Buscar

HISTÓRIA DA RECICLAGEM NO BRASIL

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA RECICLAGEM NO BRASIL
Já no Brasil foram registrados os primeiros vestígios de reciclagem em 1896 quando catadores de lixo tinha ordens para encaminhas garrafas, ferros, folhas e outros materiais para fabricas e locais em que seriam reutilizados. Mas as preocupações em relação aos problemas trazidos pelo lixo excessivo no meio ambiente ganharam força em 1920, devido as aglomerações e divulgações que vinham sendo realizadas por países estrangeiros que realizavam a reciclagem do lixo, em que de instancia o interesse era realmente ligado ao rendimento econômico que a reciclagem resultava.
É no ano de 1970, o país viu-se mais possibilitado do lixo, a realizar com maior extensão a reciclagem do lixo, isso se deu devido ao surgimento e criação de novas ferramentas e produtos que facilitavam a realização de cada processo para a reciclagem do lixo, o que inclui o retorno do lixo descartado para a industrial e fabricas que reutilizam durante a produção de determinados produtos e serviços. Segundo Calderoni (2003, p. 49) enfatiza que:
Na linguagem corrente, o termo resíduo é tido praticamente como sinônimo de lixo. Lixo é todo material inútil. Designa todo material descartado porto em lugar público. Lixo é tudo aquilo que se “joga fora”. É o objeto ou a substância que se considera inútil ou cuja existência em dado meio é tida como nociva.
De concordo com autor o termo resíduo ou simplesmente lixo é considerado um material inútil, ou seja, para muitos, sem valor algum. Neste sentido, iremos usar os dois termos para expressar e representar os restos urbanos. Portanto a partir daí surgiram vários projetos e programas de incentivos a reciclagem do lixo procurando conscientizar a população brasileira de como é danoso ao meio ambiente e consequentemente a todos os seres vivos esse descarte excessivo de lixo que é realizado diariamente e que prejudica todo o ecossistema do planeta. 
Atualmente o país gera por dia por volta de 195 milhões de kg de lixo o que resulta em aproximadamente 55 trilhões de kg de lixo por ano, valores que corresponde a cerca 1,15kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. Por essa analise dá para ver os problemas gerados se todo esse lixo for descartado no meio ambiente, no entanto, o país mostra-se bastante atento a essas questões e realiza a reciclagem de grande parte do lixo. Para se ter uma ideia são 94% de alumínio reciclado, 77% de papelão reciclado, 50% de embalagens longa vida recicladas, entre outros que resultam em grandes benefícios para o país, como por exemplo, na econômica da energia elétrica durante a produção de produtos com matéria-prima reciclada. 
· A IMPORTANCIA DA RECICLAGEM
Entre as formas sustentáveis está a reciclagem que consiste em reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado com lixo, mas que através de um processo adequado pode voltar a ter utilidade para as pessoas. A quantidade de itens que podem ser reciclados é enorme, mas é preciso atentar que só poderá ser reciclado aquilo que de fato for receber o devido tratamento, afinal de nada adianta separar e reciclar em casa se depois não houver quem consiga fazer o reaproveitamento daquilo e acabar em um aterro sanitário como qualquer outro lixo. Pois a importância de reciclar é simples, pois estaríamos trazendo de volta aquilo que não seria mais útil e ai há duas grandes vantagens que é econômica e ambiental. Pois de acordo com Dias (2004 p. 38 45) 
A importância da reciclagem se posiciona na confluência do campo ambiental e a tradicional educação, resultando em diferentes formações e orientações pedagógicas produzindo assim diferentes educações ambientais. Contudo é importante lembrar que esse encontro entre o ambiental e o educativo se dá através de interação entre os indivíduos por meio de reflexões sobre todas as áreas.
Portanto o meio ambiente é sustentável por natureza, nós é que estamos alterando seu funcionamento natural é projetado por Deus, então desenvolver técnicas sustentáveis nada mais é do que mudar nossa maneira um tanto quanto predatória de consumir aquilo que feito para durar mais. 
· Conclusão
Durante muito tempo, o homem extraiu do meio ambiente o que bem quis, sem se preocupar em repor o que dele retirava ou, ao menos, em garantir que, no futuro, ainda houvesse o que dele extrair. Os recursos naturais, parecem inesgotáveis, mas vão começar a rarear; espécies e mais espécies de animais estão extinguindo ou ameaçados de extinção. A industrialização cresce cada dia mais, e com isso a poluição aumenta em níveis nunca vistos, com isso tudo o próprio homem está ameaçando a Terra. 
Mas ainda é possível reverter esse quadro. Pois a reciclagem é um processo fundamental. Ela ajuda a manter o equilíbrio ecológico da natureza, uma vez que os objetos sólidos têm longos tempos de decomposição. Pode-se proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente. A educação é, na verdade, o caminho fundamental, o meio único de conduzir a população ao imprescindível grau de sensibilização para proteger e preservar o meio ambiente.
REFERENCIAS 
DIAS, F. G. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: editora Gaia Ltda., 2004. 
CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. 4. ed. São Paulo: Humanistas / FFLCH/USP, 2003.

Continue navegando

Outros materiais