Buscar

Fichamento pai rico pai pobre

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS AGES
Campus de Jacobina
ELIZA CEDRODA SILVA
PAI RICO PAI POBRE
Fichamento apresentado no curso de Bacharelado em Psicologia, da Faculdade AGES de Jacobina, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Psicologia do Desenvolvimento Infantil.
Professora:Ms. Síria Lima Sampaio
Jacobina
2019
1. REFERÊNCIA DA OBRA
KIYOSAKI, Robert; LECHTER, Sharon.Pai rico pai pobre. 67ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2000.
2. CITAÇÕES DIRETA REPRESENTATIVAS
“Boa formação e notas altas não são mais suficientes para garantir o sucesso e ninguém parece ter se dado conta, a não ser nossos filhos.” (p. s/n)
“Simplesmente, são analfabetos financeiros e, sem o conhecimento de como o dinheiro funciona, eles não estão preparados para enfrentar o mundo que os espera, um mundo que dá mais ênfase à despesa do que à poupança.” (p.s/n)
“A única maneira de sair da ‘Corrida dos Ratos’ é provar sua proficiência tanto na contabilidade quanto no investimento, que são dois dos assuntos mais difíceis de dominar. ” (p.s/n)
Seu pai instruído o aconselhava a trabalhar para uma grande empresa. Seu pai rico o aconselhava a ser dono de uma grande empresa. Ambas as trajetórias de vida exigiam instrução, mas os objetos de estudo eram completamente diferentes. Seu pai instruído o incentivava a ser uma pessoa instruída. Seu pai rico o incentivava a contratar pessoas instruídas. (p. s/n)
“Uma das razões pelas quais os ricos ficam mais ricos, os pobres, mais pobres e a classe média luta com as dívidas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem naescola. Muitos de nós aprendemos sobre o dinheiro com nossos pais. ” (p.s/n)
“Um dos pais recomendava: ‘Estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa. ’ O outro falava: ‘Estude arduamente para poder comprar uma boa empresa. ’ ” (p.s/n)
“É mais como se ela lhe desse um empurrão. Cada empurrão é a vida dizendo ‘Acorde. Quero que aprenda alguma coisa’. ”(p.s/n)
“Queria, na verdade, vencer, mas o medo de perder é maior do que o entusiasmo da vitória. No íntimo, só você saberá que não foi atrás disso. Você escolheu a segurança. ” (p.s/n)
“A verdadeira tragédia, contudo, é a falta de instrução financeira precoce, responsável pelo risco enfrentado pela pessoa comum da classe média. ” (p.s/n)
“Comece a cuidar de seus negócios. Fique no seu emprego, mas comece a comprar ativos reais, não passivos ou objetos pessoais que não têm valor real, uma vez que você os leva para dentro de casa. ” (p.n/s)
O mesmo quanto a andar de bicicleta. Ainda tenho cicatrizes nos joelhos, mas hoje ando de bicicleta sem pensar. O mesmo vale para enriquecer. Infelizmente, a principal razão pela qual a maioria das pessoas não é rica é por seu pavor de perder. Os vencedores não têm medo de perder. Mas os perdedores, sim. (p.n/s)
“Quanto melhor você se comunicar, negociar e lidar com esse medo da rejeição,tanto mais fácil será a vida. ” (p.s/n)
“ Está adormecido porque nossa cultura nos educa para acreditar que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. ” (p.s/n)
“Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Hoje precisamos de melhor informação. ” (p.s/n)
3. TEXTO CRÍTICO
Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai rico pai pobre” discute inicialmente como escolheu seguir os conselhos de seu pai rico e como essa decisão feita ainda em sua meninice contribuiu imensamente para que ele se tornasse um homem bem-sucedido. Ao longo da obra ele aponta os gatilhos que atrapalham e o que auxiliam os indivíduos a terem êxito financeiro.
Para se destacar nos ambientes de ensino sendo eleito o mais inteligente, a sociedade impõe que esse aluno tenha notas muito acima da média, alegando que somente a partir dessa perspectiva ele alcançará o sucesso profissional e pessoal. Contudo, como é possível compreender na obra, essas notas não são o suficiente para chegar a essa proeza, são apenas status. Por isso, ele destaca que a falta de ensinamento sobre dinheiro nas escolas é o ápice das dificuldades financeiras e uma das causas principais da pobreza. 
É indispensável que o setor educacional inclua a disciplina de investimento financeiro nas instituições, logo no início da vida das crianças, pois, só com esse conhecimento o indivíduo poderá saber fazer um planejamento econômico, investir nas ações certas, diminuir despesas, torna-se um empreendedor, fazer o dinheiro trabalhar para si entre outros benefícios, para se tornará rico.
Como as escolas não ensinam a educação financeira, é preciso que o sujeito procure aprender sobre, fazendo cursos e observando como as pessoas financeiramente ricas conseguiram chegar a esse auge, buscar o conhecimento é a primeira vantagem de poder crescer intelectualmente. A relação de conhecimento com o ganhar dinheiro não é apenas aprender sobre determinado assunto relacionado a seu negócio em si, mas buscar diferentes conceitos, diferentes formas de pensar e agir, aprender sobre tudo um pouco. 
A cultura ainda desestimula o enriquecimento apontando o dinheiro como objeto que causa malefícios, essa questão atrapalha no desenvolvimento econômico de quem ainda persiste nessa ideia. Porém, para Kiyosaki, o dinheiro garante liberdade para que o sujeito não seja obrigado a trabalhar a vida toda para receber apenas um salário no final do mês, além de garantir a realização de sonhos tanto pessoais quanto sociais.
Para alcançar o nível financeiro dos homens mais ricos é primordial sair da zona de confronto, sentir-se incomodado com as mesmices do trabalho, é necessário se arriscar, ter ousadia para tentar novos objetivos. Também é crucial aprender com o fracasso, pois ele serve como experiências e aprendizado, precisos para chegar a certo resultado. Além de obter uma aprendizagem rápida, uma vez que, no mundo globalizado em que se vive as mudanças são constantes e é fundamental segui-las quanto antes para não ser ultrapassado pelas novidades.
A disciplina de Empreendedorismo inclusa na instituição de ensino superior, fornece acesso a conhecimentos de desenvolvimento financeiro e inovadores, que contempla e enriquece os acadêmicos em Psicologia, pois, necessitavam após e mesmo durante a graduação sobressair em meios a tantos profissionais. Para atuar de forma eficiente e com excelência o psicólogo precisa ter conhecimento teórico-prático sobre investimento e com esse livro os conceitos básicos à compreensão do papel de desenvolvedor o fará saber se organizar financeiramente apresentando senso crítico em meio a situações cotidianas de seus empregos.

Continue navegando