Buscar

Programa de desenvolvimento de competências

Prévia do material em texto

Programa de desenvolvimento de competências. 
Equipe Euridamante
Objetivo:
Objetivo deste projeto é eliminar a necessidade do expatriamento de colaboradores para novas filiais e o alinhamento de todos os colaboradores à cultura organizacional da Argo Menthor, de forma que respeite as diferenças culturais locais mas também divulgando a boa imagem e os valores da empresa. Objetivando principalmente, à preservação dos princípios de equidade na distribuição de cargos e funções, e à excelência dos produtos e serviços oferecidos pela organização. 
Este projeto será realizado nas seguintes etapas:
Fase 1 – Diagnóstico.
Fase 2 – Planejamento.
Fase 3 – Implementação do ambiente de aprendizagem.
Fase 4 – Gestão do programa.
Marcos e pontos de controle 
Com base no entendimento e detalhamento do escopo do projeto, foram realizadas estimativas e estabelecidos os marcos e pontos de controle para o projeto.
Premissas
Todas as necessidades de aprimoramento e aperfeiçoamento serão supridas com treinamento e/ou mentoring à distância, via ambiente virtual de aprendizagem customizado pela FGV para essa finalidade.
Deverá haver alinhamento das filiais à cultura organizacional da Argo Menthor, respeitando as diferenças culturais locais mas também divulgando a boa imagem e os valores da empresa.
O trabalho em Thrid Place será a maneira que a equipe gestora administrará todo o processo, objetivando minimizar ao máximo os gastos e o próprio tempo, com viagens até Dubai, por exemplo. 
Restrições
O prazo máximo para a execução desse projeto é de 2 anos e meio;
O orçamento para o projeto é de R$ 9MM, não sendo possível extrapolar esse valor sob nenhuma hipótese;
Despesas com viagens, investimentos em equipamentos, contratações ,despesas de marketing, publicidade, e assim por diante, devem compor o orçamento do projeto;
Organograma do programa de desenvolvimento de competência
Nicholas Apoloni 
Mentor
Gloria Caliope
Assistente
Jason Higgin
Patrocinador
Sandra Ferreira
Gerente
Guilherme Ferreira Assistente Financeiro
André Buoro Assistente de comunicação
Saulo Dutra Assistente de projeto 1
Geraldo Filho Assistente de Projeto2
Flávio Camargos Assistente de TI
Camilla Moraes Assistente de RH
Gerente de projetos
Sandra Ferreira
É responsável por acompanhar e gerir toda a equipe, motivando-os e estimulando o trabalho em equipe. É responsável pelo controle dos resultados e por repassar as informações aos superiores frequentemente. Deve acompanhar os resultados, controlar e monitorar o andamento do planejamento da equipe. 
Competências requeridas:
Comunicação e proatividade
Liderança e trabalho em equipe
Criatividade e empatia
Ética e honestidade
Adaptabilidade e dedicação
Assistente de comunicação
André Buoro
O assistente de comunicação é responsável por gerir toda a comunicação da equipe com os canais internos e externos. Através de comunicados, e-mails, declarações e posts nas redes sociais utilizadas pela equipe. É responsável pela imagem da equipe perante a Argo Menthor e os meios de comunicação externos.
Competências requeridas:
Foco na melhoria continua dos processos
Foco resultado
Foco no cliente (externo & interno)
Líder servidor 
Assistentes de Projeto I e II
Saulo Dutra e Geraldo Filho
Auxilia o desenvolvimento e execução de projetos, levanta necessidades e requisitos da equipe e dos processos em andamento, acompanha cronograma, desenvolve planilhas, apresentações e controla documentações.
Competências requeridas:
Escuta ativa 
Empatia
Compartilhamento de decisões 
Trabalho multidisciplinar 
Objetividade
Assistente Financeiro
Guilherme Ferreira
O assistente financeiro é responsável pelo controle de orçamento, compras e pagamentos de faturas e impostos. Elaboração mensal de relatórios de prestação de contas e saldo remanescente. Controle da prestação de conta dos funcionários e planejamento financeiro para investimentos futuros. 
Competências requeridas:
Saber ouvir
Empatia
Comunicativo
Trabalho em grupo
Foco e objetividade
Assistente de TI
Flávio Camargos
Assistente de tecnologia da informação (TI) presta suporte na identificação de dificuldade e solução de incidentes e problemas de hardware e software, envolvendo montagem, reparos e configurações de equipamentos. Aplica treinamentos aos usuários na utilização de sistemas.
Competências requeridas:
Proatividade
Capacidade de tomar decisões
Trabalho em equipe
Resiliência 
Assistente de RH
Camilla Moraes
O assistente de RH é responsável pela elaboração de programas de capacitação e treinamento para funcionários, controle e organização de benefícios, como férias, vale-alimentação, transporte e convênio de saúde, busca e promoção de novos benefícios. Além da participação do processo seletivo, com dinâmicas, entrevistas e recrutamento, controle financeiro de salários e bonificações dos colaboradores, interação com funcionários para informações e questões sobre empresa, avaliações de desempenho e o desenvolvimento de equipes.
Competências requeridas:
Comunicação e proatividade
Criatividade e resiliência para solução de desafios e rápida reação 
Resiliência a situações de alta pressão
Facilidade para apresentações, relações públicas e vendas
Nossa Proposta	
Executar um gerenciamento através da integração da equipe, apoiada em uma estratégia de comunicação que fomenta a união de forças entre as áreas, com ferramentas adaptadas, plano de controle robusto e adaptabilidade às necessidades do projeto.
Proposta de Trabalho
Expectativa
Alinhar a cultura organizacional da Argo Menthor às regionalidades locais, criando uma imagem institucional pautada em excelentes práticas de mercado, respeitando a diversidade e os valores da companhia.
Foco
Pulverizar nas filias da Argo, iniciando por Dubai, um programa inovador de integração global da empresa através de bases sustentáveis para seu crescimento no futuro.
Compromisso 
Atingir 85% de satisfação dos integrantes e 85% de satisfação dos gestores após 3 meses de implementação do projeto.
O time
Alinhado em garantir o sucesso completo do projeto de forma pragmática e flexível, através de uma equipe multifuncional, de alto comprometimento, com experiências e competências adequadas. 
Organização do Projeto
Descrição das Responsabilidades
Plano de acompanhamento e controle
Para início das atividades, o Assistente de TI verificará os softwares e hardwares dos integrantes para detectar possíveis inconsistências nas referidas máquinas com os programas requeridos para esta atividade. Detectada alguma inconsistência, será solicitada pela Gerência a substituição do equipamento.
A principal ferramenta de comunicação entre a equipe será o Microsoft Teams (MT), por se tratar de um programa já disponível no Pacote Office, sendo este oficial da empresa. Este programa se faz eficiente pois além ter uma interface amigável com o usuário, não requer máquinas específicas para rodar, minimizando os custos de implantação 
O time além de usar o Teams, contará com uma rede interna para compartilhamento de documentos em tempo real. Os computadores contarão com o software de proteção contra invasão de hackers (Sandra, talvez consiga especificar melhor este ponto). As informações que circularão dentro desta rede serão criptografados garantido o sigilo das informações, criando um ambiente seguro de trabalho.
Cada colaborador receberá um incentivo de R$1.700,00 que consiste em um auxílio para adequação da casa do colaborador ao ambiente de Home Office, garantindo as melhores condições de ergonomia(mesa, cadeira, apoio de braço e pés), além de instalações de uma rede de alta velocidade em sua residência, já que o trabalho será estritamente remoto.
No inicio de cada dia, será realizada uma reunião de curta duração, para que cada colaborador exponha o que desenvolverá ao longo do dia. Ao fim de cada expediente o assistente de comunicação se reunirá com os demais assistentes de cada área para uma breve reunião de avanço de projeto, para atualização do cronograma e seu posteriorenvio ao Gerente de Projetos e os demais integrantes da equipe para discussões da estratégia semanal. Nesta reunião todos deverão expor os principais problemas e possíveis soluções para que o Gestor do Projeto possa providenciar solução para as demandas requeridas. A cada 15 dias, um relatório atualizado será encaminhado a Jason com a evolução dos trabalhos.
A fim de cumprir a legislação e evitar fragilidade jurídica, será especificado um horário núcleo, onde cada integrante poderá cumprir sua carga horária diária de trabalho.
Monitoramento de resultados
Com os stakeholders: reuniões frequentes (KPI de avaliação, evolução do programa)
Com o patrocinador, mentor: reuniões mensais de follow-up
Com os participantes do projeto: sessões de feedback individuais e frequentes 
Com a gerência da equipe: sessões de revisões para avaliação e integração de novas competências e mudanças necessárias, reuniões coletivas para avaliações de expectativas. 
Avaliação do Programa:
Avaliações trimestrais
Avaliação ao fim de cada módulo 
Avaliação no encerramento do programa
Avaliação após 6 meses de conclusão do projeto 
Cronograma
Third Place/Defesa Jurídica
Ante ao exposto pelo Conselheiro Jurídico Dr. Robert Amico, onde o mesmo recomenda, através de parecer, a suspensão temporária do processo de seleção para o Projeto Argonáutica, contestando o método Third Place, nós da Equipe Euridamante, apresentamos pontos importantes do quanto essa forma de trabalho agregará a empresa ARGO Menthor.
Inicialmente, cumpre destacar a essência do trabalho em Third Place, sendo este uma modalidade de trabalho remoto, onde o colaborador pode exercer suas funções de onde quer que esteja, sem a necessidade de realizá-lo necessariamente em sua residência, como o caso do Home Office.
Importa ainda trazer à tona que o teletrabalho mesmo se tratando de um assunto atualmente em voga, o mesmo tem sua aplicabilidade vinculada diretamente ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação. A sociedade vem interagindo cada vez mais de maneira remota, não sendo diferente no ambiente empresarial.
Tratamos aqui, do futuro das relações interpessoais, não só no trabalho, mas em todos os atos da vida cotidiana. 
Neste sentido, destaca-se que diferentemente do afirmado, o teletrabalho possui amparo na legislação trabalhista, tendo disposições especificas no artigo 75-A CLT e demais Legislações correlatas. Acrescenta-se que a norma ainda dispõe da forma que o teletrabalho deve ser prestado, garantindo ao empregador a segurança jurídica, para defesa dos interesses da empresa diante de tal forma de trabalho.
O colaborador que atue no regime de Third Place tem sua função regulamentada pela Lei, devendo cumprir limites formais na realização de seu trabalho, podendo ser ele pela pactuação de carga horaria ou cumprimento de metas. 
No que tange a efetividade no monitoramento de tal forma de trabalho, trata-se de um dos pontos chaves do teletrabalho, uma vez que é possível aos Diretores maior controle e interação com os colaboradores, utilizando-se das ferramentas de áudio e vídeo para reunir-se em tempo real com a equipe contratada, independentemente da localização de cada membro.
Destaca-se que o teletrabalho possibilita que uma equipe multidisciplinar trabalhe alinhada com as necessidades da empresa, tendo como sua aliada a tecnologia. Por todos os motivos expostos acima, acreditamos que a decisão acertada é na continuidade do Projeto Argonáutica, visto que assim, se tratando de uma medida inovadora, o Third Place se enquadra perfeitamente aos princípios da empresa Argo Menthor.

Continue navegando