Buscar

Estudo de Caso Quimíca Geral e Orgânica UNINGA 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta: 
De modo geral, este fato aconteceu devido a presença de carbono quiral (quando uma molécula orgânica possui um átomo de carbono com quatro substituintes) que faz com que a Talidomida possua dois enantiômeros. Portanto para cada átomo de carbono quiral pode escrever duas estruturas moleculares distintas. Ambas as estrutas são muito parecidas, no entanto, são distintas em suas propriedades químicas.
A Talidomida tem sua produção química a partir do ácido glutâmico que gera uma mistura racêmica, ou seja, possuía o enantiômero (R) que possui função terapêutica e o enantiômero (S) que causa má formações durante a gravidez.
Darei como exemplo o aspartame que é uma molécula que possui isomeria óptica e por isso possui uma ação diferente.
 Seu enantiômero (S) possui sabor doce, os adoçantes com aspartame são extremamente perigosos por estarem presentes em todaparte, em alimentos dietéticos, até mesmo em Vitaminas para crianças, remédios, pudins, gelatinas, porém seu enantiômero [R] possui sabor amargo. O aspartame é uma droga que destrói o sistema nervoso e o cérebro. Sua molécula tem três componentes: ácido aspártico, fenilalanina e metanol.
Por isso, neste periodo foram registradas cerca de 12 mil crianças com má formação. Entre os efeitos colaterais que a talidomida pode causar nos fetos estão: desenvolvimento incompleto ou defeituoso dos membros, malformação no coração (como a ausência de aurículas), intestino, útero e vesícula biliar; efeitos nos músculos dos olhos e da face, surdez, defeitos na tíbia e no fêmur, entre outras.

Outros materiais