Buscar

Agravo de Instrumento

Prévia do material em texto

EXMO. SR. DES. PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Maria da Silva, jardineira, portadora de RG sob número 18274536785, CPF 65748316298, residente e domiciliada na Avenida Barão de Contendas, n° 756, pelo advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração em anexo [doc. n. 18273748492], vem, respeitosamente, interpor AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA RECURSAL contra a r. decisão proferida pelo d. juízo da 2° VARA CÍVEL nos autos do processo n° 182773274640293947, promovido pelos ora agravados, pelas razões de direito adiante articuladas.
Outrossim, requer seja o presente recurso recebido e processado em seu regular efeito
devolutivo, concedendo-lhe tutela antecipada, nos termos do art. 300 do Código de Processo Civil, onde a tutela de urgência será concedida em casos onde houver a probabilidade do direito que a agravante pretende realizar.
Solicita a intimação/citação da parte contrária para, querendo apresentar contrarrazões no prazo de 15 dias.
Por fim, em cumprimento do disposto no art. 1016, IV do Código de Processo Civil, informa o nome e endereço dos advogados das partes:
Agravante: Maria da Silva 					
Advogado: Leonardo Berbert – OAB/PE 472648
Agravado: Hospital Boa Vida
Advogada: Fernanda Libório – OAB/PE 738465
Requer ainda a juntada da guia de custas de preparo, devidamente recolhida.
Termos que, pede deferimento.
PETROLINA
27 de Setembro de 2021 
Leonardo Berbert - OAB/PE 472648
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
MINUTA DE AGRAVO DE INSTRUMENTO
Agravante: Maria da Silva
Agravado: Hospital Boa Vida
Processo n° 182773274640293947
Vara de Origem: 2° Vara Cível da Comarca de Petrolina
Egrégio Tribunal.
Colenda Turma.
I- DO CABIMENTO E TEMPESTIVIDADE
O presente agravo de instrumento é cabível do ponto de vista do art. 1015, inciso V, que permite a interposição do recurso de agravo de instrumento nos casos onde houve a rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação.
O presente Agravo de Instrumento é tempestivo visto que a publicação da intimação ocorreu em 31/08/2021 e, por tratar-se de processo físico, foi feita a juntada de A.R. no dia 03/09/2021. Levando em consideração o prazo de 15 dias úteis para interposição do recurso, o último dia de prazo será no dia 27/09/2021.
II- RAZÕES RECURSAIS
A agravante, Maria da Silva, sentiu-se mal e desmaiou enquanto caminhava pelas ruas de Petrolina-PE. Após ser socorrida, Maria foi dirigida ao Hospital Boa Vida, onde obteve atendimento e necessitou ser encaminhada para uma cirurgia de urgência. Posteriormente, alguns dias após a sua liberação do hospital, a agravante passou a sentir sintomas estranhos e, ao procurar seu médico de confiança, constatou-se que Maria havia contraído uma infecção depois de sua permanência no hospital. Com o intuito de ter assegurados os seus direitos, Maria da Silva ajuizou uma ação de danos morais e materiais contra o Hospital Boa Vida, por meio de advogado particular e contrato de honorários ad exitum. Entretanto, o posicionamento do juiz da 2 Vara Cível da Comarca de Petrolina-PE foi de que a agravante não teria direito de acesso à gratuidade da justiça pela simples razão de Maria da Silva estar acompanhada por advogado particular. 
Nos termos do que dispõe o artigo 99, §4º do Código de Processo Civil, a assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça. Além disso, há entendimento pacificado no STJ sobre o tema: 
"JUSTIÇA GRATUITA. EXIGÊNCIA DE DECLARAÇÃO DE PATROCÍNIO GRATUITO INCONDICIONAL. DESCABIMENTO. AUSÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL. PRECEDENTES. (...) 2. É possível o gozo da assistência judiciária gratuita mesmo ao jurisdicionado contratante de representação judicial com previsão de pagamento de honorários advocatícios ad exitum. 3. Essa solução é consentânea com o propósito da Lei n. 1.060/1950, pois garante ao cidadão de poucos recursos a escolha do causídico que, aceitando o risco de não auferir remuneração no caso de indeferimento do pedido, melhor represente seus interesses em juízo. 4. A exigência de declaração de patrocínio gratuito incondicional não encontra assento em qualquer dispositivo da Lei n. 1.060/1950, criando requisito não previsto, em afronta ao princípio da legalidade. 5. Precedentes das Terceira e Quarta Turmas do STJ. 6. Recurso especial parcialmente conhecido e, nessa extensão, provido, com determinação de retorno dos autos à origem para processamento da apelação" (STJ, REsp 1504432 - RJ Relator : Ministro OG FERNANDES julgado em 21/09/2016).”
Por esses motivos, pede-se que seja reformada a decisão. 
III- CONCESSÃO DE EFEITO SUSPENSIVO/TUTELA
A agravante pede ainda que seja concedido o efeito de tutela antecipada, fundamentando-se no art. 300 e 303 do Código de Processo Civil, que declara que a tutela de urgência será concedida nos casos onde houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, sendo que, nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo. No caso exposto pela agravante, é evidente que a mesma possui um direito legalmente assegurado e que foi negado.
IV- DO PEDIDO
- REQUER A VOSSA EXCELÊNCIA QUE HAJA O CONHECIMENTO DO PRESENTE RECURSO E QUE SEJA ADMITIDO; 
- QUE SEJA RECEBIDO EM SEUS EFEITOS E QUE SEJA CONCEDIDO O DEFERIMENTO DA TUTELA ANTECIPADA;
- A AGRAVANTE SE PRONTIFICA A APRESENTAR A JUNTADA, AOS AUTOS DO PROCESSO, DA CÓPIA DE PETIÇÃO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO, DO COMPROVANTE DE SUA INTERPOSIÇÃO E DA RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS QUE INSTRUÍRAM O RECURSO; 
- O PRESENTE AGRAVO ACOMPANHA AS PEÇAS NECESSÁRIAS QUE DEMANDA O ART. 1017 CPC
V- DA JUNTADA DE PEÇAS QUE ACOMPANHAM O PRESENTE RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO.
- Cópias da petição inicial
- Cópias da contestação
- Cópia da petição inicial que ensejou a decisão agravada
- Cópia da própria decisão agravada
- Cópia da certidão da respectiva intimação 
- Procurações outorgadas pelos advogados do agravante e do agravado
Termos que
Pede deferimento.
PETROLINA
27 de Setembro de 2021
Leonardo Berbert - OAB/PE 472648

Continue navegando