Buscar

Narrativa sobre Bioprospecção

Prévia do material em texto

1) Construa uma narrativa, em razão dos propósitos da bioprospecção;
Bioprospecção é definida de diversas maneiras, pois se trata de um tópico abrangente e dependendo da área do conhecimento que se aproprie do termo é conceituada de uma forma. Mas de modo geral, é uma ideia de busca por compostos orgânicos em microrganismos, plantas e animais que sejam úteis para a humanidade onde geralmente ocorre a busca em lugares peculiares, como águas e solos contaminados, fontes termais, desertos etc. Segundo o inciso VII do artigo 7º da Medida Provisória nº 2.186-16/2001, bioprospecção é qualquer atividade exploratória que visa identificar componente de Patrimônio Genético e informação sobre Conhecimento Tradicional Associado, com potencial de uso comercial.
O Brasil é um país de destaque no debate sobre os potenciais da bioprospecção, pois é o maior possuidor de diversidade de animais e plantas do plante (aproximadamente entre 15% e 20% do número total de espécies), como por exemplo os ecossistemas da Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado. Diversos estudos apontam que, além da riqueza natural e da socio diversidade, o Brasil possui algumas vantagens, como infraestrutura cientifica, disponibilidade de recursos humanos e universidades/instituições públicas de pesquisa com potencial para liderar as atividades de bioprospecção no país. Além de também ter um mercado forte no ramo farmacêutico e agrícola. Todas essas características fazem com que a posição brasileira em relação à bioprospecção seja decisiva para uma melhor convergência das posições dos principais players mundiais, como Estados Unidos, União Europeia, Japão, Argentina, China e Índia.
Em 2003, estimava-se que cerca de 40% dos medicamentos disponíveis na terapêutica eram desenvolvidos a partir de fontes naturais, sendo 25% de plantas, 13% de microrganismos e 3% de animais. Atualmente, esse valor já cresceu para cerca de 50% sendo que, no caso dos medicamentos anticâncer acredita-se que dois terços destes sejam de origem natural, provenientes de organismos marinhos e terrestres. Considerando a grande quantidade de fármacos atuais desenvolvidos a partir de moléculas biológicas, torna-se evidente o papel da bioprospecção no setor farmacêutico.
O conceito chave de bioprospecção é a existência de um potencial uso econômico na atividade de acesso. Este potencial está ligado à atividade/projeto, sua metodologia, seus objetivos, etc, e não à intenção daquele que executará o projeto, ou seja, o critério de enquadramento é objetivo, independe do título da pesquisa.
Referências:
http://professoralucianekawa.blogspot.com/2015/03/bioprospeccao.html
http://www.ufrgs.br/patrimoniogenetico/conceitos-e-definicoes/bioprospeccao
http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/732/672
2) Explique a função das seguintes técnicas de bioprospecção: ESPECTROMETRIA DE MASSAS, CROMATOGRAFIA GASOSA E RESSONÃNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR.
Espectrometria de Massas:
Técnica analítica valiosa para identificação, caracterização e quantificação de analitos. Nessa técnica, as moléculas em uma amostra são convertidas em íons em fase gasosa, que são separados no espectrômetro de massas de acordo com sua razão massa sobre a carga (m/z). Os íons produzidos são característicos de um determinado analito e, portanto, é possível sua identificação a partir do espectro de massa gerado.
Cromatografia gasosa:
Cromatografia gasosa é uma técnica analítica amplamente utilizada. Usada para determinar a composição de uma mistura de produtos químicos, a cromatografia gasosa utiliza uma variedade de gases para o seu funcionamento, de acordo com o analisador e o tipo de detector específico. O uso de gás especial e equipamentos ideais na realização da cromatografia gasosa melhoram sensivelmente a precisão dos resultados analíticos.
Ressonância Magnética Nuclear:
A ressonância nuclear magnética utiliza um campo magnético de forte intensidade, pulsos de radiofrequência e um computador para produzir imagens detalhadas das estruturas internas do organismo.

Continue navegando