Buscar

1 ANO SOCIOLOGIA 3 BIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA
	ESTUDANTE:
QUESTÃO 1
Quando falamos da organização política e administrativa do Brasil, referimo-nos a ele como Estado. O Estado brasileiro é formado por uma grande estrutura, formada pelos três poderes, quais são eles?
A. Executivo, administrativo e popular.
B. Executivo, Legislativo e Judiciário.
C. Legislativo, judiciário e popular.
D. Nenhuma das alternativas anteriores.
QUESTÃO 2
Somente no final de sua longa vida Norbert Elias (1897-1990) alcançou celebridade intelectual, e desde sua morte ele tem sido reconhecido como um dos maiores sociólogos do século XX. Sua fama é decorrente de sua teoria dos processos civilizadores, no entanto, sua visão ambiciosa para o escopo das Ciências Sociais se estendeu por todo o desenvolvimento da sociedade humana desde sua origem, incluindo o crescimento do conhecimento e da ciência em longa duração. Em “O Processo Civilizador”, o sociólogo Norbert Elias analisa os processos históricos de construção do Estado Moderno na Europa. Para o autor, esses processos:
A. Não foram pensados como tal por nenhum dos agentes sociais em conflito ao longo da história, mas nasceram dos acúmulos sociais gerados no “calor das crises” das disputas intelectuais, institucionais, bélicas e simbólicas.
B. São o conjunto das instituições, leis e valores que regulam a disputa pelo poder.
C. É um regime em que os membros do Poder Legislativo são eleitos pelo voto de todos os cidadãos, em eleições livres disputadas por mais de um partido. 
D. São grupos organizados com o objetivo de conquistar o poder.
QUESTÃO 3
Séculos depois, quando a noção de indivíduo adquire força com a advento do liberalismo, outro inglês, ele teoriza sobre outra forma de contrato social e a fundação de uma outra forma de sociedade civil. Agora a sociedade civil é composta pelos indivíduos livres que consentem a criação do Estado de forma que este garanta a vida, a liberdade e a propriedade privada.
Quem é o sociólogo citado?
A. Friedrich Engels
B. Karl Marx
C. John Locke
D. Norbert Elias
QUESTÃO 4
O Estado cumpre um papel significativo na conformação do modo de produção capitalista via constituição e apropriação do fundo público para a apropriação da mais-valia socialmente produzida. Desse modo o fundo público compõe-se de três dimensões:
A. capital constante, capital variável e salário.
B. trabalho excedente, tributação direta dos salários e consumo da classe trabalhadora.
C. consumo da classe trabalhadora, tributos e capital constante.
D. recursos privados, capital financeiro e tributos.
QUESTÃO 5
As relações de poder são marcadas por conflitos de interesses. Assim, no âmbito do Estado as disputas estão marcadas em torno do que cada grupo social acredita que seja o modelo mais adequado de Estado. Nisso, teremos as polarizações político-partidárias que se dão diante da ideologia que cada um acredita. A princípio, podemos definir que a diferença básica entre o que seria a Esquerda e a Direita é como cada uma compreende o conceito de Igualdade. A Direita trabalha com o princípio da Igualdade formal, de tal forma que os indivíduos serão avaliados pelas suas diferenças de desempenho, isto é, por seus méritos. A Esquerda trabalha com o princípio da Igualdade substancial, ou seja:
A. Os indivíduos não podem fazer nada se suas leis não seguissem a vontade geral dos próprios cidadãos.
B. Terão que se tornar menos inflexíveis. 
C. A esquerda não oferece serviços sociais à população mais pobre.
D. Trata os diferentes de forma diferente para que se tornem iguais em direitos.
QUESTÃO 6
No Brasil há uma grande diversidade de partidos políticos divididos entre Esquerda e Direita. Mas, essa divisão é mais simbólica e didática, pois na realidade há vários segmentos dentro da Esquerda quanto vários segmentos dentro da Direita. De tal modo que, dependendo da pauta de debate, um partido de esquerda e direita pode dialogar melhor que com outros do mesmo espectro político. Apesar do reconhecimento que há uma diversidade de visões de mundo, devemos reconhecer que muitas têm práticas excludentes e discriminatórias. Nessa mesma linha de pensar o Estado, tivemos formas diferentes de compreensão do Estado Moderno. Marque a alternativa que se NÃO refere a formas históricas do Estado Moderno:
A. Estado absolutista 
B. Estado liberal 
C. Estado nazifascista 
D. Estado democrático
QUESTÃO 7
Analise a imagem:
Embora ambas tenham o objetivo de promover a justiça, é possível perceber que equidade e igualdade têm conceitos distintos e essa diferença precisa ser enfatizada. Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam. A ideologia representada na imagem se refere a qual grupo político/partidário?
A. Esquerda
B. Direito
C. Centro
D. Nenhuma das alternativas
	
QUESTÃO 8
À luz dos conceitos sociológicos clássicos utilizados como instrumentos para compreensão da formação e do desenvolvimento do Estado Moderno, assinale a opção correta.
A. Conforme o método sociológico comparativo, a sociedade moderna funciona como um organismo vivo, no qual cada instituição e cada indivíduo têm seu papel e sua função social definidos, e revoluções causam anomalias no sistema, trazendo disfunções para a estrutura social.
B. O método sociológico comparativo opõe-se aos métodos de pesquisa social que importam métodos das ciências naturais, criticando adaptações que comparam os organismos vivos do reino animal com as estruturas e instituições sociais.
C. O Estado como instituição não apresenta aspectos coercitivos e normativos do ponto de vista sociológico.
D. Para o método funcionalista, não há semelhanças entre um organismo vivo e as estruturas presentes na formação do Estado Moderno.
QUESTÃO 9
“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)
De que maneira uma pessoa pode ter impedido o seu direito à cidadania política?
a) Exercendo seu direito à liberdade de expressão.
b) Através do voto ou da participação em sindicatos e movimentos sociais.
c) Não estando filiada a um partido político.
d) Não tendo garantido os direitos políticos ou os meios necessários para uma participação efetiva.
QUESTÃO 10
De acordo com o estudado e analisando a imagem marque a opção INCORRETA sobre os objetivos dos sindicatos:
A. Lutar pela melhoria nas condições de trabalho na redução da jornada de trabalho. 
B. Garantir melhores salários.
C. Não conversar com os empregadores e empregados.
D. Assegurar o direito à greve.
QUESTÃO 11
Os movimentos sociais surgiram no seu início como movimentos sindicais, pois lutavam pelos direitos dos trabalhadores nos vários segmentos de trabalho. Porém, como a sociedade não gira apenas em torno das demandas dos trabalhadores ou a luta contra o sistema capitalista, também surgiram outros movimentos com pautas mais amplas. Podemos pensar a Revolução Francesa como um movimento inspirador, pois ao lutar contra o absolutismo monárquico, as pessoas também lutaram pelos direitos que hoje compreendemos como direitos civis. Abaixo estão as principais características dos movimentos sociais marque a alternativa INCORRETA:
A. Voltam-se para as transformações das condições econômicas, sociais e políticas da sociedade, visando principalmente situações de necessidade social.
B. Não são organizações coletivas, por isso desencadeiam grandes mobilizações por necessidades sociais comuns, como moradias, escolas, centros hospitalares, postos de saúde, estradas, saneamento, entre outras coisas.
C. Dispõem de componentes ideológicos, visões de mundo que os inspiram e se desenvolvem por meio deles. Baseiam-se em valores, na consciência social sobre determinadas situações e na crençade ser possível modificá-las.
D. São capazes de somar forças sociais, como a opinião pública, os meios de comunicação, instituições locais e internacionais.
QUESTÃO 12
Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que: 
A. envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto. 
B. determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.
C. desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.
D. realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.

Continue navegando