Buscar

CONTEXTUALIZADA AOL5 PARASITOLOGIA

Prévia do material em texto

AOL 5 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE PARASITOLOGIA
NOME:LUIZ TIMÓTEO DA SILVA MOURA
CURSO: FARMÁCIA POLO: SANTARÉM
MATRICULA:04092650
• Produza um texto corrido de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas elucidando as diferenças entre os seguintes termos parasitológicos: infecção x infestação; hospedeiro x reservatório; vetor biológico x vetor mecânico. 
TERMOS PARASITOLÓGICOS
Tanto na infecção quanto na infestação ocorre a entrada e colonização, ou seja, multiplicação do agente. Já na contaminação não há multiplicação do agente. Além disto, contaminação é o termo usado para objetos inanimados. No entanto, os termos infestação e infecção, apesar de terem semelhanças, não são sinônimos. A principal diferença entre infecção e infestação é que a infecção é a invasão de microrganismos, enquanto a infestação é a invasão de organismos complexos. Portanto, as infecções são causadas por protozoários, fungos, bactérias e vírus, enquanto as infestações são normalmente causadas por insetos e vermes. 
Hospedeiro é qualquer ser vivo que em circunstâncias naturais permite a instalação no seu organismo de um agente infeccioso. O hospedeiro do agente pode ser definitivo ou intermediário. Já o reservatório ou agente é qualquer ser vivo ou matéria inanimada onde vive e se multiplica um agente infeccioso, do qual depende para sobreviver, reproduz-se de tal maneira que possa ser transmitido a um hospedeiro suscetível. Tais agentes podem ser biológicos, nutricionais, físicos, químicos, mecânicos ou psicossociais.
Quando falamos em vetor, referimo-nos a organismos que servem de veículo para a transmissão de algum causador de doença. Esse organismo pode ser, por exemplo, um artrópode, como mosquitos ou moluscos. Os vetores podem ser classificados em dois tipos de acordo com a Sociedade Brasileira de Parasitologia: vetor biológico e vetor mecânico. O vetor biológico é aquele que serve de local para a multiplicação de um agente causador de doenças. Já o vetor mecânico é aquele em que o agente causador da doença não se multiplica e não se desenvolve nesse local, sendo o vetor apenas uma forma de transporte. No caso das doenças transmitidas por vetores, é impossível a transmissão de uma pessoa para outra. No caso da dengue, por exemplo, o vírus não é transmitido pelo contato com o doente, sendo necessária a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado para que a transmissão ocorra. Nesse caso, o mosquito é o vetor. Além da dengue, a malária, a doença de chagas, febre amarela, zika, chikungunya e leishmaniose são exemplos de doenças que são transmitidas por vetores.
Fontes:
pt.weblogographic.com/difference-between-infection
medicinaveterinariaparatradutores.wordpress.com/2016/…
siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/hospedeiros-e-tr…
https://mundoeducacao.uol.com.br/

Continue navegando