Buscar

Lista de exercícios sobre a ÁGUA, TRANSPORTE e RESPIRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lista de exercícios sobre a ÁGUA, TRANSPORTE e RESPIRAÇÃO
1) Qual a importância da água na formação dos ecossistemas terrestres?
A água é de extrema importância não só para os ecossistemas terrestres, mas também para a vida e a manutenção da mesma como um todo. Ela é um recurso natural muito importante para manter o equilíbrio dos ecossistemas, fazendo a manutenção dos ciclos biológicos, químico, geológicos e bioquímicos, por exemplo.
2) Explique, no mínimo 05 funções da água associando, em sua explicação as características físico-químicas da água.
Polaridade – Melhor solvente universal conhecido
A polaridade da água está associada com a sua composição, os 2 átomos de H ligados covalentemente a 1 de oxigênio com 2 pares de elétrons não emparelhados confere a ela uma polaridade, ou seja, distribuição desigual da densidade de elétrons, isso torna ela um solvente universal capaz de interagir com ânions e cátions.
Dissolução – Dissolver substâncias polares ou iônicas em soluções aquosas
Como dito anteriormente, a molécula da água é conhecida como o melhor solvente universal, capaz de interagir com outras substâncias polares ou iônicas e realizar o processo de solubilização.
Tensão superficial – Responsável por muitas coisas
Esse efeito nada mais é do que o efeito físico que ocorre entre duas fases químicas, muitos insetos usufruem disso para fugir dde presas, outros para botar ovos, por exemplo. É dessa tensão que as bolhas e gotículas são formadas e o o efeito da capilaridade funciona.
Densidade – A água é a única substância que apresenta uma densidade maior quando se encontra no seu estado líquido
Isso ocorre por conta da interação que ocorre entre a água e ela mesma (pontes de hidrogênio) que, na sua estrutura sólida, acabam formando cristais ordenados e estáveis.
Alto calor específico - Elevada quando comparada com a maioria das outras substâncias conhecidas
Devido novamente as pontes de hidrogênio, a água e todos os organismos que usufruem dela possuem a capacidade de adquiri ou perder muito calor que outras substâncias comuns
3) Explique o que significa ponto de murcha permanente (PMP) e capacidade de campo (CC).
PMP nada mais é do que o teor limite de umidade do solo, um atributo do solo que se refere a quantidade de água armazenada nele. Logo, isso pode variar de solo para solo, depende também de qual a vegetação pertencente ao local. CC é o ponto de umidade limite que um solo pode conter além do qual ocorre o encharcamento (muito mais água do que solo).
4) Como ocorre a absorção de água e seu movimento desde o solo até o xilema radicular?
Essa absorção ocorre na epiderme da raiz, especialmente através dos pelos radiculares que são uma extensão das células epidérmicas. Eles entram em contato com o solo e absorvem a água por um mecanismo de diferença de concentração (osmose), deixando o meio intracelular hipertônico relativamente ao exterior, absorvendo a água por osmose. Após isso, a água é transportada passivamente, enquanto muitos íons são transportados ativamente de célula por célula até a chegada nos vasos xilémicos radiculares.
5) A absorção de água pelas plantas pode ser reduzida pela adição ao solo de grandes quantidades de sais. Qual será a causa deste fenômeno?
Sim, a adição de sais minerais no solo pode provocar uma redução na absorção de água pelas raízes das plantas, pois a água é absorvida por osmose. Isso desbalanceia o meio intracelular dos pelos, impedindo que a água seja absorvida. Dependendo do caso, a planta morre, pois, a água sai dela e é “sugada” pelo solo.
.
6) Explique o mecanismo de abertura e fechamento do estômato.
A abertura e fechamento são determinados por mudanças nas células-guarda, os lábios dos estômatos. A abertura ocorre quando elas se tornam túrgidas (muito água internamente) e o fechamento quando elas se tornam flácidas e murcham.
7) O que significa transpiração? Como ocorre no vegetal?
Esse processo envolve a passagem de água por todo o corpo da planta, desde a entrada de água pela raiz, transporte pelo xilema, movimentação até a parte aérea e, por fim, culminando na chegada nas folhas e saída pelos estômatos.
8) Na casa de Pedrinho, a caixa d'água mantinha-se suspensa por quatro grandes pilares. Ao lado da caixa d'água, um abacateiro tinha a mesma altura, o que fez Pedrinho pensar: "Se, para abastecer as torneiras da casa, a caixa tinha que ficar a certa altura, de tal modo que a água fluísse pela ação da gravidade, como o abacateiro resolvia o problema de transportar a água do solo para as folhas, contra a ação da gravidade?" Explique como a água do solo pode chegar às partes mais altas da planta. 
A absorção ocorre pelas raízes e a água é transportada até as partes mais altas pelo xilema. O que faz com que a planta receba essa água é a força de sucção que ocorre pela transpiração, junto com a força da capilaridade que mantém a integridade da coluna de água intacta no interior do xilema, ou seja, de a planta parar de transpirar, ela morre seca.
9) Em uma planta cujos estômatos estão completamente fechados a perda de água por transpiração cessa completamente? Justifique.
Não necessariamente. A transpiração ocorre por 3 diferentes maneiras: cuticular (pela epiderme da planta), lenticular (zona da periderme) e estomática.
10) Por que é vantajoso para uma planta manter seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite?
Estômatos abertos durante o dia favorecem dois fenômenos fundamentais: as trocas gasosas necessárias para a realização do processo de fotossíntese e a transpiração necessária para o sistema de condução de seiva bruta pelos vasos lenhosos do vegetal. Estômatos fechados durante a noite inibem esses processos que se tornam desnecessário pela falta de luz e pela baixa necessidade de água.
11) A transpiração é importante para o vegetal por auxiliar no movimento de ascensão da água através do caule. A transpiração nas folhas cria uma força de sucção sobre a coluna contínua de água do xilema: à medida que esta se eleva, mais água é fornecida à planta. 
A) Mencione duas maneiras pelas quais as plantas evitam a transpiração. 
Produção de uma fina camada de cera que “impermeabiliza” a cutícula das folhas e o controle da abertura e fechamento estomáticos
B) Se a transpiração é importante, por que a planta apresenta mecanismos para evitá-la?
Ela é importante dependendo do ecossistema que a planta estiver. Em um ecossistema com pouca disponibilidade de água é muito mais vantajoso a planta criar uma forma de armazenamento do que usar toda essa água para fotossíntese. Ela perde em desenvolvimento, mas ganha em sobrevivência.

Continue navegando

Outros materiais