Buscar

1397817_1842841_TEOLOGIA JORGE

Prévia do material em texto

2
PECADO ORIGINAL
COMO TUDO COMEÇOU E AS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELO HOMEM APÓS A CRIAÇÃO DA TERRA 
LEMES PEIXOTO, Jorge
RU:1397817
Bacharelando em Teologia no 
Centro Universitário Internacional Uninter
MUNIZ, Cinara Alves Vieira 
Professor orientador convidado
RESUMO    
Desde o início da criação Deus deu ao homem o livre arbítrio, em teste ao seu caráter, porém, antes disso acontecer, existiu a queda de Lúcifer, um dos anjos querubins mais dedicados a Deus e que tornou-se ambicioso pelos poderes do Criador. O ódio o corrompeu, fazendo-o, diante de suas escolhas, optar por aquelas com as quais não seria mais aceito no céu. Deus ainda foi misericordioso tentando fazer com que Lúcifer mudasse seus pensamentos. O Pecado torna-se nítido através de atos de desobediência contra as leis de Deus, Lúcifer, além de fazer uma rebelião, foi expulso com seus seguidores do céu, o ódio assenta-se em seu coração. Após isso, buscou uma forma de corromper o homem, criando a desconfiança entre a mulher (Eva) para com Deus. A humanidade ainda vive em um lugar lindo, que foi criado com o mais puro amor, no entanto, ainda existe uma dificuldade em aprender a amar. O pecado que se torna imperdoável é não reconhecer o erro, pensar que o Criador deu uma oportunidade a Lúcifer de reconhecer sua ambição e se arrepender, fez a terra e deu ao homem a simples missão de não comer o fruto de uma única árvore, colocou seu Filho para morrer pelos pecados dos homens e, ainda, dispõe-se do livre arbítrio, que não conduz diretamente ao erro, mas sim a escolhas, dessa forma existe a escolha, entre o bem e o mal.	
Palavras-chave: Lúcifer. Criador. Pecado. Livre arbítrio.
 
1. INTRODUÇÃO   
Hoje em dia o homem está em fase de constantes e cada vez mais rápidas mudanças culturais, tecnológicas, onde tudo é afetado no seu cotidiano durante toda a vida. 
O mundo não é o mesmo há muito tempo e está se moldando conforme o comportamento humano. Muitos compreendem a si mesmos, como pessoas que podem fazer e ser mais que Deus. Hoje o ser humano se coloca acima da Divindade e se esquece de onde veio tanta misericórdia, não sabendo o que fazer com o certo e o errado. 
O pecado tornou-se normal, um ato cotidiano, o homem está em função do pecado, seus atos com o mundo e com o próximo já estão fora do limite, não está normal. Dá-se muita importância para o consumismo, o materialismo, as condições de vida que deveria ser adquirida de forma honesta. O homem se perdeu, cortou suas relações de fé com Deus. 
 Essa realidade se encontra engendrada constantemente na sociedade e Deus mesmo assim, está junto ao homem para tentar mudar tudo isso. 
O mal existe no mundo desde que o pecado foi originado através Adão e Eva, houve ambição, inveja e muitos outros sentimentos que geram o mal existente no mundo. 
Ao entender o pecado através do ponto de vista teológico, é possível entender as consequências já enraizadas e as que ainda serão geradas na humanidade. A discórdia, a violência, a ânsia por poder de todos os países, a guerra, o desrespeito entre as pessoas que convivem juntas, a forma de atitude descontrolada por coisas irrelevantes e até mesmo o sentimento do ego, por desejar ser melhor do que o outro. Tudo isso corrompe a humanidade e é onde o controle deveria existir, para que alguém pudesse de uma certa forma conciliar seus pensamentos com suas atitudes, que possibilitaria repensar e analisar os seus atos, e compreender no que pode melhorar. Tudo depende de como os pensamentos são nutridos. 
2. A ORIGEM DO PECADO    
No vídeo “Rebelião nos Céus - A origem do pecado”, relata a forma que o pecado foi originado.
No primeiro livro da bíblia, identifica-se uma passagem que trata desta origem, após a criação do mundo, do homem etc., porém, relatos desse vídeo sobre a rebelião no céu, indicam que houve um acontecimento antes da criação da terra. 
O céu governado por Deus, nos é descrito como um lugar lindo e perfeito cercado de querubins, denominados seres de uma posição elevada e sua responsabilidade é intima com relação ao trono de Deus, são defensores da palavra do Criador. 
Um deles foi o ser mais exaltado de toda a criação, a mais grandiosa obra de Deus, um ser celestial, que destacava-se por sua beleza e força, através de seu poder de liderança ficava rodeado de querubins, seu nome era Lúcifer, que significa “o portador da luz”. 
Lúcifer ocupava uma posição privilegiada no mundo espiritual, Deus não lhe criou como um ser do mal, mas a soberba, o fato de querer ocupar o lugar de Deus gerou nele uma transformação que, por sua vez, gerou uma rebelião, na qual principia-se o pecado antes mesmo da criação da terra. 
Mesmo rodeado de tanta glória, seus pensamentos começaram a ficar estranhos. Estando insatisfeito, transformou sua vontade em ação e junto dele muitos anjos caíram por acreditar nas suas mentiras, após o amotinamento foram expulsos juntamente com Lúcifer para o mais profundo abismo. Nesse momento, Lúcifer tem como fidelidade a luta contra a Deidade. 
Por Deus dar o poder de escolha a Lúcifer (livre arbítrio), quis Este que houvesse arrependimento, no entanto a cupidez pelo poder era muito maior. 
O céu foi manchado antes mesmo da terra ter sido o alvo da profanação. 
 
2. A CRIAÇÃO DO MUNDO  
No site Respostas Bíblicas de 2014 - 2021, relata como foi a criação do mundo segundo a Bíblia:
Deus resolveu criar algo novo e trabalhou para dar início à criação na terra, formou cada elemento e deu a vida a toda criatura, em uma semana Deus formou o mundo que conhecemos. 
· No primeiro dia- Deus disse “haja luz” e assim surgiu a luz sendo separada da escuridão, da qual surgiu a luz do dia e a escuridão da noite.  
· No segundo dia – Deus Criou o céu por cima da terra, separando a água do céu. 
· No Terceiro dia – Deus Criou a terra seca deixando exposta parte da superfície com a separação águas formando os mares, também criou a vegetação de todas as espécies, todas com capacidade para reproduzir. 
· No Quarto dia – Deus criou o espaço, as estrelas, o sol e a lua para iluminar a terra, assim marcaria a passagem do tempo como os dias, os meses e os anos. 
· No Quinto dia – Houve criação dos animais aquáticos, das aves que viviam na terra e das que poderiam voar no céu, abençoou cada animal e ordenou sua reprodução no mundo. 
· No Sexto dia- Criou cada espécie de animal terrestre que não poderia voar, foram também abençoados e ordenados a reproduzir. Depois Deus falou consigo mesmo e decidiu formar um ser à sua imagem e semelhança para dominar os animais que havia criado, então surgiu o homem e a mulher, Adão e Eva que também foram abençoados, Deus deu as plantas como alimento para o homem como também para todos os animais. 
· No sétimo dia- Deus santificou esse dia como o dia do descanso, viu que tudo o que tinha criado era bom, e estava satisfeito. 
 
4. O INÍCIO DO PECADO DO HOMEM NA TERRA 
Quando Deus criou o homem e a mulher, também concedeu-lhes o poder de escolha (livre arbítrio), assim como havia feito com Lúcifer e os colocou no Jardim do Éden, ordenando como fidelidade uma prova de amor e lealdade, que era não comer o fruto de uma única árvore, que ficava centralizada no jardim, chamada de árvore do conhecimento do bem e do mal. 
Através dessa prova de amor, foi vista por Lúcifer, uma oportunidade para acabar com os planos de Deus mais uma vez.  
Ao ponderar-se que até hoje os pensamentos humanos são testados, é possível compreender como foi a manipulação da serpente naquele dia, ao tirar a paz de Adão e Eva e fazer com que os dois não fossem fiéis ao amor de Deus, esse era o plano perfeito, a tentação que até hoje cerca com curiosidade os pensamentos da humanidade.  
Eva estava sozinha e essa foi a oportunidade de satanás, que transmutado em serpente aparece para a mulher e coloca assim seu plano em ação, manipulando e gerando desconfiança em Eva sobre a real intenção de Deus. Satanás então começa a ter o domínio e o poder da situação, ali se inicia também o pecado na terra. 
O ser humano é manipulado a todomomento pelos seus próprios pensamentos e Eva convenceu seu marido Adão que também comeu o fruto. 
Depois de tal ato, suas “túnicas” desapareceram e ficaram ali, com o conhecimento de sua nudez. Com essa transgressão, a vergonha apoderou-se, a paz foi retirada do casal e tomou conta a tormenta. Estavam sobre a Influência de Satanás, foram advertidos pelo Criador e expulsos do jardim. Deus ainda perguntou a Adão por que ele comeu o fruto, tendo como resposta uma tentativa de responsabilização de Eva, não assumindo sua culpa. 
Existem muitos momentos em que o homem, para livrar-se da sua responsabilidade por algo, não assume o erro que é consequência de suas próprias escolhas, de seus próprios atos.  
Adão e Eva cometem o pecado da ambição, os desejos da carne e os pecados fluíram como Satanás queria e, após um tempo, começaram a ficar doentes, a vida nunca mais foi a mesma. Muito tempo depois, os erros cometidos foram causa de suas mortes. As plantas e os animais ficaram infectados pela maldição, tendo início o pedantismo, a humanidade começou a ficar separada do amor de Deus, distantes de tudo que fora criado com tanto amor. Hoje, pondera-se como o mundo era perfeito e como está nos dias de hoje. 
A escolha e o erro de Adão e Eva sob tentação, foi pensar que poderiam ser como Deus, eles confiavam na palavra do Criador, mas tinham também a escolha de se tornarem como “Deus”, tornando-se assim, seus próprios deuses, como disse a serpente. 
Por escolherem a dependência, houve a mudança e ficaram envergonhados por tal atitude. Deus confronta Adão que coloca a culpa em Eva, porque a criação da mulher foi Dele, Eva por sua vez culpa a serpente, e assim, dessa forma, ninguém assume nenhuma responsabilidade, não admite nenhuma culpa, se vitimaram. 
Ali realmente foi onde tudo começou no tocante ao comportamento do homem, e isso foi hereditariamente sendo alocado na natureza humana, esse ser independente com seus pensamentos e atitudes, tudo o que começou aquele dia, continuou. Quando Adão errou com a sua atitude, por mais que os seres atuais não disponham da responsabilidade direta desse ato, contudo, vive-se ainda as consequências da sua decisão, mesmo não querendo ser deuses, todavia, permanecem, através ainda das suas atitudes atuais, longe e separados do amor de Deus. 
O homem permanece ainda polêmico, por estar diariamente inseguro da posse de sua casa, pelo temor do roubo, pela pouca disposição a confiar em seus semelhantes. Emitindo a sociedade notícias não agradáveis, os sistemas econômicos e culturais desenvolvem-se com dificuldade e insegurança, tendo que adaptar-se a algumas atitudes egoístas, indiferentes etc., ou mesmo a inação dos observadores diante destas. Sendo assim, a humanidade fada-se ao erro e não vive a vida da forma como foram originalmente criadas para viver.
O erro é potencialmente um amigo quando se aprende com ele, ou um poderoso inimigo se usado de forma prejudicial. Não pode-se ignorar nenhuma dessas coisas. 
A imagem da qual o humano fora feito, está maculada, mas ainda é a mesma compleição, porém os comportamentos, as ações morais tornam-se impeditivos, no entanto, Deus ainda tem planos para sua criação, crendo que tudo possa melhorar, mas a atitude de impotência com as pessoas, as prendem de forma significativa e, através do medo e da insegurança, são estes bloqueados e deixam de enfrentar seu erro e ajudar a si próprios confiando em alguém. 
A confiança acontece quando mostra-se a verdade em suas palavras, destarte, o medo se torna invisível diante de um ato de verdade, deve-se acertar o alvo. 
5. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
Adão pecou e “condenou” com essa ação todos seus descendentes, atualmente apenas se está dando continuidade a isso, destarte, todos são pecadores condenáveis diante do Criador. 
A desobediência é o pecado, a escolha pelo erro é o pecado, e assim, caracteriza a raça humana, tornou-se algo que nasce com o homem e é desenvolvido com o tempo através de seu comportamento.  
As consequências geradas pela heresia através da tentação, culpa o juízo, e a redenção, cedeu controle para Satanás dominar a terra, pois hoje o mundo está muito vulnerável. As leis, as ordens e os poderes pelo mundo, políticas que geram leis de descriminação de forma fútil. O descontrole, as mortes, tudo isso faz com que haja uma cobrança pelas atitudes tomadas.  
O homem não é uma máquina, é um ser original que dispunha de total liberdade de escolha e se escolhesse obedecer à Deus, ainda seria um reflexo puro da imagem Deste.  
As principais consequências do pecado são a morte e a separação do amor e da presença de Deus, e isso gera tanto sofrimento que se torna incalculável, o transtorno que lhes tira a paz.  
No início do pecado na terra, Deus ao saber que Adão e Eva o desobedeceram, propiciou suas mortes espirituais, trazendo a estes, as doenças e as infelicidades, haja vista que foi retirado a sua paz ao ficarem longe de Deus. Quando se está longe Dele, nada fica fácil. 
Nesse início de desobediência a terra teve sua punição, foi amaldiçoada e tudo que foi criado perfeitamente começou a se deturpar, um lugar difícil de viver. 
Houve dor e sofrimento, a convivência entrava em conflito, mas percebe-se que a pior das consequências é ficar longe de Deus, longe de Sua presença, porque o pecado é ir contra a Sua vontade, e o inferno é uma eternidade sem Deus. 
 Outras consequências que o pecado pode gerar são: 
· Relacionamentos: A confiança do outro envolve testes, nada fica fácil de acreditar, a fidelidade rompida deixa uma desconfiança eterna entre as pessoas; 
· Culpa – Saber que traz a tormenta da culpa, não se tem um bom relacionamento com ninguém, quando se tem esse sentimento no seu coração, muitos indivíduos que são culpados também não admitem colocando a culpa no outro, preferem acreditar apenas na sua verdade e não na verdade de Deus; 
· Desastres naturais - O homem colhe o que planta: a fome, o dilúvio etc. são produtos da maldição da desobediência da terra, os animais sofrem assim como a humanidade com queimadas, falta de água, consequências muitas vezes geradoras de morte, por deixar a criação doente, por não cuidar da vida e da casa que Deus fez estes; 
· Doença - O corpo físico começa a ficar debilitado depois de tanta preocupação, a morte acelera de forma descontrolada, muitas crianças têm a vida interrompida por falta de cuidados através da culpa e do pecado do outro. 
O pecado não conseguiu retirar do homem a imagem de Deus, contudo, o fez violento, imoral e corrupto e isso virou uma praga, um corrompendo o outro. Satanás tem o poder de atormentar. 
Deus fez o homem sua imagem e semelhança, em um lugar lindo, mostrando-lhe o amor, oferecendo o livre arbítrio, no entanto, hoje o caráter de um homem é a soma de todas as suas escolhas, é uma consequência destas. 
 
6. HAMARTIOLOGIA: A DOUTRINA DO PECADO  
 
A hamartiologia significa doutrina do pecado, é a junção de duas palavras gregas: Hamartia: pecado e Logia: estudo. 
Entende-se que o pecado é ir contra as leis de Deus, quando corta-se a relação com ele, o Criador. 
Deus mostrou ao homem as consequências das suas atitudes, porém este ainda desvia-se a ponto de se tornar racionalmente perdido, o indivíduo, capaz de fazer as coisas mais belas, também é dotado de capacidade para praticar os atos mais tenebrosos. 
O pecado independe de raça, cultura ou posição social, ele está livre para quem quiser praticar. 
Ao ficar longe de Deus, o homem está mais propício a atitudes que não se deve praticar, em todos os momentos este é tentado e testado pelos seus próprios pensamentos. 
O homem tem que conviver com esse desvio de comportamento, tentando atingir o alvo certo. 
As leis são algo que busca-se praticar todos os dias, porque o homem é refém das consequências de seus atos, de suas escolhas. Há um vão sofrimento, um auto servidão criada enquanto procura-se eternamente soluções de problemas que poderiam ser evitados ao não praticar determinados atos. 
O ser humano cria regras, acha que tudo o que faz pode virarlei, normatiza atitudes de violência no meio da sociedade. 
Primeiro deve-se entender sobre o pecado e a originalidade dele, e consequentemente, aceitar que o mundo convive com isso e que tenta lidar com a situação. 
O livre arbítrio é a escolha que define a consequência, seja ela do bem ou do mal. 
 
6.1 O que significa pecado bíblico? 
O pecado é desobedecer as Leis de Deus, entrou na humanidade com a queda do homem através de Adão e Eva (Gênesis 3).  
É chamado de “pecado original”, pois ele não ocorre por influência externa e sim sobre a própria vontade da raça humana, Adão iniciou a perversão de toda a humanidade, e assim todos os homens já nascem com uma natureza depravada e corrupta (Romanos 5:12) 
 
6.2 Existe pecado imperdoável?   
 Quem peca contra o Espirito Santo geralmente imagina que não exista perdão, não obstante, se um cristão tem em seu coração amor por Deus e temor a Ele, com certeza não existe blasfêmia contra o Espirito Santo. 
 
 Reconhecer os erros é mudar, algo que exige fé, se perdoar e seguir a vida de forma clara tendo responsabilidade. 
 O pecado se torna imperdoável quando temos a consciência do erro e não admitimos arrependimento, pois não estamos dando chance para sermos perdoados. 
6.3 A Remissão do pecado 
 Deus é grandioso e justo, porém, também misericordioso, reivindicando a justiça em seu próprio caráter.  
 Foi misericordioso colocando seu único filho para morrer diante dos olhos do mundo, redimindo do erro, mediante a ressurreição de Cristo o homem foi reconciliado com Deus. 
 Deus perdoa os pecados de tal maneira, como se nunca houvessem sido cometidos, toda essa reconciliação é alcançada pela cruz, mostrou através de Cristo o caminho para a libertação, para a salvação.  
As pessoas sempre estarão em constante evolução, mesmo não observando o próprio erro, não acredita que a melhora seja rápida e constante, em razão de ser lentamente gradativa, a sociedade corrompe uns aos outros com suas tentações diárias. O pecado por sua vez, um dia teria que acontecer, pois se é livre de pensamentos, nem tudo que se pensa e faz é o certo. 
Deus realmente é paciente conosco e muitas vezes perdoa o que achamos imperdoável, mas a humanidade está passando por um dos momentos mais difíceis vividos na terra, realmente sendo testados pela paciência. 
Ao invés de tentar melhorar a convivência com a sociedade, com a natureza, está à frente de mais problemas criados pelo homem. O homem quer virar Deus! Exige que as pessoas obedeçam algumas leis que nos tornam prisioneiros de aceitações de sistemas sem sentido.
O livre arbítrio é a culpa, ou o tipo de condenação? Não se pode fechar os olhos para o erro, mas a sociedade induz a errar, hoje com a pandemia como se torna importante um emprego e como é sentido a falta do abraço, a dor quando se perde alguém, as vezes passar por isso é realmente necessário, pois a falta de amor estava tão normal que a vida ou o sentido dela não era a coisa mais importante, estava em descontrole de afeto total. 
Lúcifer errou pela ganância e poder, Adão e Eva pela tentação de querer se tornar como Deus e a sociedade em achar que pode comandar como Deus uns aos outros criando leis que muitas vezes não fazem o menor sentido. O pecado está no egoísmo e no egocentrismo, ninguém é melhor que ninguém, sejamos humildes, os sete pecados capitais nos fazem pensar que somos pecadores todos os dias, ainda assim se torna tão natural que já nem pensamos em ser pecadores por tais motivos, se torna normal. Por isso que a evolução existe, mas de forma lenta, já que o próprio ser humano está envolvido em boatos, tentações que o faz esquecer o verdadeiro sentido da vida. Ter Deus é ter tudo!
Cada vez mais as pessoas ficam distantes, colocando as pragas, os vírus, as mortes como culpa de Deus quando o próprio ser humano é o único responsável por tudo isso, desde a criação erramos o alvo por não assumir as responsabilidades.
Deve-se enfrentar os medos e receios todos os dias e ter a consciência das atitudes que tomadas, dedicar-se mais e querer mais todos os dias, a vida segue em constante aprendizado e estar preparados para uma evolução diária é a meta de todos.
Sabe-se como o pecado iniciou, temos chance de acertar todos os dias, as notícias sobre tudo que não é correto nos traz para uma realidade do que o ser humano se tornou, uma culpa parcial por medo e ambição, existe escolhas, temos as leis de Deus, somos racionais e pode-se fazer a diferença com atitudes diárias, a vida e o mundo tem solução, a atitude nos faz pensar e repensar no quanto somos fortes quando temos fé, e ter fé é ter Deus e ter Deus ter tudo.
METODOLOGIA 
A pesquisa teórica caracteriza-se pela consulta de livros, documentação escrita e site, que se faz sobre determinado assunto (RAMPAZZO, e CORRÊA 2008) fonte da pesquisa.
Em relação ao tratamento de dados, a pesquisa classifica-se como qualitativa, essa pesquisa não é um produto desprovido de sentido/significado que os autores sociais dão ao fato, pessoas, objetos que circulam o seu universo social (Douglas Bookman, Chamada da Meia-Noite setembro de 2002) fonte da pesquisa. 
Quantos aos objetivos, a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, como também aos procedimentos, são utilizados em relação aos dados, a pesquisa é bibliográfica, onde a mesma procura explicar um problema a partir das referências teóricas publicadas em documentos.  
Os dados foram coletados em livros, artigos e outros materiais publicados de dados que já foram coletados. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A pesquisa aqui disposta, embora não apresente fórmulas específicas que resolvam os problemas atuais da humanidade, ajuda a compreender a origem do pecado e como este desenvolveu-se até os dias atuais, orquestrando a realidade na qual a humanidade está inserida, além de algumas consequências desta, como o surgimento de novos problemas, as poucas soluções que é possível vislumbrar e a conscientização das leis da ação e reação, de que sempre colhe-se o que se planta. No entanto, aqui também encontra-se a esperança, o poder e o significado do perdão que Deus pratica, para que sirva de exemplo para as ações humanas. Deus é simplesmente maravilhoso, merecedor de toda a adoração e obediência, sendo ainda a única esperança para a salvação, através da fé em Cristo.
Pode-se ainda, através das informações aqui pesquisadas, compreender como o pecado na atualidade apresenta-se como uma conduta normal, comum, pouco repreendida e como a isso chegou, através de sua manipulação desde o início da criação. Muitos estão separados de Deus nesse momento, e isso atinge não apenas o homem, mas também tudo ao seu redor. Nas sociedades atuais, é possível observar toda a desconfiança, o desamor, a falta de esperança, e isso nada mais é que a consequência, o efeito, a reação oriunda dos atos praticados pelo homem, que é sustentado por sentimentos egoístas, ruins, mesmo com Deus a todo momento e de todas as formas tentando mostrar sua misericórdia, sua compaixão para com a humanidade.
Nesse contexto, é possível compreender como é alimentado o pensamento humano, como as atuais decisões estão maculadas pelas reações de ações passadas, mesmo que de outras gerações, sendo assim necessário que busque-se algo fora do homem para que haja mudanças, é necessário buscar e permitir a presença de Deus. Diante de incertezas, medos, tribulações, deve-se ponderar que Deus está sempre presente e agindo de acordo com Seus ensinamentos, Ele pode transformar esses sentimentos nocivos em certezas, em coragem, em paz. Dispondo o homem do jugo da escolha, nunca este pode esquecer que opta-se pelo que semear, não pelo que se colhera.
O conteúdo pesquisado e aqui apresentado, fornece informações suficientes para compreensão que o pecado teve origem, ainda impera nas ações humanas e permanecerá assim, pelo menos enquanto não houver consciência prática da humanidade em assumir suas responsabilidades e buscar a mudança através de Deus. Ser grato pela existência, pelavida, pela família, enfim, por todos os dons que Deus concedeu, além de ser uma obrigação, é algo tão simples, tão óbvio que muitas vezes está tão diante dos olhos que nem é percebido. Mas tudo é aprendizado, a famosa "escola da vida", onde tem que se conciliar ser um líder e um servidor em uma mesma existência, simultaneamente, e a mais importante matéria é o respeito para com o Criador e com sua criação, com o fragmento de Deus que há em todos.
Todo o material pesquisado, livros e sites, e aqui citados, permitem um entendimento de como tudo aconteceu, da origem do mal. Através disso é possível encontrar diversos exemplos de atitudes, de pensamentos que refletem o bem e o mal através respectivas escolhas, dos objetivos buscados e de suas naturais e inevitáveis consequências. Através disso é de fundamental importância que se pondere sobre as ações que pratica-se hoje, sempre objetivando o futuro, o bem das gerações vindouras. Ao amar e buscar a Deus em todas as ações, ao contemplá-Lo em todas as escolhas, semeia-se o amor e indubitavelmente se colherá a paz.
REFERÊNCIAS
BÍBLIA, AT. NT In: BÍBLIA. Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamentos. 
Tradução: Almeida, João Ferreira de. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993  
Rebelião nos Céus- A origem do pecado,26/06/2012 Jesus Cristo, Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=cY2j8ANfMfo>   Acesso em: 03/10/2020 
Bookman, Douglas. Chamada da Meia-Noite setembro de 2002) Disponível em: <https://www.chamada.com.br/mensagens/queda_satanas.html> Acesso em: 
20/11/2020 
 
VALADÃO, Pastor Márcio. A salvação é pela graça. O Tempo. 31/07/2018. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/opiniao/pastor-marcio-valadao/asalvacao-e-pela-graca-1.2007191> - Acesso em: 03/10/2020 
 
TIMM, PR Alberto R. O que é o pecado contra o Espírito Santo? Bíblia.com. Disponível em: <https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-e-o-pecadocontra-o-espirito-santo/> - Pecado imperdoável - Acesso em: 03/10/2020 
 
CONE, Gero Daniel. O Que é Pecado? Qual o Significado de Pecado na Bíblia? Estilo a Oração, 2020. Disponível em: <https://estiloadoracao.com/o-que-epecado/> Acesso em: 03/10/2020 
 
SILVA, Gildo Augusto Rorato. O pecado e suas consequências, 29/01/2020 livro. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/PECADO-SUASCONSEQU%C3%8ANCIAS-resultado-humanidade-ebook/dp/B084D3HZKF /> 
Acesso em:20/11/2020 
 
A maior prova de amor de todos os tempos. O Plano da Salvação, 23/10/2018. Disponível em: <https://esperanca.com.br/espiritualidade/o-plano-da-salvacao-amaior-prova-de-amor-de-todos-os-tempos/> - Acesso em: 03/10/2020 
 
RAMPAZZO, E; CORRÊA, F. Z. M. Desmitificando a Metodologia 
Cientifica. Erechim, RS: Habilid, 2008. Wikipédia, aenciclopédialivre. Psicologia. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/o-pecadoas-suas-consequencias.htm> Acesso em: 20/11/2020 
Respostas Bíblicas, Como foi a criação no mundo? 2014 - 2021 © 7Graus.  Disponível em: <https://www.respostas.com.br/criacao-do-mundo/> - - Acesso em: 15/02/2021 
Ragnar, Corrompidos e errando o alvo. A Vida .30/06/2018. Disponível em: https://avida.livingwater.me/2018/06/30/corrupted-2-missing-the-Target/?gclid=CjwKCAiAsaOBBhA4EiwAo0_AnDA1AHzIW6MSLaZbtu8ITyDCt5 8X89-JSqFGcAkYMNBBV0WHGtEugxoCTyoQAvD_BwE Acesso em:15/02/2021 
TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Curitiba – Editora InterSaberes (Org.) – 2014 – página 184.

Continue navegando