pedido no estoque e reduzir custos evitando que o produto seja comprado em excesso
 
Aprendemos a olhar de perto para os nossos consumidores em seus
casas e no ponto de venda, olhar para as oportunidades que nos oferece
uma economia global, bem como à evolução que nos exige o planeta e o
talento das novas gerações.
Em 2019, olhar além resultou em várias conquistas:
• Conseguimos vendas por 292 bilhões de pesos, o EBITDA aumentou 5.4%
com crescimento na maioria das regiões, expandimos 40 pontos base
nosso retorno sobre o capital e continuamos alavancar.
• Aproveitamos estrategicamente o sucesso de nossos produtos, replicá-los em outras geografias como Little Bites em 5 países e Pinguins em
14 países.
• Continuamos a investir no nosso portfólio de saúde e bem-estar,
implementando novos perfis nutricionais e rótulos limpos,
como o nosso pão Oroweat "No Added Nonsense" nos Estados Unidos.
• Nós nos concentramos em ter o portfólio certo em cada mercado; em
2019 Sara Lee tornou-se uma marca de mil milhões de dólares, e
Takis em uma de 500 milhões de dólares.
• Capturamos oportunidades de crescimento, integrando aquisições
estratégicas como Mankattan na China e Nutrabien no Chile.
o final de 2019 concretizamos a implantação de nosso novo sistema de gestão do negócio na nuvem (Sistema Integrado de Gestão
Empresarial), em seis organizações em diferentes geografias como
parte de um processo plurianual de actualização e padronização
soluções tecnológicas para Grupo Bimbo, incluindo soluções de
cadeia de fornecimento como gestão de transporte e armazéns. Também começamos com o processo de melhoria e mudança de nossa nova
plataforma para gestão de vendas em rota chamada RTM (Route To Market), este novo sistema permite processos mais eficientes, melhor acesso e análise de informação incluindo detalhes como geolocalização.
Para interagir de maneira direta com Clientes e Consumidores iniciamos as operações de nosso Sistema de Escuta e Atendimento ao
Mercado, uma plataforma digital que manterá um crescimento permanente das suas capacidades. Os processos administrativos continuaram com avanços em redesenho, melhoria e automação de processos
para o qual foram ativados 40 robôs diferentes, para atender tarefas repetitivas, conseguindo uma criação de valor em excesso de 5 milhões de
dólares, permitindo que as equipes de trabalho se concentrar em tarefas de analises mais avançadas e de melhor valor para o negócio.
FONTES DE INVESTIMENTOS
Financiamento com recursos próprios.
Definição
No Balanço Patrimonial, os recursos próprios da empresa classificam-se dentro do Patrimônio Líquido. 
Segundo Martins (1991, p.471): “O financiamento de uma empresa através de recursos próprios pode desenvolver-se pela retenção de seus resultados líquidos (autofinanciamento) e, principalmente, através da integralização de novas ações O custo de capital próprio de uma empresa para Martins (1991, p.482), é definido pelo: “... retomo requerido pelos seus acionistas ao investirem seus recursos no 46 empreendimento”. 
Mas para Braga (1989, p.323) “o capital próprio constitui a fonte de recursos mais adequada para investimento de maior risco ou de maturação prolongada. Esses recursos são obtidos através de aumento de capital ou de retenção dos lucros; e estão relacionados com a política de dividendos”. 
Financiamento a longo prazo
Definição
Segundo Martins (1991, p.471), as fontes de financiamento a longo prazo usualmente praticadas no Brasil são identificadas no segmento financeiro do mercado de capitais, que subdivide-se em: ø Mercado acionário: em que são realizados financiamentos com recursos próprios; 0 Mercado de empréstimo e financiamento: em que os financiamentos são realizados com recursos de terceiros. Para Rudge e Cavalcante (1993, p.114), a empresa deve agir no sentido de obter o máximo retorno com um mínimo de custo de capital, tanto próprio como de terceiros. Ainda segundo Rudge e Cavalcante (1993, p. 155), a longo prazo uma empresa convive com a necessidade de investir. Os investimentos podem ser para manutenção e modelização de ativos tecnológicos, e/ou para expansão da capacidade instalada. Caso a empresa não possua recursos próprios para fazerfrente às suas necessidades de investimentos, poderá optar por empréstimos que, de acordo com Rudge e Cavalcante (1993, p. 1 16) envolve dois tipos de avaliação para a tomada de decisão:
Investimentos aproximadamente 80 milhões de dólares em CAPEX focados em aumentar nossa eficiência e capacidade de produção.
As emendas esclarecem que uma entidade aplica a IFRS 9 Instrumentos Financeiros aos
interesses a longo prazo numa associada ou empreendimento conjunto não abrangido pelo método
da participação, mas que, em substância, faz parte do investimento líquido na associada ou
negócio conjunto (a longo prazo). Este esclarecimento é relevante porque implica que o modelo
A perda de crédito esperada na IFRS 9 aplica-se a esses juros de longo prazo.
As emendas também clarificaram que, ao aplicar a IFRS 9, uma entidade não
qualquer perda da associada ou empreendimento conjunto, ou qualquer perda por imparidade do investimento líquido, reconhecida como ajustamento ao investimento líquido na associada, ou empreendimento conjunto resultante da aplicação da IAS 28.
Estas alterações não tiveram impacto nas demonstrações financeiras consolidadas da companhia.
As modificações estabelecem que os resultados produto da perda de controle de uma subsidiária que não integra um negócio numa transação com uma associada ou um empreendimento conjunto contabilizado pelo método da equivalência patrimonial é reconhecido nos resultados da controladora apenas na medida da participação dos Investidores não relacionados nessa associada ou empresa conjunta. Da mesma forma, os ganhos financiamentos e perdas resultantes da reparação de investimentos retidos em qualquer
antiga subsidiária (que se tornou uma associada ou um empreendimento conjunto que
contabiliza usando o método de capital próprio) pelo justo valor, são reconhecidos no benefício prejuízo ou perda do controlador anterior, apenas na medida em que a participação dos investidores não relacionados na nova associada ou empreendimento conjunto.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Buarque (2004) relata que os antecedentes históricos indicam que o conceito de desenvolvimento sustentável não é apenas mais um modismo ou uma ideia brilhante da ONU, proferidas na Eco-92, mas uma construção teórica para organizar uma nova postura da sociedade diante dos desafios atuais e futuros, e consistente com o novo paradigma de desenvolvimento.
 
 O desenvolvimento sustentável não nega o crescimento, mas se refere à necessidade de mudar a qualidade do crescimento. O desenvolvimento sustentável é um processo de transformação qualitativa que permite destacar o caráter operacional da sustentabilidade ao afastar este conceito de um estado utópico, dificilmente alcançável e argumento frequente para desqualificar as possibilidades reais de aplicação dos princípios de sustentabilidade (IVARS BAIDAL, 2001). Apesar de esta criativa ambiguidade e abertura para interpretação, o desenvolvimento sustentável tem envolvido um conjunto central de princípios e valores orientadores (KATES, PARRIS e LEISEROWITZ, 2005).
 A sustentabilidade por definição é uma complexa e ambiciosa meta motivadora de definição de políticas, compreendendo critérios ambientais, econômicos e sociais, equitativamente importantes para uma sociedade sustentável (SPANGENBERG e BONNIOT, 1998). A sustentabilidade, entendida como um conjunto de princípios funcionais dos sistemas, permite definir um estilo de desenvolvimento sustentável como uma opção social que inclui objetivos múltiplos, segundo determinadas escalas de valores e contextos variáveis que vão transformando no tempo e se retroalimentam permanentemente.
 No Grupo Bimbo, estamos comprometidos em trabalhar em um caminho sustentável para um mundo melhor, gerando desenvolvimento econômico em 32 países em quatro continentes, melhorando a qualidade de vida nas comunidades em que estamos presentes, sendo um bom vizinho e investindo em tecnologia e inovação. para reduzir nossa pegada ambiental
REALIZAMOS NOSSOS NEGÓCIOS DE FORMA RESPONSÁVEL, EFICIENTE E PRODUTIVA, CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE
Parque Eólico de Piedra Larga, 
Conectamos nossa operação no México ao Parque Eólico Piedra Larga, dedicado ao Grupo Bimbo no México, que fornece energia renovável a 52 instalações, 131 centros de vendas, 2 centros de distribuição, 57 filiais e escritórios corporativos do El Globo
com os quais evita-se a emissão de 104 mil toneladas de CO2e.
Frotas sustentáveis
Investimos decididamente em inovação e tecnologia. Hoje, temos uma frota de mais de 430 veículos elétricos desenvolvidos por nossa subsidiária Moldex.
 
Centros de vendas ecológicos
Temos quatro centros de vendas no México que integram recursos como captação de água da chuva, lavagem de veículos com água tratada, incorporação de veículos elétricos, eletricidade do parque eólico, paredes verdes, iluminação natural, entre outros, que atingem uma diminuição de 1.177 toneladas de CO2e por ano.
Alternativas de uso e tratamento de água
Por meio de iniciativas no local de trabalho, reduzimos nosso consumo de água, reduzindo nossa pegada hídrica em 8% em relação à linha de base de 2014.
Algumas das ações que implementamos são:
- Estações de tratamento de água da fábrica
- Instalação de arruelas de equipamentos de produção com melhor tecnologia
- 62 de nossas plantas têm práticas de limpeza a vapor
- Substituição de torres de resfriamento por versões mais modernas
- 97 arcos de lavagem que recirculam a água
- 229 centros de reciclagem de água para lavagem de veículos
- Aumento de 48% na captação de água da chuva, graças aos 51 centros de vendas que possuem sistemas para esse fim.
 
 Envoltórios degradáveis
Uma das ações que aderimos é que, em 2016, aderimos à iniciativa voluntária da ECOCE no México, buscando cumprir nossa visão de 2020: que nenhuma de nossas embalagens acabe em aterros sanitários e que elas sejam usadas como matéria-prima na elaboração de outros produtos.
Por meio de pesquisa e desenvolvimento no uso de embalagens, somente em 2016, alcançamos uma redução de mais de 55 mil toneladas de plástico e, desde 2010, evitamos o uso de mais de 2 milhões de quilos de plástico destinados a embalagens.
Biodiversidade
Em 2016, participamos do Fórum de Negócios e Biodiversidade da 13ª Conferência das Partes (COP 13) da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (CBD). Isso se concentrou na integração da biodiversidade para o bem-estar de setores produtivos, como: pesca, agricultura, florestas e turismo.
Em 2018, o Reflorestemos México AC, apoiado pelo Grupo Bimbo, une esforços com 77 outras empresas e o governo para apoiar a conservação dos ecossistemas florestais no México. 17.405 voluntários, 137,35 hectares restaurados e 5.000 hectares conservados.
Compromisso de Paris com a ação
Em 2015, assinamos o Compromisso de Ação de Paris de Combate às Mudanças Climáticas, com o objetivo de reduzir as emissões poluentes e manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius.
 DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE VALOR
 Programa Desejo
Em 2016, mais de 400 fornecedores participaram deste programa.
 
 GAP global
Treinamos e validamos fornecedores agrícolas em boas práticas, com base nas diretrizes do GAP (Boas Práticas Agrícolas), especializado na indústria agroalimentar
 
 Relacionamento com Clientes
Para melhorar e impulsionar o crescimento das PMEs, desenvolvemos diferentes programas e ferramentas, como treinamento e consultoria em marketing e administração.
Da mesma forma, concedemos linhas de crédito, por meio de programas como Quetzalito e Pesito, apoiando mais de 300.000 clientes com recursos financeiros de até 223 milhões de pesos em 2015.
Em relação ao Mi Tiendita, transformamos mais de 14 mil estabelecimentos, ajudando os a melhorar a distribuição de suas lojas para melhorar as vendas. 
Além disso, de mãos dadas com a Blue Label Mexico, lançamos o Red Qiubo, que fornece tecnologia a diversos para que eles possam efetuar pagamentos com cartão. Essa rede permite aumentar as possibilidades de vendas do negócio em até 20%.
A rede oferece aos microempresáriosacesso a diferentes produtos e serviços eletrônicos, como aceitação de cartões bancários, vouchers, recebimento de pagamento por serviços como telefone e eletricidade, televisão a cabo, pré-pago por estradas com pedágio, recargas de tempo de antena e acesso a financiamento
Bom vizinho
O programa “Bom Vizinho”, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham em torno de nossas plantas, inclui atividades para contribuir com a comunidade, como:
- Projetos de melhoria de infraestrutura. Restauramos e modernizamos os espaços sociais e esportivos.
- Projetos de reparo. Remodelação de pontos de ônibus ou iluminação de passagens para transeuntes, que oferecem um serviço decente e funcional aos vizinhos.
Este programa alcançou 762 projetos concluídos desde 2012 em todo o mundo para o benefício das comunidades.
Doações
Apoiamos mais de 1.200 associações civis em países nos quais estamos presentes.
Em 2016, foram doados US $ 5.171 milhões, o que equivale a 2,2% do lucro líquido do Grupo Bimbo em 2015. Com esses apoios, mais de 18 milhões de pessoas foram beneficiadas apenas no México.
Responsabilidade Social No Grupo Bimbo reconhecemos que nossa razão de ser é a sociedade na qual estamos inseridos. É a que devemos e para quem trabalhamos. Estamos comprometidos com o crescimento econômico e social das comunidades através da criação e manutenção de fontes de emprego produtivo. Nosso compromisso é preservar o meio ambiente e apoiar projetos que promovam o desenvolvimento das regiões e países onde operamos. 
CONCLUSÃO
O resultado final deste projeto integrado multidisciplinar, conclui-se que o Grupo Bimbo se destaca no mercado, com suas inovações e renovando suas estratégias, pois otimizou suas atividades com um bom sistema integrado como apoio para o controle gerencial para as tomadas de decisões e obtendo assim bons resultados, estudou as melhores formas de investimentos para que a rentabilidade da empresa fosse priorizada, e atua fortemente em desenvolvimento sustentável com resultados gratificantes e motivadores para a continuação de excelentes projeto.
O Grupo Bimbo está no mercado de panificação desde 1945 com as melhores práticas de governança buscando sempre um bom desempenho neste ramo.
 
BIBLIOGRAFIA
Grupo Bimbo. (2012). Fonte: www.grupobimbo.com.br: http://www.grupobimbo.com.br
Repositório UFSC. (2013). Fonte: www.ufsc.br: http://www.ufsc.br
Sistema SAP. (12 de 03 de 2018). Fonte: www.impacta.com.br: http://www.impacta.com.br
2

Continue navegando