Buscar

Comunidade, Cultura e Identidade Surda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desafio
Comunidade, cultura e identidade surda são três elementos que geram inúmeros questionamentos para aqueles que não frequentam a comunidade surda, que não entendem sobre a cultura dela nem sobre a identidade que os falantes da língua de sinais assumem.
Você é irmão de um surdo que participa da comunidade e da cultura surda e é fluente em língua de sinais, e, certo dia, uma pessoa de fora da comunidade e da cultura surda, isto é, que não saiba nada sobre língua de sinais, lhe questiona o seguinte: por que o seu irmão não foi oralizado e por que ele não usa aparelho auditivo ou implante coclear? Esses recursos não são importantes para ele sobreviver em sociedade?
Responda a esses questionamentos em, no mínimo, 15 linhas, explicando, ao mesmo tempo, sobre o valor e a importância da Comunidade, da Cultura e da Identidade Surda para os sujeitos surdos.
Sua resposta
Primeiramente, o surdo não necessita ser oralizado para se integrar à sociedade nem para conseguir sobreviver, pois existem alternativas a essa opção de transformar o sujeito surdo em um sujeito ouvinte. A oralização é uma opção que pode ser trabalhada no sujeito com o auxílio de um profissional fonoaudiólogo. Entretanto, não é um fator que impeça meu irmão de viver em sociedade. Ele tem como se fazer entender por meio da língua de sinais e, quando isso não é possível, ele usa o português escrito. Isso significa que ele não necessita oralizar para se comunicar e se fazer entender. Aprender a oralizar, para uma pessoa surda, analisando o contexto histórico, é sinônimo de privação linguística e frustração, pois a língua de sinais é deixada de lado na maioria dos tratamentos. Alguns surdos chegam a adotar um discurso mais extremista sobre a oralidade, dizendo que surdo que é surdo de verdade não pode ser oralizado. Eu não concordo com essa visão extremista, pois acredito que a oralidade pode ser mais uma alternativa de comunicação para o sujeito surdo, desde que a língua de sinais não seja excluída no processo de ensino da oralidade. Tudo que circula os extremos é ruim, mas é esse posicionamento que nos dá um bom exemplo de identidade surda militante, a qual busca o reconhecimento da comunidade, da cultura e da identidade surda pelos sujeitos surdos. Quanto ao uso do aparelho auditivo ou no caso do não uso dele, é uma questão de escolha. Nesse ponto, é importante lembrar que muitos dos elementos que compõem a cultura surda podem ou não ser aderidos à identidade do sujeito surdo. Seria parecido dizer que o Brasil é o país do futebol, e eu dizer que não sou fã desse esporte. Todos vão me questionar "mas como você não gosta de futebol?". Pois é, no caso do aparelho auditivo é igual, embora ele faça parte da cultura surda e seja uma constante em muitos casos, funcionando como um auxílio no processo de comunicação, ainda assim ele pode ser ignorado pelo sujeito surdo que se sente melhor sem ele. Meu irmão, ao se identificar com a cultura e com a comunidade surda, fez com que assumisse sua identidade como sujeito surdo e, a escolha de não usar o aparelho auditivo é algo natural. Também poderia ter sido o contrário, ele teria escolhido usar o aparelho auditivo, fazer tratamento com um fonoaudiólogo, ser oralizado ou ter feito o implante coclear. Isto é, é tudo uma questão de escolha (você nasce surdo ou fica surdo, mas a decisão de se integrar à comunidade e à cultura surda, se assumindo como sujeito surdo é totalmente subjetiva, ou seja, só depende da pessoa querer ou não). A questão do implante coclear vai na mesma linha de raciocínio. Não havia motivo para fazer a cirurgia se sua identidade não é de uma pessoa ouvinte, e sim de uma pessoa surda a qual percebe o mundo visualmente, que está sempre em contato com a comunidade surda e se aceita assim como é, sendo muito feliz usando língua de sinais e não usando aparelho auditivo.
1. 
O pertencimento a um grupo é de grande importância para o pleno viver de um indivíduo surdo.
Selecione a alternativa que apresenta corretamente o conceito de comunidade surda.
Você acertou!
A. 
Um lugar onde convivem surdos e ouvintes conversando, interagindo e discutindo sobre diversos assuntos por intermédio da Libras. Sendo assim, as comunidades surdas são os locais onde ocorre a interação com outros surdos e com ouvintes que ali frequentam, recriando-se as identidades surdas, as narrativas pessoais, os marcadores culturais, as lutas e os discursos que permeiam os grupos surdos.
As comunidades surdas acolhem também pessoas que não são surdas, como familiares, intérpretes e pessoas interessadas na comunidade e na cultura surda, ou seja, que possuem os mesmos objetivos.
2. 
A cultura surda possui semelhanças em relação a cultura ouvinte, no entanto, a cultura surda também tem algumas peculiaridades que a caracterizam. Marque a alternativa correta sobre o conceito de cultura surda.
Você acertou!
B. 
Por intermédio da cultura, os surdos constituem sua comunidade, valores, crenças, costumes, hábitos e identidade, que são passados de geração para geração, valorizando as experiências visuais e a Libras como meio de comunicação e interação com o outro e com o mundo.
A cultura surda se manifesta como qualquer outra cultura, destacando seus valores, crenças, língua, lutas e conquistas da comunidade, e as transmitindo de geração em geração.
3. 
Assinale a alternativa correta sobre a identidade surda
Você acertou!
E. 
O fator cultural está estritamente ligado à construção da identidade surda, isto é, o sujeito precisa ter contato e conhecer a comunidade e sua cultura para, então, poder tomar a decisão de se integrar a ela (assumindo sua identidade como surdo) ou não.
O sujeito surdo tem de vivenciar a cultura surda e interagir com outros surdos para poder construir a sua própria identidade surda.
4. 
A Libras é a língua utilizada para a comunicação surdo com surdo ou entre surdos e os ouvintes que saibem Língua de Sinais. Analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta sobre a língua natural dos surdos (Libras).
Você acertou!
B. 
A Libras é uma língua natural criada pela comunidade surda para se comunicar.
O ponto essencial para a construção da Identidade Surda é usar a língua natural da Comunidade Surda (Libras) na comunicação e na interação com o outro, seguindo as regras e as estruturas gramaticais próprias das línguas de sinas, que conseguem inclusive expressar conceitos abstratos e sem limitações.
5. 
Dos itens apresentados a seguir, qual deles se adapta aos fatores de constituição da identidade surda?
Você acertou!
A. 
Usar a língua da comunidade surda, importar-se com a busca por direitos e conquistas que beneficiem a comunidade e fortaleçam a cultura surda. Mas não basta usar a língua natural da comunidade surda e se importar com a manutenção da cultura, é essencial também se considerar um integrante dela e ter orgulho de ser surdo.
No desenvolvimento da identidade surda, é importante saber de onde vem o sujeito surdo, qual a sua trajetória, lutas e conquistas, seus conhecimentos de vida e de mundo, para que, assim, ele possa assumir a sua identidade surda, partindo de suas experiências visuais e da sua língua natural e podendo assim se enxergar dentro da sociedade. Infelizmente, em alguns casos, a transição da cultura ouvinte para a cultura surda não é nada tranquila, visto que a pressão de familiares é muito grande.

Outros materiais