Buscar

Avaliação Final (Objetiva)

Prévia do material em texto

1. Planejamento é uma etapa essencial em qualquer atividade. Ao conceber uma nova empresa, o plano de negócios é a etapa de planejamento do empreendimento. Referente a essa fase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O plano de negócios pode ser de três tipos: completo, resumido e operacional.
(    ) A principal seção do plano de negócios é o sumário, pois facilita ao leitor encontrar mais facilmente a seção desejada.
(    ) O plano de negócios é o cartão de visitas para o empreendedor que deseja solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras.
(    ) A elaboração de um plano de negócios somente é válida quando o empreendedor deseja conseguir um financiamento com capitalistas de risco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A. F - V - V - V.
B. F - F - V - V.
C. V - V - F - V.
D. V - F - V - F.
2. O tema empreendedorismo e marketing já vem sendo discutido desde o final dos anos 1980, quando congressos como American Marketing Association começaram a discutir em seus encontros o tema do empreendedorismo no marketing. As organizações passam por três etapas baseadas nas práticas de marketing. Em uma delas, o empreendedor identifica uma oportunidade e rapidamente inicia um empreendedorismo através da venda de seus produtos e serviços. Geralmente, nessa etapa, o negócio ainda é pequeno, e sofre com a falta de recursos, limitando o investimento. Nesse cenário, o empreendedor desenvolve um marketing informal, agindo por instinto, realizando o marketing do seu empreendimento baseado no conhecimento e experiência do empreendedor, agindo intuitivamente.
A qual etapa estamos nos referindo?
A. Marketing de Inovação.
B. Marketing Empreendedor.
C. Marketing Informal.
D. Marketing Burocrático.
3. A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. 
Estamos nos referindo a quê?
A. Sociedade limitada.
B. Sociedade simples.
C. Sociedade empresária.
D. Sociedade anônima.
4. Se refere a uma metodologia que pode modificar a maneira de desenvolver produtos serviços e processos, empregando a sensibilidade e os métodos do designer para atender às necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável e cria uma estratégia de negócios duradoura, proporcionando a conversão dessa necessidade em valor para o cliente e oportunidade de mercado.
A afirmativa se refere a quê?
A. Inspiração.
B. Startup.
C. Ideação.
D. Design thinking.
5. O Design Thinking (pensar como um designer) pode modificar a maneira de desenvolver produtos, serviços e processos. A metodologia Design Thinking emprega a sensibilidade e os métodos do designer para atender às necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável e cria uma estratégia de negócios duradoura, proporcionando a conversão desta necessidade em valor para o cliente e oportunidade de mercado. O termo Design Thinking foi mencionado pela primeira vez em 1992 em um artigo do renomado professor da Universidade de Carnegie Mellon, Richard Buchanan, denominado “Wicked Problems in Design Thinking”. Esse artigo apresenta o potencial de abordagem do design em quatro frentes, permitindo que seja expandido a outras disciplinas. As quatro frentes compreendem design na comunicação visual, design de produtos, design aplicado a serviços e uma abordagem na construção de melhores ambientes para as pessoas viverem e trabalharem.
Referente à sequência e/ou passos do processo de Design Thinking adaptado, assinale a alternativa CORRETA:
A. Inspiração; inovação; implementação.
B. Inspiração; ideação; implementação.
C. Inspiração; ideação; inovação;
D. Socialização; ideação; implementação.
6. O franqueado tem muito a ganhar adquirindo uma franquia. Um ponto importante a destacar é que o franqueado faz parte de uma rede que lhe proporcionará todo o suporte e orientações necessárias para gerenciar o negócio, seguindo uma metodologia já testada e bem-sucedida.
Quais são sd vantagens dos franqueados?
A. O investidor recebe o know how do franqueador.
B. Produtos e serviços não são padronizados.
C. Franqueados obtêm crédito de financiamentos especiais, que muitos bancos oferecem às franquias.
D. Não precisam ter muito trabalho para convencer os potenciais clientes de que estão vendendo bons produtos ou serviços.
7. Antes de se pensar no plano de negócios, é preciso pensar na concepção do negócio. Nessa etapa, é preciso verificar o que realmente se quer e se o negócio é efetivamente uma oportunidade. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Antes de abrir um negócio, é preciso ver se é, de fato, uma oportunidade.
II- As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, porém não é possível analisá-las e aproveitá-las.
III- Uma ideia de negócio não é necessariamente uma oportunidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A. Somente a sentença II está correta.
B. As sentenças II e III estão corretas.
C. Somente a sentença III está correta.
D. As sentenças I e III estão corretas.
8. Para ela, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionando e controlando o negócio. O plano de negócios e a estruturação deles (negócio e plano) vêm dessa escola.
Que escola é essa?
A. A Escola Psicológica.
B. A Escola Clássica.
C. A Escola Bibliográfica.
D. A Escola da Administração.
9. O empreendedor é uma pessoa que deve possuir uma ampla rede de relacionamentos e saber onde buscar auxílio quando encontra alguma dificuldade. Para isso, estão a sua disposição diversas entidades que podem prestar assessoria para o seu negócio. Sobre as assessorias para empreendedores, analise as sentenças a seguir:
I- As assessorias jurídica e contábil são exclusivas para empresas de médio e grande porte, e somente são utilizadas na elaboração do Plano de Negócio.
II- O Sebrae é uma entidade que presta consultoria a micro e pequenos empresários.
III- As incubadoras estimulam o empreendedorismo através de suporte técnico, gerencial, capacitação e facilidades para acesso a novas tecnologias.
IV- Endeavor é um instituto internacional sem fins lucrativos que dá suporte ao empreendedorismo em países em desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A. As sentenças I e III estão corretas.
B. As sentenças II, III e IV estão corretas.
C. As sentenças I, II e III estão corretas.
D. As sentenças I e IV estão corretas.
10. Microempresa é um conceito criado pela Lei nº 7.256/84, que estabelece normas também para as empresas de pequeno porte, em atendimento ao disposto nos artigos 170 e 179 da Constituição Federal, favorecendo-as com tratamento diferenciado e simplificado nos campos administrativo, fiscal, previdenciário, trabalhista, creditício e de desenvolvimento empresarial.
Qualo é a Lei que complementa a Lei nº 7.256/84?
A. Lei nº 9.8410 de 5/10/98.
B. Lei nº 9.841, de 5/10/99.
C. Lei nº 9.840, de 5/10/99.
D. Lei nº 9.841, de 5/10/98.
11. (ENADE 2013) Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócios e o estilo de vida de seus clientes.
Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes afirmações.
I- Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar.
II- O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê- las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar.
III- O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios.
IV- O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideiase oportunidades.
É correto apenas o que se afirma em:
A. III e IV.
B. I, II e III.
C. I, II e IV.
D. II e IV.
12. (ENADE 2015) Atualmente, o consumidor tem sido estimulado a perceber o comportamento social das empresas. Não basta, portanto, que o empreendedor tenha uma ideia de como ganhar dinheiro. Ele deve pensar em como fazer isso de modo responsável, contemplando os aspectos ambiental e social. Em determinados itens do plano de negócios, o empreendedor deve realizar um estudo detalhado dos usos e costumes do seu público-alvo e das tendências do setor, para adaptar seu produto ou serviço às demandas atuais e emergentes. Essa é uma forma de identificar a vantagem competitiva da empresa, tornando o produto ou serviço bem-sucedido em relação aos seus concorrentes. O estudo mencionado no texto faz parte de quais itens do Plano de Negócios?
A. Descrição do Produto/Serviço e Plano de Marketing.
B. Sumário Executivo e Mercado.
C. Mercado e Plano de Marketing.
D. Plano de Gestão Operacional e Administrativa e Sumário Executivo.

Continue navegando