Buscar

Tema ENEM 2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil(redação boa 960)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em pleno século XXI, a democratização do acesso ao cinema é uma questão a tratar. Nesse sentido, Tese percebe-se que foram privilegiadas as áreas mais desenvolvidas do Brasil, e assim, as regiões Norte e Nordeste foram excluídas do universo fantástico do cinema. Nesse viés, urge que o Quem vai resolver o problema. Ministério da Cidadania, em sinergia com empresas privadas, una esforços para melhorar o acesso ao meio cinematográfico.
 Nesse contexto, ARG.1 é coerente destacar que o acesso à cultura, no Brasil, é muito distinto e nivelado a classes sociais, outra questão é a diversidade dos costumes dos povos brasileiros. EXPLICAÇÃO DO ARG. 1 Em síntese, as classes menos privilegiadas, dificilmente têm acesso às salas de cinemas. Nesses termos, REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL 1 é mister buscar na obra “Abapuru", de Tarsila do Amaral, uma explicação para o que acontece na sociedade na era vigente, já que, na figura, retrata um indivíduo de membros grandes e pequena cabeça, evidenciando uma sociedade que negligência o debate no sentido da disponibilização do acesso ao meio cinematográfico para população periférica e interiorana.
 Outrossim, + ARGS a desigualdade social que assola o país é um grande impasse para o acesso às salas de cinemas. Ademais, a carência de políticas públicas voltadas para esse meio ainda é bastante tímida. Nessa ideia, da ineficácia de ações engajadoras na valorização do cine REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL 2 pode ser explicada pela teoria de “Anomia social”, de Durkhein, visto que, é bastante controverso, o fato de um de um país, em desenvolvimento, não conseguir disponibilizar o acesso ao cinema para população pobre. Logo, tem-se um problema que precisa de engajamento rápido dos atores sociais.
 QUEM?/ O QUE?/ COMO?/ DETALHAMENTO DE COMO VAI FAZER/ PARA QUÊ. Portanto, urge que o Ministério da Cidadania, em parceria com empresas privadas, construa salas de cinemas nas periferias e pequenas e médias cidades do interior. Essas ações podem ser feitas por meio de recursos advindo de impostos arrecadados dos cidadãos, bem como pela parceria público-privado. Desse modo, o acesso ao cinema será expandido e a população desfavorecida será beneficiada.

Continue navegando