Buscar

Língua portuguesa

Prévia do material em texto

1- O que faz um texto ter sentido e não ser um amontoado de palavras é o conjunto de características da textualidade, como a coesão e a coerência.
2- Os fatores de textualidade são um conjunto de elementos que ajudam na compreensão, aceitação e relevância de uma produção textual. Eles são: Coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e a intertextualidade.
Coesão: Trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos.
Coerência: Aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua portuguesa.
Intencionalidade: Empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que ele tem em mente. A intencionalidade é a principal ideia a ser passada pelo autor, a principal ideia que o autor quer transmitir, mais para que isso ocorra, ele tem que ter todo o conhecimento específico sobre o assunto a ser tratado.
Informatividade:  Está relacionada ao grau de previsibilidade do texto. Quanto mais previsível, menos informativo. Um leitor que conhece o assunto terá um nível baixo de informatividade, mas para aquela pessoa que não tem nenhum conhecimento do assunto terá um nível alto de informatividade. Tanto a falta quanto o excesso de previsibilidade, são prejudiciais à aceitação do texto por parte do leitor. Um bom índice de informatividade atende à suficiência de dados.
Intertextualidade: refere-se às diversas maneiras pelas quais a produção e a recepção de um texto dependem do conhecimento do outros textos anteriormente produzidos. Nesse sentido pode-se falar em : alusão, epígrafe, paródia, paráfrase, citação, metalinguagem e polifonia;
Aceitabilidade: O leitor necessita um conhecimento prévio para avaliar o texto corretamente, dessa forma, ficando ao seu critério aceitar ou não a intenção real do autor. Pois consequentemente, é através de sua interpretação e interação que se pode dar o sentido a leitura, reconhecendo o que há de implícito ou explícito que contenham no texto. A aceitabilidade é uma contraparte da intencionalidade, pois ele nos deixa claro que para que se haja a aceitação é necessário que o autor, o texto e o leitor, estejam em constante interação.
Situacionalidade: Diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Reúne fatores que tornam o texto adequado a uma situação atual ou passada. É o conhecimento da situação comunicativa e às suas regras (domínio da norma culta).

Continue navegando