Buscar

Atividade de Pesquisa (Gestão de Resíduos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Gestão de Resíduos
Aluno
 
(a):
 
JUNIO VIEIRA BARBOSA
Data:
 
17
 /
11
 /
2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o 
seu 
nome 
e e
nvie o arquivo pelo sistema.
)
Observações: 
· Todas as fontes de pesquisas e as datas devem ser informadas ao final das respostas.
· Pesquisas devem ser realizdas em sites oficiais.
ATIVIDADE DE PESQUISA
1) Pesquise e descreva os principais acordos setoriais já implantados referente a Logística Reversa.
Este mês o comite orientador para implantaçãoda logistica Reversa (CORI) aprontou duas propostas de acordos setoriais que preveem a res´ponsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de lâmpadas e embalagens, em geral, propiciando que esses materiais sejam reaproveitados após o uso. Mas afinal, o que tudo isso significa? O blog Logistica mostra para você os acordos setoriais em logística reversa.
Ao falarmos sobre acordos setoriais, estamos falando de um “ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a imolementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos”. Isso é parte dos conceitos presentes em sossa legislação ambiental pela Politica Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.
A logistica reversa por sua vez trata-se de um conjunto de ações destinadas a possibilitar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, prara reaproveitar ou dar outra destinação ambientalmente adequada, favorecendo a sustentabilidade e protegendo o meio ambiente.
Com a decisão do Cori, compostos por representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agricultura, Abastecimento e Fazenda, os produtores de embalagens e lâmpadas possuirão responsabilidade compartiçhada pelo ciclo de vida dos produtos, garantindo o retorno dos resíduos, ou seja, daquilo que tem valor econômico e tem condições de ser reciclado ou reutilizado, oara a indústria e garantindo o uso da logística reversa.
É provável que ocorram novos investimentos para aumentar a capacidade de reciclagem de embalagens plásticas do Brasil. Podem ser criadas mais coopertivas ou ampliadas as capacidades de prestação do serviço das cooperativas que já existem. Também deverão existir investimentos em capmpanhas educativas, pois a logística reversa é, de modo geral, um processo de aprendizado coletivo, contemplando a população, os governos e o setor produtivo. 
A partir da assinatura dos acordos, sua validade é de dois anos, sendo que esse período haverá uma revisão para incorporar os ajustes necessários para o seu bom funcionamento e a sua ampliaçãopara o restante do país.
A logistica reversa e os acordos firmados beneficiam o meio ambiente com o reaproveitamento dos materiais e a correta separação e destinação dos resíduos sólidos. Além disso, para garantir o cumprimento dos acordos, novas cooperativas e postos de trabalho poderão ser criados, gerando emprego e renda.
BLOG DA LOGISTICA
23/07/2014
2) Quais são as principais dificuldades para implantação da Logística Reversa.
Os cinco maiores desafios da Logística Reversa:
1. Conflitos de Interesses
2. Comunicação
3. Transporte
4. Reaproveitamento
5. Custos
Blog Saniplan Engenharia Ambiental (2016)
3) Conceitue o que é a Logística Reversa e explique com base na PNRS quais são as atribuições dos fabricantes, comerciantes e consumidore.
A Logística é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Esse conceito foi reforçado co a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei n 12.305, de agosto de 2010).
Os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e responsáveis pelo serviço se manejo de resíduos possuem a obrigação de coletar e destinar os resíduos de forma ambientalmente correta, garantindo assim, que esses resíduos não sejam descartados incorretamente trazendo sérios riscos ao meio ambiente e a saúde do homem.
Esses responsáveis podem utilizar a logística reversa como instrumento para o retorno desses resíduos ao setor empresarial.
São objetivos da responsabilidade compartilhada:
. redução da geração de resíduos;
. redução do desperdício de materiasi;
- redução da poluição;
- redução dos danos ambientais;
- desenvolvimento de mercados, produtos e consumo de produtos derivados de materiais reciclados.
Mundo Logístivo (2021)
VG Resíduos Ltda. (2020)
4) Quais são as vantagens e desvantagens dos Consórcios de Resíduos Sólidos Urbanos.
Vantagens: é om instrumento que traz ganho de eficiência na gestão e na execução das políticas e despesas públicas. O consórcio possibilita a criação de aterros sanitários em parceria consorciada co o coleta de lixo, dentre outros serviços públicos.
Desvantaens: Uma das dificuldades para a formação do consórcio é a pplítica de um ação coletiva e não individualizada. O consórcio permite que os mi=unicipios some esforços, tanto na bosca de soluções para problemas comuns, como para a obtenção dos recursos financeiros necessários, alpem do aumento da capacitação técnica.
CENED
	
5) Cite e justifique os principais pontenciais aproveitamentos dos resíduos.
Desenvolvimento de novos produtos: Existem resíduos que podem ser transformados em novos produtos ou podem servir de matéria prima para indústrias.
Ex: sucatas mstálicas que são recicladas e transformadas diminuindo o consumo de matéria prima in natura.
Os resíduos chamados de sucatas são aqueles originários de processos de fabricação ou acabamento de produtos. São todas as sobras provenientes de diferentes setores produtivos, como a indústria automobilística, siderúrgica, naval e construção civil. Há também a sucata obsolescéncia que engloba produtos que perderam a vida útil, como fogões, máquinas e geladeiras.
Ao contrario do que se pode pensar as sucatas são materiais com potêncial de transformação e podem ser a basede um empreendimento.
Compostagem: É um processo biológico de reciclagem da matéria orgãnica, sendo de diferentes origens como: urbana, doméstica, varrição, industrial e agrícola. É um processo natural onde os microorganismos são responsáveis pela degradação da matéria orgânica.
Produtos gerados a partir desse processo de degradação recebe o nome de composto orgânico, que é um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais que pode ser utilizados em jardins, hortas e para fins agrícolas, como adubo orgânico , devolvendo à terra os nutrientes que ela precisa e evitando ssim o uso de fertilizantes sintéticos.
Reciclagem: É o processo de transformação dos materiais que qua podem voltar ao seu estaso origiano ou se trasformar em outro produto.
A reciclagem é ideal ára os outros tipos de resíduos pois resulta no reaproveitamento das sobras. É uma técnica que consiste na mudança do estado físico, físico-quimico ou biológico do resíduo de maodo a atribuir características para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.
6) Pesquise em seu município qual(is) empresa(s) promove a coleta seletiva e desde quando estão instituídas.
Observação: é necessário a comprovação da informação (entrevista, revista, jornais, sites oficais, foto, cópia, entre outros).
Prefeitura: No caso de BH desde 27/01/2018 a propria prefeitura que gerencia a coleta seletiva através de pontos espalhados pela cidade .
Tem também a Bh recicla é uma empresa de destinação de sucata metálica, eletrônica, informática, máquinas, equipamentos e estruturas industriais.
 https://prefeitura.pbh.gov.br/slu/informacoes/coleta-seletiva/ponto-a-ponto
 (
Atividade de Pesquisa
:
 
Gestão de Resíduos
)

Outros materiais