Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Curso atividade 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

Curso
	GRA0779 GESTÃO E MONITORAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES GR1485-212-9 - 202120.ead-13156.03
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	06/09/21 20:18
	Enviado
	06/09/21 20:31
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	12 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Além de equipamentos de rede ativos e gerenciáveis, como switches e roteadores, por exemplo, computadores que exercem a função de servidores de rede também podem ser monitorados pelo protocolo SNMP. Cabe à estação gerente emitir alarmes ao administrador da rede quando um evento crítico detectado esteja ocorrendo ou esteja prestes a ocorrer.
 
Dentre as opções a seguir, qual métrica não é monitorada pelo SNMP em um servidor de rede? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Controle de acesso aos serviços de rede em execução.
	Resposta Correta:
	 
Controle de acesso aos serviços de rede em execução.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o controle de acesso aos serviços de rede em execução disponibilizados por um servidor é feito pela gerência de segurança, e não pelo protocolo SNMP. Na maioria dos casos, esse tipo de controle é função do sistema operacional do servidor, ou da aplicação que disponibiliza o serviço.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando uma máquina virtual demanda muitos recursos de hardware, o administrador tem a possibilidade de migrá-la para outro hipervisor com mais recursos livres, temporariamente ou não. Essa capacidade de migração entre servidores de acordo com a demanda necessária é só mais uma das várias vantagens existentes do uso da virtualização. Qual é seu nome? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Balanceamento dinâmico da carga.
	Resposta Correta:
	 
Balanceamento dinâmico da carga.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, de forma automática, por meio de políticas predeterminadas ou até mesmo manualmente, é possível migrar uma máquina virtual que está demandando qualquer tipo de recurso de hardware para outro hospedeiro, balanceando a carga de consumo entre as máquinas hospedeiras disponíveis.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Por ser uma métrica, é possível medir o grau de disponibilidade de determinado equipamento ou serviço em uma rede de computadores. Quanto mais crítico for um serviço, mais mecanismos de disponibilidade devem ser implementados, como o uso de clusters ou de redundância, por exemplo. Contudo, esses mecanismos são corretivos, ou seja, são implementados para agir após a ocorrência da falha. Há outra forma de aumentar a  disponibilidade dos serviços críticos. Qual? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Por meio de planos de manutenção preventiva.
	Resposta Correta:
	 
Por meio de planos de manutenção preventiva.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a manutenção preventiva é executada justamente para evitar que ocorra uma falha que indisponibilize um sistema. Por exemplo, um servidor crítico, desde que físico, deve ser aberto para verificar o nível de aquecimento, se há obstrução no funcionamento de suas ventoinhas, como anda seu espaço de armazenamento etc.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Por meio de um hipervisor , software de gerenciamento de máquinas virtuais executado no hospedeiro, o administrador é capaz de atribuir mais recursos de hardware a uma determinada máquina virtual hóspede quando for necessário e, assim, atribuir mais ou menos memória a essa máquina somente quando houver demanda. Contudo, nem sempre isso é possível. Por quê? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Porque não há memória livre disponível no hospedeiro.
	Resposta Correta:
	 
Porque não há memória livre disponível no hospedeiro.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, se não há recursos livres no hospedeiro, não é possível atribuí-los às máquinas virtuais hospedadas. Por exemplo, um hipervisor tem 6 GB de memória RAM disponível para distribuir entre as máquinas virtuais hospedadas, mas já possui três, com 2 GB RAM cada, em execução.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O firewall
é um equipamento ativo de rede capaz de filtrar, permitir e/ou negar todo o fluxo de dados entre duas redes distintas. É comum a existência de firewall entre uma rede local e a internet, por exemplo. Dessa maneira, o administrador de rede pode configurar o que é permitido ou não em ambos os fluxos: da rede local para a internet, e da internet para a rede local. Além disso, o firewall também permite ao administrador verificar quais estações de trabalho internas estão utilizando mais internet, monitorando esse fluxo em todas as estações.
 
Considerando os modelos de gerenciamento da ISO, de qual gerência estamos falando quanto ao uso de um firewall ? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Gerenciamento de segurança.
	Resposta Correta:
	 
Gerenciamento de segurança.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, quando falamos em proteger a rede interna de acessos não permitidos originados de uma rede externa, como a internet, por exemplo, estamos falando do gerenciamento de segurança. Ainda, ao configurar o que pode ou não ser acessado na internet pelas estações internas, o administrador, por meio do firewall, também estará preservando a disponibilidade do link de internet, ou seja, algo que também é relacionado ao gerenciamento de segurança.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um site de vendas on-line tem, em média, 100 visitantes simultâneos executando em um único servidor. Como alguns clientes reclamaram de lentidão no acesso, o administrador resolveu comprar mais um servidor para o site, idêntico, a fim de dividir a carga de processamento. Ou seja, hoje, há 50 usuários por servidor, sendo o servidor novo uma réplica do primeiro. Além da melhora no desempenho, qual outro benefício dessa replicação de servidores pode ser observado? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aumento da disponibilidade do site.
	Resposta Correta:
	 
Aumento da disponibilidade do site.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois como o segundo servidor é uma réplica do primeiro, isso significa que eles são idênticos. Logo, se houver uma falha no hardware do primeiro servidor, por exemplo, o segundo estará preparado para assumir seu papel, diminuindo a indisponibilidade do site por meio do uso de redundância ou de cluster.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Além de definir quais equipamentos devem ser monitorados em uma rede, também é necessário escolher quais métricas serão utilizadas e qual será seu nível de aceitação. Por exemplo, a latência entre uma estação de monitoramento e o servidor de arquivos da rede é considerada aceitável se for de até 5 milissegundos, mas inaceitável se superar esse tempo, gerando um alarme ao administrador da rede.
 
Considerando o enunciado, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O número de visitantes simultâneos do site.
II. O percentual de uso do disco desse servidor.
III. O percentual de uso de CPU desse servidor.
IV. O número de vendas confirmadas por dia.
 
Dentre as opções listadas, quais métricas devem ser utilizadas pelo administrador de rede no monitoramento de um servidor que aloja um site para venda de produtos on-line ? Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois cabe ao administrador de rede monitorar os recursos da rede, ou seja, o funcionamento correto dos dispositivos que sustentam os serviços utilizados. O disco cheio e o excesso de conexões, por exemplo,
Página12