Buscar

Atividade 1- resenha filme um ato de coragem - reflexão acesso a saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno:
Atividade 2 – Levando em consideração o filme Um ato de coragem, reflita e descreva sobre:
1 - As razões da inviabilidade do modelo neoliberal na saúde;
2 - Se não houvesse o SUS... 
O filme “Um ato de coragem” retrata a luta de uma família para garantir atendimento médico adequado ao seu filho, portador de alteração cardíaca, em um sistema de saúde totalmente privado. Nesse modelo, o direito à saúde é limitado as pessoas que possuem condições de arcar com um bom plano de saúde, ou quando negados por estes, o único jeito é pagar à assistência médica e hospitalar de forma particular, o que pode empenhar grandes somas monetárias. Assim como o personagem principal do filme, a maioria das pessoas não tem condições de arcar com os custos de um tratamento mais caro como internações e cirurgias. Dessa forma, o sistema neoliberal é inviável por negar o direito a saúde e à vida daqueles que têm o desejo de prosseguir com ela. Esse modelo faz perder a essência natural de comunidade em uma sociedade, ao tornar o dinheiro a moeda de troca de um tratamento digno, da vida ou em sua ausência, do sofrimento e da morte. 
Realizando uma reflexão de forma mais abrangente é notável ao longo da história revoltas sociais quando indivíduos são restringidos de seus direitos fundamentais como alimentação, moradia e saúde. É o que ocorreu por exemplo, com os movimentos trabalhistas, que buscavam melhores condições de labor. De forma semelhante o personagem principal se vê sem opções e fica revoltado buscando o tratamento médico para seu filho de outras maneiras. Mesmo que sendo ilegal, o ato é também visto como uma ação dotada de moralidade a despeito de sua finalidade. Destarte é essencial aos Estados garantirem meios gratuitos de acesso à saúde como o SUS para garantir o acesso universal à saúde, independentemente de qualquer condição e estabelecer estados de paz, minimizando conflitos que poderiam afetar outras pessoas.
Se não houvesse SUS, a realidade brasileira seria semelhante às retratadas nos filmes e séries norte americanos, como demonstrado no documentário “seleção artificial” exibido pela Netflix, o qual demonstra os avanços científicos no tratamento de doenças genéticas, mas a indisponibilidade de acesso aqueles que precisam em razão de critérios financeiros.

Continue navegando