Buscar

10 comentários do livro Iracema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A morte de Iracema, morreu de fome, desnutrida pois foi abandonada pelo seu marido quando estava grávida, ela não tinha condições de caçar nem pescar para se alimentar, infelizmente nos dias atuais isso é algo que acontece com frequência, não por que o pai da criança tomou algum tipo de veneno, mas por conta própria e por irresponsabilidade.
2- No terceiro capítulo Iracema e Martim vão para a tribo de Araquém (pai de Iracema), Martim revela que é amigo da tribo inimiga, mas mesmo assim o pai da moça demonstra solidariedade e o recebe bem.
3- No quarto capítulo mostra a vontade do guerreiro em ter Iracema, mas a moça guarda um segredo muito importante e não pode ficar com o moço. Nessa parte ela mostrou liderança e fiel ao segredo.
4- No sexto capítulo Martim lembra da família que deixou para traz, Iracema tenta animá-lo e o leva para um bosque, lá ela dá umas gotas de uma bebida, o homem dorme e sonha com a moça, nessa parte o autor da a entender que eles se beijam, mas não sei se essa informação realmente procede.
5- No próximo capítulo mostra o irmão de Iracema (Irapuã) indo ao bosque a procura de Iracema, Irapuã estava com muito ciúmes da irmã e diz que vai matar Martim. Retrata o que muitas moças brasileiras passam por ter irmão, pois muitos são ciumentos assim como Irapuã.
6- Nos dois próximos capítulos conta que Iracema fala pra Martim que quem a tivesse morreria, aí então o moço foge com seu irmão. Iracema da sua rede a ele para se lembrar dela.
7- Martim fica sem saída pois Irapuã realmente queria mata-lo. Iracema deu a ideia que ele partiria no dia que a tribo estivesse em festa por causa do nascimento de uma flor, pois todos iam ao bosque adorar ao Pajé. Nesse capítulo Iracema demonstra ser uma moça muito inteligente.
8- Martim quer sonhar sempre com o mesmo sonho que teve no bosque, pediu para Iracema a bebida e ela deu a bebida ao rapaz.
9- Quando Iracema foi levar o estrangeiro para o final da tribo em segurança, ela se dá conta que não poderia viver sem Martim, ela foge com ele. Além de tudo ela descumpriu o segredo de Jurema.
10- Iracema já estava convencida que era esposa de Martim, eles foram para a tribo inimiga.

Continue navegando