Buscar

A Expansão Da Soja No Brasil

Prévia do material em texto

Julia Silva
A Expansão Da Soja No Brasil 
A soja foi introduzida no Brasil através dos imigrantes japoneses por volta de 1908, mas o brasil estava com foco no café, logo a soja não ocupou espaço por isso seu desenvolvimento efetivo só ocorreu em 1970, impulsionado pela indústria de óleo e pelas necessidades impostas pelo mercado mundial. 
A região centro oeste é a segunda maior produtora de soja do brasil. A soja é uma leguminosa que faz parte da dieta dos chineses, que foram os primeiros a cultivá-la na Ásia. A produção da soja no brasil não é tradicionalmente de interesse interno, mas sim porque ditam o que nós devemos ou não produzir (Freitas). 
O cerrado é uma área apta para a produção de soja e o relevo tem a característica de ser mais plano o que favorece a expansão da soja. No brasil, existe um importante centro de pesquisa agropecuária chamado EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que desenvolveu a condição de adaptação da soja no cerrado, sem contar as diversas pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária, como o desenvolvimento de sementes imunes a pragas, adaptadas ao clima, geração de plantas mais produtivas, entre outras (Freitas).
Atualmente a soja se expandiu por quase todo o país. Esse tipo de produção provoca sérios problemas ambientais como: perda de solo, retirada da vegetação original, poluição dos solos e das águas, extinção das nascentes, morte de animais silvestres etc. 
Nas últimas décadas, vastas áreas de florestas, pastagens e savanas foram convertidas ao uso agrícola. No Brasil, por exemplo, o Ministério da Agricultura (MAPA) projeta a expansão das plantações de soja desde os 23 milhões de hectares de hoje para 26.5 milhões de hectares até 2018-19. A expectativa é de que isso será alcançado por meio de um aumento anual de 2,43% na produtividade e um incremento anual de 1,95% na área de produção, fundamentalmente nas regiões do Cerrado e da Amazônia. Isso significa substituir o gado e outros cultivos por plantações de soja, além de fazer a conversão da vegetação nativa. No Brasil, as áreas que enfrentam maior risco provocado pela expansão da soja são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica (WWF, 2014). 
Fonte: Adriano Gambarini / WWF-Brazil
A fim de evitar esses danos ambientais é proposto um ponto de equilíbrio, um conjunto de intervenções. Com relação ao abastecimento, as Melhores Práticas de Manejo e as políticas de investimento responsável podem aumentar a sustentabilidade da produção e, ao mesmo tempo, limitar a expansão irresponsável da indústria. No que se refere à demanda, as iniciativas para reduzir o desperdício e o consumo excessivo podem assegurar que a expansão corresponda à necessidade real e não ao esbanjamento (WWF, 2014). 
REFERENCIAS
FREITAS, Eduardo de. "Expansão da Soja no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-expansao-soja-no-brasil.htm. 
WWF. 2014. The growth of Soy: Impacts and Solutions. (O crescimento da soja: impactos e soluções) WWFInternational (secretariado internacional da Rede WWF), em Gland, na Suíça.

Continue navegando