Buscar

DIVERSIDADE CULTURAL (PCNs) - DESAFIO

Prévia do material em texto

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs)
DESAFIO
Desafio
É comum que o professor, em sala de aula, sinta dificuldade para trabalhar com tanta diversidade e fazer com que ela seja aceita entre os alunos. A atuação do educador deve tentar construir entre os educandos conceitos de solidariedade, amizade, respeito e uma educação que se pretende diversificada e inclusiva.
Imagine que você é desafiado a iniciar um trabalho com um quinto ano de uma grande escola pública. A turma é muito heterogênea, com repetentes e alguns alunos vindos de outras escolas por terem sido expulsos e, ainda, por apresentarem comportamentos preconceituosos em relação a questões étnico-raciais.
Que pedagogia a escola como um todo pode desenvolver para sensibilizar os alunos sobre a importância do respeito ao próximo, seja ele qual for? Descreva como entender e valorizar a diversidade para superar as dificuldades de aprendizagem.
Sua resposta
Buscar conhecer a realidade dos alunos. Sendo assim, possível valorizar os alunos em suas particularidades étnicas e culturais. Com base em meus conhecimentos, poderei construir um ensino-aprendizagem que contribua para que o aluno adquira conhecimentos que possam ajudá-lo a entender sua própria vida, tornando-o sujeito crítico e pensante e aprenda também a respeitar os outros à sua volta, com suas diversidades. 
Enviado em: 14/06/2021 10:16
Padrão de resposta esperado
Nesse desafio de trabalhar com tanta diversidade cultural existente na sala de aula do quinto ano, seria necessária uma capacitação para desenvolver atividades diferenciadas e estratégicas, porque é no espaço da sala de aula que o aluno tem oportunidade de demonstrar as habilidades e a cultura dele e desenvolver as potencialidades. Se no espaço da família os valores não são, muitas vezes, valorizados, será na escola que tudo isso vai acontecer.
Seria importante refletir sobre a diversidade cultural, por meio da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), analisando as questões relativas à diversidade cultural e à pluralidade étnica encontrada no cotidiano escolar, além de debater sobre os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, que traz como um dos temas transversais à pluralidade cultural identificar o que pode ser trabalhado com os alunos. Esse trabalho poderia ser feito em conjunto com outros professores e com a direção da escola. Essa primeira ação daria subsídios para conhecer a cultura dos diversos grupos que estão à sua frente, na sala de aula, e ferramentas para posicionar-se contra qualquer tipo de discriminação, já que a escola é considerada o espaço sociocultural e instrucional responsável pela transmissão do conhecimento e pela cultura.
Outra ação importante é conhecer quem são seus alunos, pois, sem isso, é impossível adotar qualquer prática que venha refletir o meio social e cultural em que eles se encontram. Conhecendo o meio, você, educador, poderá valorizar seus alunos em suas particularidades étnicas e culturais e, a partir da realidade de vida, das experiências e dos saberes, construir um ensino-aprendizagem que contribua para que o aluno adquira conhecimentos que possam ajudá-lo a entender as diversidades da própria vida, tornando-se sujeito crítico e pensante.
Trazer o conhecimento vivenciado pelo aluno para dentro da sala de aula é outra fonte estratégica bastante rica, porque o conhecimento adquirido não se resume apenas ao de sala de aula, pelo contrário, o saber escolar deve estar em consonância com a bagagem que o aluno já traz e é essa bagagem cultural que faz parte da vida social de cada educando. Observar o momento de aprendizagem de cada aluno também é outro ponto muito relevante, pois não se pode querer que os envolvidos tenham o mesmo grau de aprendizagem. Deverá ser cuidado para que não se utilizem os mesmos recursos didáticos, de forma igualitária, reduzindo, assim, a diversidade.

Continue navegando