Buscar

Avaliação de Pesquisa I Romulo G Rezende Jr


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Materiais de Construção Mecânica
Aluno (a): Romulo G. Rezende Jr
Data: 26/03/21
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. As propriedades físicas, estas estão relacionadas com as informações que podem ser coletadas e analisadas sem que a composição química da matéria mude, ou seja, resultam em fenômenos físicos, e não químicos. As propriedades físicas podem ser subdivididas em:
As propriedades físicas podem ser subdivididas em gerais ou específicas, organolépticas e intensivas ou extensivas.
2. As propriedades mecânicas são o alvo da atenção de uma gama de pessoas e grupos, como, por exemplo, produtores e consumidores de materiais, organizações de pesquisa, agências governamentais, entre outros, que possuem diferentes interesses (CALLISTER; RETHWISCH, 2014). Entre as principais propriedades mecânicas dos materiais. Destaque e detalhe quais são: 
Resistência à tração
Resistência à tração, tratada também pelo conceito de limite de resistência à tração (LRT), é indicada pelo ponto máximo de uma curva de tensão-deformação e, em geral, indica quando a criação de um "pescoço" (necking) irá ocorrer. Em outros termos é a máxima tensão que um material pode suportar ao ser esticado ou puxado antes de falhar ou quebrar.
Resistência à compressão
O esforço de compressão é a resultante das tensões ou pressões que existe dentro de um sólido deformável ou meio contínuo, caracterizada porque tende a uma redução de volume ou um encurtamento em determinada direção.
Resistência à torção
torção é a tensão que ocorre quando é aplicado momento sobre o eixo longitudinal de um elemento construtivos ou prisma mecânico, como podem ser eixos ou, em geral, elementos onde uma dimensão predomina sobre as outras duas, ainda que seja possível encontrá-la em situações diversas.
Resistência ao choque
Resistência ao desgaste
Desgaste é a perda progressiva de material devida ao movimento relativo entre a superfície e a substância com a qual entra em contato[1]. Está relacionado com interações entre as superfícies e, mais especificamente, a remoção e a deformação do material sobre uma superfície como resultado da ação mecânica da superfície oposta.
Resistência à fadiga
Fadiga mecânica é o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação.[1] O estudo do fenômeno é de importância para o projeto de máquinas e estruturas, uma vez que a grande maioria das falhas em serviço são causadas pelo processo de fadiga, cerca de 95%.
3. Quando uma peça metálica é submetida a uma força de tração uniaxial, ocorre deformação, que, segundo Smith e Hashemi (2012), pode ser:
Deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original. 
Deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.
4. Os processos de conformação são comumente classificados em operações de trabalho a quente, a morno e a frio.
Os processos de conformação são comumente classificados em operações de trabalho a quente, a morno e a frio. O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização).
5. Os campos eletromagnéticos podem interagir com partículas carregadas em materiais, produzindo condutividade, polarização dielétrica e características magnéticas. A extensão na qual o comportamento elétrico e magnético e a condutividade podem ser variados é afetada principalmente: 
1. As energias dos elétrons na camada de valencia;
2. O spin dos elétrons nos átomos;
3. A estrutura do material, cristalina ou amorfa.
6. Entre os tipos mais comuns de magnetismo, tem-se os seguintes, de acordo com Callister e Rethwisch (2014). Detalhe:
Diamagnetismo é o termo utilizado para designar o comportamento de materiais que são repelidos na presença de campos magnéticos, ao contrário dos materiais paramagnéticos e ferromagnéticos que são atraídos por campos magnéticos.Paramagnetismo.
Ferromagnetismo é o mecanismo básico pelo qual certos materiais (como ferro) formam ímãs permanentes, ou são atraídos por ímãs. Na física, vários tipos diferentes de magnetismo são distinguidos. Ferromagnetismo (incluindo ferrimagnetismo) é o tipo mais forte e é responsável por fenômenos comuns do magnetismo encontradas na vida cotidiana.
Antiferromagnetismo é o ordenamento magnético de todos os momentos magnéticos de uma amostra, na mesma direção mas em sentido inverso (por pares, por exemplo, ou uma subrede frente a outra). Um antiferromagneto é o material que pode apresentar antiferromagnetismo.
7. A grande maioria dos metais e ligas, assim como semicondutores, cerâmicas e alguns polímeros possuem estrutura cristalina na qual os átomos ou íons apresentam íons de longo alcance. O arranjo atômico espacial estende-se a distâncias bem maiores (acima de 100 nm). Os átomos ou íons desses materiais formam uma grade regular, repetitiva e tridimensional que compõem os chamados materiais cristalinos. Descreva como são apresentados por Askeland e Wright (2015):
Monocristalinos: constituídos por um único cristal em toda a extensão do material, sem interrupções. Policristalinos: constituído de vários cristais ou grãos, cada um deles com diferentes orientações espaciais. Os contornos de grão são regiões separando cristais de diferentes orientações em um material policristalino.
8. A deformação plástica de uma amostra metálica policristalina a tempe-raturas consideradas baixas em comparação à sua temperatura absoluta de fusão produz alterações microestruturais e mudanças nas suas propriedades que incluem, segundo Callister Jr. e Rethwisch (2014): 
Alteração na formação de grão, endurecimento por encruamento e aumento na densidade das discordâncias. 
9. As imperfeições nas redes cristalinas são classificadas de acordo com sua geometria e forma, e podem envolver uma irregularidade na posição ou no tipo dos átomos. O tipo e o número de defeitos dependem: 
O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias
sob as quais o cristal é processado.
10. Askeland e Wright (2015) mencionam que o emprego dos métodos de cálculo em conformação plástica tem por objetivo determinar os esforços, tensões e deformações a que estão submetidas as peças conformadas e as ferramentas, a fim de:
Possiveis falhas durante o processo, define o tipo e a capacidade dos equipamentos e e define o número de etapas do processo a ser empregado.
%;
G$#$
	
Avaliação de Pesquisa I: Materiais de Construção Mecânica