Buscar

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS - atividade modulo I

Prévia do material em texto

Se você quiser, é possível realizar novas tentativas clicando abaixo em RESPONDER NOVAMENTE. Somente será considerada a maior pontuação alcançada de todas as vezes que você respondeu.
Na página inicial do AVA, no Menu ATIVIDADES, você pode acompanhar as notas obtidas em todas as atividades deste curso.
Seguem abaixo comentários sobre as questões desta atividade.
Questão 1
Todas as afirmações estão corretas, pois se referem ao que é ser gestor(a) do SUS. Tenha em mente que o(a) gestor(a) do SUS é o representante do governo designado para o desenvolvimento das funções do executivo na saúde. No seu processo de trabalho, a condução ética é o alicerce de sua interação política, tão necessária para manter a sua relação harmônica com seus pares e com o poder legislativo da cidade, bem como com o conselho municipal de saúde.
Questão 2
A Letra “A” é a opção correta, as outras opções se referem aos passos a serem seguidos para o desenvolvimento do mapa estratégico.
Questão 3
A letra “B” é a opção correta. O gestor deve se preocupar em aprender e participar do processo de governança regional, seja no âmbito da CIR, seja no âmbito da Macrorregião-MRS. A Comissão Intergestores Regional (CIR) hoje pode ser entendida como um espaço de governança regional, em que o planejamento regional é um processo permanente, com análises e correções, sendo sempre pactuadas na busca pela atenção integral. O planejamento regional é um processo permanente, com análises e correções, sendo sempre pactuadas na busca pela atenção integral.
Questão 4
Tenha em mente que o planejamento é um instrumento fundamental para a boa gestão. Dentro disso, é importante a análise documental, a legislação, a organização, e a comunidade dentro do controle social do planejamento, assim como a necessidade de articulação com a orçamentação, e o Plano Municipal de Saúde como parte integrante do planejamento ascendente no SUS.
Questão 5
As duas primeiras afirmações são verdadeiras. A terceira afirmação é falsa porque é o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação da despesa é, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, serviço, bem ou obra).
Questão 6
A letra “A” é a opção correta. As despesas referentes ao recurso federal transferido fundo a fundo devem ser efetuadas seguindo as exigências legais requeridas a quaisquer outras despesas da Administração Pública. Todos os recursos para financiamento de ASPS devem ser movimentados por meio dos fundos de saúde até o destinatário final. Quanto às transferências federais, os recursos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde são administrados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Questão 7
A letra “C” é a opção correta. Trabalho em Saúde é o cuidar das pessoas conforme as suas necessidades de saúde; Plano de Cargos, Carreiras e Salários é o conjunto de normas que disciplinam o ingresso e instituem oportunidades e estímulos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores; Regulação no Trabalho são as Regulamentações jurídico-legais (leis de regulamentação do exercício profissional), éticas (códigos de ética) ou administrativas (normas de trabalho) que demarcam campos de exercício de atividade, cuja intervenção do Estado é desejável para a obtenção de equilíbrio entre demanda e oferta de profissionais de saúde.
Questão 8
A afirmativa III é incorreta porque cabe à gestão definir recursos, estimular e promover oportunidades para o desenvolvimento de ações de educação permanente que atendam às necessidades de capacitação dos trabalhadores de forma a contribuir com a qualificação do cuidado em saúde.
Questão 9
A letra “B” é a opção correta, pois é a única afirmação incorreta, ou seja, a disponibilização de todos os medicamentos da Rename pelos estados e municípios não é obrigatória.
Questão 10
Todas as afirmações estão corretas. É importante compreender a organização do sistema de justiça e quais os papéis dos seus principais atores; quais as principais causas das demandas judiciais de saúde nos municípios; como atuar nas causas da judicialização da saúde; e quais as estratégias para a redução ou racionalização da judicialização no município.

Continue navegando