Buscar

Questionário - Ferramentas de Gerência de redes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Patrícia é jornalista e está abrindo uma empresa de prestação de serviços que monitora redes sociais de pequenas empresas com o objetivo de verificar se existe reclamação de seus clientes, possibilitando intervenção e evitando desgaste de imagem. A profissional licenciou um software que realiza esse tipo de monitoramento, porém ela precisa que o servidor no qual tal ferramenta foi instalada funcione 24 horas por dia. Se ele falhar em algum momento, um aviso deve ser imediatamente enviado à empresa que presta serviço de TI para ela. Patrícia deverá instalar em seu servidor que tipo de ferramenta?
A. Ferramenta de acesso e conectividade.
B. Ferramenta de análise de pacotes.
C. Ferramenta de monitoramento de eventos. (gabarito)
D. Ferramenta de análise de fluxo.
E. Ferramenta de engenharia de tráfego.
Gabarito: C
Será preciso realizar monitoramento do do servidor utilizado pela empresa de Patrícia 24 horas por dia. A ferramenta necessária pode ter diversas características, mas é necessário que faça o controle de eventos, pois o software deverá ser configurado para enviar e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp de modo imediato ao prestador de serviço que administra o servidor quando uma falha ocorrer.
_____________________________________________________________________
2. A empresa Propaganda Inteligente tem uma rede local com 15 desktops instalados. O desktop de Ana está com problemas de conectividade e não consegue realizar conexão com nenhum outro computador nem na rede local e Internet. Que ferramenta pode ser utilizada para ajudar a detectar o problema do desktop de Ana?
A. MRTG.
B. Netstat.
C. Ping. (gabarito)
D. Traceroute.
E. Wireshark.
Gabarito: C
A ferramenta mais adequada para descobrir o problema do desktop de Ana é o ping. Utilizando uma sequência de comandos ping, é possível descobrir onde o problema está ocorrendo. Primeiro, testa-se a conectividade no próprio desktop, verificando se ele é o problema. Depois, testa-se a conectividade com o switchda rede a fim de verificar se o problema não está nele. Depois, testa-se a conectividade com o gateway da rede, o roteador, e, assim, sucessivamente até chegar o ponto em que não haja conectividade.
_____________________________________________________________________
3. Carolina é proprietária de uma empresa de desenvolvimento de software. A rede local de sua empresa tem um switch de 24 portas, mas está apresentando lentidão. Como a empresa é pequena, ela não consegue investir em um software licenciado e também não acha vantajoso instalar um framework de código livre pela necessidade de recursos humanos, tempo e hardware que seria necessário. Ela decidiu procurar solução mais simples a fim de resolver o seu problema, ou seja, identificar a causa da lentidão da rede. Qual solução você indicaria?
A. MRTG e Whireshark. (gabarito)
B. Ping e Traceroute.
C. Ping e Netstat.
D. OpManager.
E. Nagios.
Gabarito: A
Para identificar o problema de lentidão na rede, Carolina poderia utilizar os softwares MRTG e Whireshark. O primeiro poderia monitorar o switch, mostrando a quantidade de pacotes que entra e sai em cada uma das interfaces, além de verificar se o gargalo não está no switch. O segundo pode ser usado para capturar os pacotes que circulam na rede, indicando como está o tráfego nesta. O Nagios poderia ser empregado com tal função, mas é um software que requer mais recursos para a instalação, o que Carolina não tem. Da mesma maneira, o OpManager realizaria essa análise, mas é um software proprietário e a empresária não consegue realizar o investimento correspondente.
_____________________________________________________________________
4. Certa empresa de cutelaria tem um profissional da área de TI para realizar o atendimento aos usuários, prestar o suporte técnico, instalar os novos softwares e realizar suas atualizações, entre outras atividades. A rede sofreu ataque de vermes e todas as máquinas da empresa foram contaminadas. Dados foram perdidos, mas a empresa não tinha backup de todos os dados. Com esse problema, parou de faturar durante 48 horas, o que gerou prejuízo significativo. Qual é a solução ideal a ser aplicada a fim de que esse problema não aconteça novamente?
A. Instalar um programa de gerenciamento de rede e o responsável pela TI verificar o que ocorre quando a falha acontece.
B. Utilizar ferramentas como o wireshark para detectar os problemas de rede, além de documentá-los.
C. Implantar um gerenciamento proativo, aumentando o planejamento e diminuindo a chance de problemas graves na rede. (gabarito)
D. Não alterar a rede da empresa, pois os vermes são problemas incomuns. Esse tipo de problema não deve ocorrer novamente.
E. Contratar múltiplos profissionais de TI com diversas atribuições para que cada um fique responsável por determinada área de gerenciamento de risco.
Gabarito: C
A melhor alternativa é a implantação de gerenciamento proativo. Uma rede bem planejada e organizada diminui significativamente o número de falhas, facilitando o monitoramento, a configuração e a contabilização dos recursos da rede. A escolha da(s) ferramenta(s) a ser(em) utilizada(s) deve levar em consideração o tamanho da empresa e suas necessidades.
_____________________________________________________________________
5. Uma instituição de ensino superior está implantando novo ambiente de aprendizagem mais atual em que a comunicação entre professores e alunos pode ser realizada por mensagens de áudio e vídeo. Há preocupação com o desempenho da rede, pois a disseminação do tráfego multimídia na comunicação professor-aluno fará com que a rede tenha aumento de tráfego e a quantidade de dados armazenados seja muito elevada, porém esse novo ambiente será implantado aos poucos. Tal instituição deseja monitorar o ambiente, identificando os locais nos quais haverá queda no desempenho da rede para realizar a troca de equipamentos e o aumento da capacidade de modo gradual. A fim de realizar essa atividade, o administrador de rede deve empregar uma ferramenta que tenha como funcionalidade:
A. acesso e conectividade.
B. análise de pacotes.
C. análise de desempenho.
D. análise de fluxo. (gabarito)
E. aplicação das políticas de segurança.
Gabarito: D
Para identificar os locais da rede que têm aumento no tráfego, é indicado que seja utilizada ferramenta de análise de fluxo. A vantagem consiste no fato de que ela pode indicar de modo direto em que local na rede ocorreu a alteração no comportamento do tráfego.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais