Buscar

AV2 INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA 5,4

Prévia do material em texto

AV2 INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA
1. Pergunta 1
Das características do conhecimento na perspectiva do novo pensamento, duas merecem destaque. São elas: 
1. Infinito e sem fronteiras. 
2. Linear e gerenciável. 
3. Controle e previsibilidade. 
4. Forças e influências externas. 
5. Competitivo e individual. 
2. Pergunta 2
Aprendendo um pouco sobre os fundamentos epistemológicos da Pedagogia, vemos que ela age em diversos campos da formação, da aprendizagem e do ensino, engajada na área do pensamento e da ação (MORANDI, 2008). Então, podemos afirmar que a epistemologia trata das teorias:
1. Sobre o conhecimento, explica como conhecemos, como evoluímos de um grau elementar para outro superior, de obtenção de conhecimentos.
2. Sobre a evolução humana, explica como ela cresce.
3. Sobre, especificamente, o raciocínio lógico-matemático.
4. Sobre o campo da linguagem do ser humano.
5. Sobre o desenvolvimento artístico do ser humano.
3. Pergunta 3
O conjunto de esforços, tanto do professor, de melhorar sua prática, quanto da instituição, por parte da gestão da escola que está preocupada em promover melhorias na qualidade da educação ali oferecida. Tal empenho é considerado na prática de uma:
1. Formação Continuada.
2. Formação a Distância.
3. Formação Inicial.
4. Formação Semipresencial.
5. Formação Presencial.
4. Pergunta 4
Assinale a alternativa que se refere à modalidade de ensino cuja prática pedagógica compreende as funções de cuidar e educar e, também, que o educador conheça os principais elementos envolvidos nessa atividade, como o cuidar, o educar, o planejar, o espaço, o brincar, a linguagem e a avaliação.
1. Educação Infantil.
2. Ensino Fundamental.
3. Ensino Médio.
4. Formação Pedagógica.
5. Tutoria Infantil.
5. Pergunta 5Um determinado grupo de educadores, no ano de 1570, já havia fundado no Brasil escolas de ensino básico nas seguintes cidades: Porto Seguro, Ilhéus, Espírito Santo, São Vicente e São Paulo de Piratininga. Estamos nos referindo ao grupo de:
1. Jesuítas.
2. Pedagogos.
3. Psicólogos.
4. Filósofos..
5. Sociólogos.
6. Pergunta 6
O Brasil precisa de uma quantidade elevada de profissionais com formação para dar conta da demanda de crianças que ainda se encontram sem vagas nas creches e nas pré-escolas. Diante disso, necessita-se maior investimento na(o):
1. Educação Infantil.
2. Educação de Jovens e Adultos.
3. Ensino Médio.
4. Ensino Fundamental.
5. Ensino Superior.
7. Pergunta 7Em sua atuação, relativo a uma intervenção eficaz, o Psicopedagogo atua em níveis, totalizando três. O terceiro nível de atuação tem como objetivo:
1. Eliminar transtornos já instalados em um procedimento clínico com todas as suas implicações. O caráter preventivo permanece, uma vez que se faz preciso eliminar um transtorno, prevenindo o aparecimento de outros.
2. Diminuir a “frequência dos problemas de aprendizagem”. Seu trabalho incide nas questões didático-metodológicas, bem como na formação e orientação de professores, além de fazer aconselhamento aos pais.
3. Diminuir e tratar dos problemas de aprendizagens já instalados. Para tanto cria-se plano diagnóstico da realidade institucional, e elaboram-se planos de intervenção baseados nesses diagnósticos a partir do qual se procura avaliar os currículos com os professores, para que não se repitam tais transtornos. 
4. Compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos e pedagógicos que interferem na aprendizagem.
5. Possibilitar situações que resgatam o prazer de aprender em sua totalidade.
8. Pergunta 8
O curso que foi instituído pelo Decreto – Lei 1.190, de 04 de abril de 1939, voltado à formação de técnicos e professores, refere-se a:
1. Licenciatura em Matemática.
2. Licenciatura em Letras.
3. Pedagogia.
4. Psicologia.
5. Magistério.
9. Pergunta 9
Significa a desvinculação do currículo com os processos de investigação sobre os problemas da educação, ou seja, um caminho fechado para o desenvolvimento do espaço acadêmico. Tal definição se refere ao:
1. Currículo oculto.
2. Currículo aberto.
3. Currículo fechado.
4. Currículo escolar.
5. Currículo profissional. 
10. Pergunta 10
No Século XX, a educação brasileira foi inaugurada pelo surgimento de grupos escolares e, também, pela feminização do magistério. Relativo a essa feminização do magistério, podemos afirmar que isto se dá pela compreensão de que a mulher:
1. Tinha que ser excluída das atividades do lar.
2. Tinha que se ocupar em algo.
3. Era dotada de atributos maternos para exercer a função.
4. Tinha que trabalhar.
5. Não queria ter outra profissão a não ser a do magistério.

Continue navegando