Buscar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A decisão do mix de comunicação leva em conta que cada ferramenta promocional tem custos próprios, características, alcance e efeitos peculiares. Porém, é possível identificar na propaganda as seguintes qualidades:
d )
 Penetração, aumento da expressividade e impessoalidade.
QUESTÃO 2
Na história da comunicação empresarial no Brasil, tendo como antecedente o desenvolvimento das relações públicas, qual das opções abaixo melhor estabelece a cronologia dos eventos:
b )
Eduardo Pinheiro Lobo, em 1914, começa a trabalhar na empresa de força e luz Light e lá adota procedimentos inspirados nas práticas de Ivy Lee; criação do curso de RP pela Escola Superior de Administração e Negócios, em 1955; criação do curso de RP na Escola de Comunicações e Artes/USP, em 1968; fundação da Aberje, em 1987.
QUESTÃO 3
Robbins (2006, p. 328) apresenta um "processo de conflito" dividido em cinco estágios. Além dessa contribuição, de grande importância para se conhecer os vários momentos do conflito, sua morfologia, por assim dizer, o teórico desenvolveu técnicas para a resolução do problema. Dentre as técnicas, há uma que se caracteriza pela seguinte iniciativa: "a administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e depois comunica seu desejo às partes envolvidas". Indique a opção que corresponde a essa técnica.
c )
 Comando autoritário.
QUESTÃO 4
Sobre o uso do quadro de avisos como veículo de comunicação interna, alguns cuidados devem ser tomados, fato que você pode inferir das informações sobre mapeamento e segmentação, gestão de conteúdos comunicáveis, linguagem etc.
d )
Deve haver um responsável pela atualização; os informes devem ser curtos, em letras grandes, apropriadas para quem está em pé e de passagem. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.
QUESTÃO 5
Kotler e Keller (2012, p. 518-530), em seu livro Administração de marketing, apontam oito etapas para uma comunicação eficaz com a utilização das plataformas e estratégias relacionadas por eles. Indique a opção que inclui tão somente etapas citadas pelos autores.
d )
Identificação do público-alvo; seleção dos canais de comunicação; mensuração dos resultados da comunicação; gerenciamento do processo de comunicação integrada de marketing.
QUESTÃO 6
Gestão do Conhecimento é, em síntese, a transformação de conhecimento tácito em explícito. Sobre cada um desses conhecimentos é correto afirmar:
c )
 O conhecimento explícito apresenta-se como uma forma racionalizante, articulada e verbalizada.
QUESTÃO 7
Comunicação administrativa é "aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes" (KUNSCH, 2003, p. 152).
A noção de sistema referida acima somente se impõe se de fato ocorrer um permanente processo de comunicação, visando ao cumprimento de tais objetivos. Cabe à comunicação administrativa a convergência de ações de todos os processos, transformando os recursos em produtos, serviços ou resultados. De acordo com Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: "um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)" (1980, p. 6 apud KUNSCH, 2003, p. 153).
De posse dessas informações, assinale a opção que indica o fluxo que ocorre em organizações com estruturas menos centralizadas e com maior flexibilidade.
b )
 Transversal
QUESTÃO 8
De acordo com Sennett (2006), empresas que participam da globalização, ocupando mão de obra barata ao redor do mundo opõem esse modelo de organização às formas clássicas do taylorismo, com seu pendor burocrático, hierárquico e mecanicista, de onde a vanguarda capitalista atual vangloriar-se de ter substituído o segmentado pelo relacional e o mecânico pela invenção. Ora, um exame das transformações mais incisivas do novo capitalismo demonstra que a gestão de pessoas, em sintonia com os parâmetros estruturais das empresas, lança mão de três modelos de administração do trabalho - conforme o teórico - que não promovem vínculos sólidos entre os indivíduos, e destes com a empresa, enfraquecendo o sentimento de lealdade mantido durante décadas. Esses três modelos são assim designados: De acordo com Sennett (2006), empresas que participam da globalização, ocupando mão de obra barata ao redor do mundo opõem esse modelo de organização às formas clássicas do taylorismo, com seu pendor burocrático, hierárquico e mecanicista, de onde a vanguarda capitalista atual vangloriar-se de ter substituído o segmentado pelo relacional e o mecânico pela invenção. Ora, um exame das transformações mais incisivas do novo capitalismo demonstra que a gestão de pessoas, em sintonia com os parâmetros estruturais das empresas, lança mão de três modelos de administração do trabalho - conforme o teórico - que não promovem vínculos sólidos entre os indivíduos, e destes com a empresa, enfraquecendo o sentimento de lealdade mantido durante décadas. Esses três modelos são assim designados:
a )
 Casualização; dessedimentação; sequenciamento não linear.

Continue navegando