Buscar

O homem e o ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3 UA O homem e o ambiente
Exercícios: B D C A C
1. Alguns fatores fazem com que determinado edifício se torne um lugar melhor para o usuário. Das alternativas abaixo, assinale a que atende às condições indicadas ao bem-estar das pessoas que utilizarão tal construção.
B. Com relação à ventilação das edificações, devem ser consideradas taxas mínimas de ventilação e troca de ar de determinado ambiente. O ar deve ser purificado constantemente a fim de que a livre circulação possa remover até as nanopartículas de modo mais eficiente.
2. Existem algumas soluções voltadas à sustentabilidade e que podem ser consideradas para minimizar os impactos da relação do homem com o meio ambiente na arquitetura. Entre elas, está:​​​​​​​
D. Instalação de telhado verde modular sobre a cobertura a fim de aumentar o isolamento térmico e reduzir o consumo de energia.
3. É cada vez mais preocupante a situação do nosso planeta. O homem consome os recursos naturais, não se preocupando com o futuro. A poluição e o consumo exagerado de água, por exemplo, afetam diretamente toda a população, e nós nem nos damos conta a respeito de como estamos errando. Nesse contexto, qual é a função da pegada ecológica?
C. Medir o impacto, rastros ou consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a pegada ecológica de certa atividade, maiores são os danos causados ao meio ambiente.
4. O cuidado com o meio ambiente vai além de hábitos cotidianos. Com base no impacto gerado pelas construções e para não andar na contramão do desenvolvimento sustentável, o setor da construção civil desenvolveu diversas maneiras mais ambientalmente corretas de construção nos últimos anos. Pensando nisso, o conceito de construção sustentável é definido como:
A. Conjunto de boas práticas que deve estar presente em todas as fases do processo construtivo. Aspectos ambientais, sociais e econômicos precisam ser considerados em todas as decisões, desde a escolha do terreno e implantação adequada ao entorno, passando pela eficiente gestão do canteiro de obras, geração de resíduos, relação com os trabalhadores, definição dos materiais, de que modo afetará seus usuários e, por fim, sua manutenção e desmontagem.
5. Há estreita conexão entre o processo de desenho e a análise do lugar de implantação dos projetos, sobretudo no que diz respeito à leitura das potencialidades locais e de elementos que elevem as novas tensões da relação homem-natureza. Explorar as relações entre homem e arquitetura trata-se, muitas vezes, de incorporar a noção de natureza ao pensar projetual como força de ação permanente que traz consigo características muito exploradas na composição da arquitetura. São elas:​​​​​​​
C. Texturas, cores e temperaturas.

Continue navegando