Buscar

Polímeros- Classificação segundo a consistência e rigidez

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Polímeros- Classificação segundo a consistência e rigidez
 Os polímeros como todos sabemos podem ser classificados de diversas maneiras. A primeira classificação que vamos abordar no trabalho é a classificação segundo a consistência e a rigidez.
 Dentro desta classificação podemos ter polímeros solúveis em água, géis, hidrogéis, elastómeros e por fim plásticos rígidos.
a) Solúveis em água:
 Estes polímeros são caracterizados por poderem ser absorvidos ou ligados por ligações covalentes a superfícies, tornando-se mais hidrofílicas, menos trombogénicas (menor capacidade para formar um trombo) e lubrificadas.
b) Géis:
 Estes polímeros são caracterizados por se transformarem em estruturas reticuladas mais ou menos rígidas, pela ação da temperatura e/ou a adição de agentes reticuladores.
c) Hidrogéis:
 Estes polímeros são caracterizados por serem matérias rígidos, com uma grande capacidade de absorção de água. Quando isso acontece, o polímero expande-se tornando-se dúctil e gelatinoso. São resistentes à absorção de proteínas devido à elevada hidrofilidade.
d) Elastómeros:Figura 1 - Exemplos de Plásticos Rígidos
 Estes polímeros são caracterizados por assumirem grandes deformações, a quando o retornar a foram originais, e apresentam um comportamento não linear.
e) Plásticos rígidos:
 Estes polímeros são caracterizados por serem inertes ou biodegradáveis.

Continue navegando