Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia de Dados e Banco de Dados Aplicado AOL3 - Tentativa 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: “A Internet é considerada um fonte valorosa de informação que subsidia – com seus recursos – desde pesquisas de alta tecnologia até estudantes do ensino fundamental. Os recursos possibilitam a interação com diversas formas de produção, seja elas constituídas por textos, imagens, sons, fotos, vídeos, músicas, animações, multimídia, etc., que alcançam o usuário e o envolvem num espaço informacional com fins múltiplos: trabalhar, estudar, pesquisa, divertir-se […].” Fonte: TOMAÉL, M. I. Fontes de Informação na Internet. Editora EDUEL, 2008. As fontes de informações disponíveis da Internet podem ser utilizadas para diferentes finalidades e possuem diversas formas, como retratado no texto, sendo que cada forma possui características diferentes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito das características das fontes de dados na Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As fontes de dados na Internet existem em enorme quantidade. Seu conjunto é representado pelo conceito conhecido como Big Data.
II. ( ) As fontes de dados na Internet são heterogêneas, ou seja, existem em diferentes tipos e formatos, e se encontram descentralizadas na rede.
III. ( ) As fontes de dados na Internet são estáticas, uma vez que a inclusão, alteração ou exclusão de dados ocorre nas chamadas páginas dinâmicas.
IV. ( ) Existem dois tipos de fontes de dados na Internet: dados formato não-estruturados ou semiestruturados.
V, V, F, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Um Sistema de Banco de Dados Federado (SBDF) é um conjunto de sistemas de bancos de dados que são autônomos e possivelmente heterogêneos que trabalham cooperativamente para um fim único. Cada banco de dados de um sistema de banco de dados federado é completamente auto-sustentável e funcional. Quando é enviada alguma consulta, o sistema descobre em qual banco de dados os dados requerentes dessa consulta estão e envia essa consulta para ele.” Fonte: FERNANDES, Eduardo Pires. Arquitetura de Integração entre Bancos de Dados: Uma abordagem aplicada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Dissertação de Mestrado. (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - Universidade de Brasília, 2017.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o maior objetivo dos Bancos de Dados Federados, no contexto da Integração de Dados, é sua utilização:
para integração de dados disponíveis em bancos de dados do tipo cliente/servidor, dispersos na Internet.
para integração de dados dispersos em função das unidades federativas ao qual pertencem.
para integração de dados disponíveis em bancos de dados do tipo cliente/servidor, agrupados em função de suas unidades federativas.
para integração de dados disponíveis em Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Distribuídos na Internet.
para a integração de dados fora da Internet, uma vez que lidam com Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Distribuídos.

Leia o trecho a seguir: “[...] plataformas de middleware têm surgido como uma solução promissora principalmente para prover interoperabilidade e gerenciar a crescente variedade de dispositivos associados a usuários e aplicações que fazem uso dos dados por eles providos.” Fonte: MAIA, P.; BAFFA, A.; CAVALCANTE, E. et al. Uma Plataforma de Middleware para Integração de Dispositivos e Desenvolvimento de Aplicações em e-health. XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos Toggle. Vitória, ES, 18 a 22 de maio de 2015. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos Middlewares para Integração de Dados, em relação às suas características e seu conceito no contexto das arquiteturas em camadas para integração de dados, é correto afirmar que:
os Middlewares de Integração são executados em camadas intermediárias, e seu papel é ler e integrar fontes de dados heterogêneas.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas superiores, e seu papel é apresentar os dados de forma homogênea para os usuários.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas inferiores, e seu papel é armazenar, de forma integrada, fontes de dados heterogêneas.
os Middlewares de Integração são executados em todas as camadas, e seu papel é ler e integrar fontes de dados dispersas e homogêneas.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas intermediárias, e seu papel é armazenar, de forma integrada, todo tipo de fontes de dados.

Leia o trecho a seguir: “A integração contínua é uma prática no desenvolvimento de software, onde os membros de uma equipa integram o seu trabalho frequentemente. Habitualmente, cada pessoa integra o seu trabalho uma vez por dia, o que leva a múltiplas integrações por dia. Cada integração é verificada por um sistema automático, que inclui testes de modo a detetar erros de integração o mais rapidamente possível. O objetivo desses testes é fornecer uma resposta rápida para quando um erro for introduzido no código, possa ser identificado e retificado de imediato (COELHO, 2015, p. 20).” Fonte: COELHO, A. S. M. Desenvolvimento de software com integração contínua. Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática, Área de Especialização em Arquiteturas, Sistemas e Redes. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Porto, 2015.
A partir das características desse formato de armazenamento é possível afirmar que:
seus dados estão armazenados em colunas com tipos de dados bem definidos.
de estrutura irregular e implícita, apenas parte dos dados possuem metadados.
esse formato é adequado para o armazenamento de dados homogêneos (de mesmo tipo).
o formato permite a execução de comandos em linguagem SQL-DML e SQL-DDL.
seus dados possuem um modelo formal de representação, chamado de modelo relacional.

Leia o trecho a seguir: “A divisão em camadas é uma técnica muito utilizada pelos engenheiros de software para implementar um sistema de software complexo. Separando o sistema em camadas, o entendimento é facilitado, pois cada camada é responsável por prover uma funcionalidade restrita e bem definida. O acoplamento também é reduzido, uma vez que cada camada está acoplada somente à camada imediatamente superior e inferior, provendo serviços para a primeira e consumindo serviços da segunda.” Fonte: SILVA, R. F.; GONÇALVES, P. R. Web Services – Uma Análise Comparativa. Revista das Faculdades Integradas Claretianas – N. 5 – Janeiro/Dezembro de 2012.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da Arquitetura Multicamada, é correto afirmar que, no contexto da Integração de Dados:
podem ser utilizadas fontes de dados heterogêneas, que antes de ser integradas ficam armazenadas em diferentes servidores nas camadas inferiores.
os middlewares de integração são executados abaixo da camada inferior, uma vez que fornecem os dados que serão ali armazenados.
as camadas clientes acessam diretamente as camadas inferiores, onde os dados estão armazenados de forma integrada.
a separação em camadas é feita de forma lógica, uma vez que os clientes, middlewares e dados integrados ficam no mesmo servidor físico.
a camada intermediária armazena os bancos de dados materializados, que fornecerão os dados integrados para consulta.

Em seu sentido literal, o termo pipeline significa encanamento para o transporte à distância de gás (gasoduto), de líquidos (oleoduto) ou de sólidos pulverizados. É uma canalização, uma tubulação usada para transporte de fluídos a grandes distâncias. Sabemos, entretanto, que na área de Tecnologia da Informação esse termo possui significados diferentes. Na área de hardware, por exemplo, ele está relacionado ao processamento de dados em CPUs, enquanto, na área de software, possui outros significados.
Considerando o contexto apresentado e o conteúdo estudado, a respeito do conceito de pipeline na área de software é correto afirmar que:
é um conceito relacionado ao desenvolvimento de software utilizando metodologias ágeis.
é um conceito relacionado à entrega, integração e implantação contínua de software.
é um conceito relacionado ao teste contínuo de software utilizando grandes massas de dados.
é um conceito relacionado ao desenvolvimento integrado de software em ambiente web.
é um conceito relacionado ao desenvolvimento integrado de software em ambiente web.

Leia o trecho a seguir: “Fontes de dados em ambientes dinâmicos naturalmente apresentam características de distribuição e autonomia bastante acentuadas. À primeira vista, pode-se pensar que um sistema de integração de dados para funcionar nesse tipo de ambiente, deveria ser projetado dentro da abordagem virtual. Isso garantiria acesso aos dados integrados sempre atualizados. Entretanto, alguns problemas podem surgir, como indisponibilidade da fonte de dados para o sistema de integração, e principalmente, o alto tempo gasto no processamento das consultas virtuais. A materialização de dados das fontes pode ser utilizada para minimizar esses problemas podendo ser viabilizada para ser implementada em conjunto com a arquitetura virtual, compondo uma arquitetura de integração de dados híbrida.” Fonte: BATISTA, M. C. M. OTIMIZAÇÃO DE ACESSO EM UM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO DE DADOS ATRAVÉS DO USO DE CACHING E MATERIALIZAÇÃO DE DADOS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2003.
A partir da leitura do fragmento apresentado, fica evidente que existem vários desafios para o tratamento de dados de forma materializada, dentre eles, a integração de dados. Assim, e considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre Abordagens de Integração de Dados Materializada, analise as afirmativas a seguir sobre suas características.
I. Os dados são integrados no momento da consulta.
II. Possui performance mais eficiente em relação à abordagem virtualizada.
III. As informações são atualizadas em tempo real no repositório.
IV. É necessário manter a consistência entre as fontes e o repositório de dados.
I, II e IV.
II e IV.
III e IV.
II e III.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “A estratégia de mediação baseia-se em uma arquitetura de 3 níveis: camada de adaptação, com as fontes de dados acessadas através de adaptadores; camada de aplicação, com as aplicações que desejam acessar as fontes; camada de mediação, com um ou mais mediadores, que registra as fontes de dados conhecidas, e processa as consultas produzidas pelas aplicações.” Fonte: BRAUNER, D. F.; CASANOVA, M. A.; CÂMARA, G. et al. Integração e interoperabilidade entre fontes de dados geográficos. Banco de Dados Geográficos. 2005. pp.305-340. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da Arquitetura de Mediadores, em relação ao papel das camadas no contexto da Integração de Dados é correto afirmar que:
na camada de mediação, um mediador centraliza informações fornecidas por adaptadores, criando um esquema mediado das fontes de dados.
na camada de aplicação, as consultas submetidas pelas aplicações são executadas e os resultados obtidos como resposta são apresentados.
na camada de mediação, existem adaptadores heterogêneos, ou seja, que são capazes de fornecer transparência aos vários tipos de formatos.
na camada de aplicação, para cada tipo de fonte de dados existe um adaptador que é capaz de interpretar suas informações.
na camada de adaptação, estão armazenadas os softwares (aplicações) que serão utilizados para acessar os dados integrados.

Os primeiros sistemas de processamento de dados desenvolvidos pela área de Tecnologia da Informação faziam uso de um recurso conhecido como Processamento em Lote (Batch), cujas principais características eram a execução em computadores de grande porte, conhecidos como Mainframes, e a ausência de interação entre o software e seus usuários finais, uma vez que a execução dos comandos era efetuada por meio de Jobs, criados em uma linguagem chamada JCL (Job Control Language), responsável por controlar a execução dos programas, geralmente desenvolvidos em COBOL. Quando um Job era, então, submetido à execução, ele era informado como uma entrada no sistema, e rodava através de fluxo sequencial de tarefas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do fluxo de um Job em um sistema de processamento sequencial, ordene as etapas a seguir de acordo a sequência de tarefas necessárias para execução de um Job:
( ) Processamento
( ) Conversão
( ) Purga
( ) Saída
( ) Impressão

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: “A Internet é considerada um fonte valorosa de informação que subsidia – com seus recursos – desde pesquisas de alta tecnologia até estudantes do ensino fundamental. Os recursos possibilitam a interação com diversas formas de produção, seja elas constituídas por textos, imagens, sons, fotos, vídeos, músicas, animações, multimídia, etc., que alcançam o usuário e o envolvem num espaço informacional com fins múltiplos: trabalhar, estudar, pesquisa, divertir-se […].” Fonte: TOMAÉL, M. I. Fontes de Informação na Internet. Editora EDUEL, 2008. As fontes de informações disponíveis da Internet podem ser utilizadas para diferentes finalidades e possuem diversas formas, como retratado no texto, sendo que cada forma possui características diferentes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito das características das fontes de dados na Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As fontes de dados na Internet existem em enorme quantidade. Seu conjunto é representado pelo conceito conhecido como Big Data.
II. ( ) As fontes de dados na Internet são heterogêneas, ou seja, existem em diferentes tipos e formatos, e se encontram descentralizadas na rede.
III. ( ) As fontes de dados na Internet são estáticas, uma vez que a inclusão, alteração ou exclusão de dados ocorre nas chamadas páginas dinâmicas.
IV. ( ) Existem dois tipos de fontes de dados na Internet: dados formato não-estruturados ou semiestruturados.
V, V, F, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Um Sistema de Banco de Dados Federado (SBDF) é um conjunto de sistemas de bancos de dados que são autônomos e possivelmente heterogêneos que trabalham cooperativamente para um fim único. Cada banco de dados de um sistema de banco de dados federado é completamente auto-sustentável e funcional. Quando é enviada alguma consulta, o sistema descobre em qual banco de dados os dados requerentes dessa consulta estão e envia essa consulta para ele.” Fonte: FERNANDES, Eduardo Pires. Arquitetura de Integração entre Bancos de Dados: Uma abordagem aplicada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Dissertação de Mestrado. (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - Universidade de Brasília, 2017.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o maior objetivo dos Bancos de Dados Federados, no contexto da Integração de Dados, é sua utilização:
para integração de dados disponíveis em bancos de dados do tipo cliente/servidor, dispersos na Internet.
para integração de dados dispersos em função das unidades federativas ao qual pertencem.
para integração de dados disponíveis em bancos de dados do tipo cliente/servidor, agrupados em função de suas unidades federativas.
para integração de dados disponíveis em Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Distribuídos na Internet.
para a integração de dados fora da Internet, uma vez que lidam com Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Distribuídos.

Leia o trecho a seguir: “[...] plataformas de middleware têm surgido como uma solução promissora principalmente para prover interoperabilidade e gerenciar a crescente variedade de dispositivos associados a usuários e aplicações que fazem uso dos dados por eles providos.” Fonte: MAIA, P.; BAFFA, A.; CAVALCANTE, E. et al. Uma Plataforma de Middleware para Integração de Dispositivos e Desenvolvimento de Aplicações em e-health. XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos Toggle. Vitória, ES, 18 a 22 de maio de 2015. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos Middlewares para Integração de Dados, em relação às suas características e seu conceito no contexto das arquiteturas em camadas para integração de dados, é correto afirmar que:
os Middlewares de Integração são executados em camadas intermediárias, e seu papel é ler e integrar fontes de dados heterogêneas.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas superiores, e seu papel é apresentar os dados de forma homogênea para os usuários.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas inferiores, e seu papel é armazenar, de forma integrada, fontes de dados heterogêneas.
os Middlewares de Integração são executados em todas as camadas, e seu papel é ler e integrar fontes de dados dispersas e homogêneas.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas intermediárias, e seu papel é armazenar, de forma integrada, todo tipo de fontes de dados.

Leia o trecho a seguir: “A integração contínua é uma prática no desenvolvimento de software, onde os membros de uma equipa integram o seu trabalho frequentemente. Habitualmente, cada pessoa integra o seu trabalho uma vez por dia, o que leva a múltiplas integrações por dia. Cada integração é verificada por um sistema automático, que inclui testes de modo a detetar erros de integração o mais rapidamente possível. O objetivo desses testes é fornecer uma resposta rápida para quando um erro for introduzido no código, possa ser identificado e retificado de imediato (COELHO, 2015, p. 20).” Fonte: COELHO, A. S. M. Desenvolvimento de software com integração contínua. Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática, Área de Especialização em Arquiteturas, Sistemas e Redes. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Porto, 2015.
A partir das características desse formato de armazenamento é possível afirmar que:
seus dados estão armazenados em colunas com tipos de dados bem definidos.
de estrutura irregular e implícita, apenas parte dos dados possuem metadados.
esse formato é adequado para o armazenamento de dados homogêneos (de mesmo tipo).
o formato permite a execução de comandos em linguagem SQL-DML e SQL-DDL.
seus dados possuem um modelo formal de representação, chamado de modelo relacional.

Leia o trecho a seguir: “A divisão em camadas é uma técnica muito utilizada pelos engenheiros de software para implementar um sistema de software complexo. Separando o sistema em camadas, o entendimento é facilitado, pois cada camada é responsável por prover uma funcionalidade restrita e bem definida. O acoplamento também é reduzido, uma vez que cada camada está acoplada somente à camada imediatamente superior e inferior, provendo serviços para a primeira e consumindo serviços da segunda.” Fonte: SILVA, R. F.; GONÇALVES, P. R. Web Services – Uma Análise Comparativa. Revista das Faculdades Integradas Claretianas – N. 5 – Janeiro/Dezembro de 2012.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da Arquitetura Multicamada, é correto afirmar que, no contexto da Integração de Dados:
podem ser utilizadas fontes de dados heterogêneas, que antes de ser integradas ficam armazenadas em diferentes servidores nas camadas inferiores.
os middlewares de integração são executados abaixo da camada inferior, uma vez que fornecem os dados que serão ali armazenados.
as camadas clientes acessam diretamente as camadas inferiores, onde os dados estão armazenados de forma integrada.
a separação em camadas é feita de forma lógica, uma vez que os clientes, middlewares e dados integrados ficam no mesmo servidor físico.
a camada intermediária armazena os bancos de dados materializados, que fornecerão os dados integrados para consulta.

Em seu sentido literal, o termo pipeline significa encanamento para o transporte à distância de gás (gasoduto), de líquidos (oleoduto) ou de sólidos pulverizados. É uma canalização, uma tubulação usada para transporte de fluídos a grandes distâncias. Sabemos, entretanto, que na área de Tecnologia da Informação esse termo possui significados diferentes. Na área de hardware, por exemplo, ele está relacionado ao processamento de dados em CPUs, enquanto, na área de software, possui outros significados.
Considerando o contexto apresentado e o conteúdo estudado, a respeito do conceito de pipeline na área de software é correto afirmar que:
é um conceito relacionado ao desenvolvimento de software utilizando metodologias ágeis.
é um conceito relacionado à entrega, integração e implantação contínua de software.
é um conceito relacionado ao teste contínuo de software utilizando grandes massas de dados.
é um conceito relacionado ao desenvolvimento integrado de software em ambiente web.
é um conceito relacionado ao desenvolvimento integrado de software em ambiente web.

Leia o trecho a seguir: “Fontes de dados em ambientes dinâmicos naturalmente apresentam características de distribuição e autonomia bastante acentuadas. À primeira vista, pode-se pensar que um sistema de integração de dados para funcionar nesse tipo de ambiente, deveria ser projetado dentro da abordagem virtual. Isso garantiria acesso aos dados integrados sempre atualizados. Entretanto, alguns problemas podem surgir, como indisponibilidade da fonte de dados para o sistema de integração, e principalmente, o alto tempo gasto no processamento das consultas virtuais. A materialização de dados das fontes pode ser utilizada para minimizar esses problemas podendo ser viabilizada para ser implementada em conjunto com a arquitetura virtual, compondo uma arquitetura de integração de dados híbrida.” Fonte: BATISTA, M. C. M. OTIMIZAÇÃO DE ACESSO EM UM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO DE DADOS ATRAVÉS DO USO DE CACHING E MATERIALIZAÇÃO DE DADOS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2003.
A partir da leitura do fragmento apresentado, fica evidente que existem vários desafios para o tratamento de dados de forma materializada, dentre eles, a integração de dados. Assim, e considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre Abordagens de Integração de Dados Materializada, analise as afirmativas a seguir sobre suas características.
I. Os dados são integrados no momento da consulta.
II. Possui performance mais eficiente em relação à abordagem virtualizada.
III. As informações são atualizadas em tempo real no repositório.
IV. É necessário manter a consistência entre as fontes e o repositório de dados.
I, II e IV.
II e IV.
III e IV.
II e III.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “A estratégia de mediação baseia-se em uma arquitetura de 3 níveis: camada de adaptação, com as fontes de dados acessadas através de adaptadores; camada de aplicação, com as aplicações que desejam acessar as fontes; camada de mediação, com um ou mais mediadores, que registra as fontes de dados conhecidas, e processa as consultas produzidas pelas aplicações.” Fonte: BRAUNER, D. F.; CASANOVA, M. A.; CÂMARA, G. et al. Integração e interoperabilidade entre fontes de dados geográficos. Banco de Dados Geográficos. 2005. pp.305-340. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da Arquitetura de Mediadores, em relação ao papel das camadas no contexto da Integração de Dados é correto afirmar que:
na camada de mediação, um mediador centraliza informações fornecidas por adaptadores, criando um esquema mediado das fontes de dados.
na camada de aplicação, as consultas submetidas pelas aplicações são executadas e os resultados obtidos como resposta são apresentados.
na camada de mediação, existem adaptadores heterogêneos, ou seja, que são capazes de fornecer transparência aos vários tipos de formatos.
na camada de aplicação, para cada tipo de fonte de dados existe um adaptador que é capaz de interpretar suas informações.
na camada de adaptação, estão armazenadas os softwares (aplicações) que serão utilizados para acessar os dados integrados.

Os primeiros sistemas de processamento de dados desenvolvidos pela área de Tecnologia da Informação faziam uso de um recurso conhecido como Processamento em Lote (Batch), cujas principais características eram a execução em computadores de grande porte, conhecidos como Mainframes, e a ausência de interação entre o software e seus usuários finais, uma vez que a execução dos comandos era efetuada por meio de Jobs, criados em uma linguagem chamada JCL (Job Control Language), responsável por controlar a execução dos programas, geralmente desenvolvidos em COBOL. Quando um Job era, então, submetido à execução, ele era informado como uma entrada no sistema, e rodava através de fluxo sequencial de tarefas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do fluxo de um Job em um sistema de processamento sequencial, ordene as etapas a seguir de acordo a sequência de tarefas necessárias para execução de um Job:
( ) Processamento
( ) Conversão
( ) Purga
( ) Saída
( ) Impressão

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 -- /0
Leia o texto a seguir:
“A Internet é considerada um fonte valorosa de informação que subsidia – com seus recursos – desde pesquisas 
de alta tecnologia até estudantes do ensino fundamental. Os recursos possibilitam a interação com diversas 
formas de produção, seja elas constituídas por textos, imagens, sons, fotos, vídeos, músicas, animações, 
multimídia, etc., que alcançam o usuário e o envolvem num espaço informacional com fins múltiplos: trabalhar, 
estudar, pesquisa, divertir-se […].”
Fonte: TOMAÉL, M. I. Fontes de Informação na Internet. Editora EDUEL, 2008.
As fontes de informações disponíveis da Internet podem ser utilizadas para diferentes finalidades e possuem 
diversas formas, como retratado no texto, sendo que cada forma possui características diferentes. Considerando 
essas informações e o conteúdo estudado a respeito das características das fontes de dados na Internet, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As fontes de dados na Internet existem em enorme quantidade. Seu conjunto é representado pelo conceito 
conhecido como Big Data.
II. ( ) As fontes de dados na Internet são heterogêneas, ou seja, existem em diferentes tipos e formatos, e se 
encontram descentralizadas na rede.
III. ( ) As fontes de dados na Internet são estáticas, uma vez que a inclusão, alteração ou exclusão de dados 
ocorre nas chamadas páginas dinâmicas.
IV. ( ) Existem dois tipos de fontes de dados na Internet: dados formato não-estruturados ou semiestruturados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta corretaV, V, F, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
Ocultar opções de resposta 
V, F, V, F.
Pergunta 2 -- /0
Leia o trecho a seguir:
“Um Sistema de Banco de Dados Federado (SBDF) é um conjunto de sistemas de bancos de dados que são 
autônomos e possivelmente heterogêneos que trabalham cooperativamente para um fim único. Cada banco de 
dados de um sistema de banco de dados federado é completamente auto-sustentável e funcional. Quando é 
enviada alguma consulta, o sistema descobre em qual banco de dados os dados requerentes dessa consulta 
estão e envia essa consulta para ele.”
Fonte: FERNANDES, Eduardo Pires. Arquitetura de Integração entre Bancos de Dados: Uma abordagem 
aplicada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Dissertação de Mestrado. (Mestrado 
Profissional em Computação Aplicada) - Universidade de Brasília, 2017.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o maior objetivo dos Bancos de 
Dados Federados, no contexto da Integração de Dados, é sua utilização:
para integração de dados disponíveis em bancos de dados do tipo cliente/servidor, dispersos na 
Internet.
para integração de dados dispersos em função das unidades federativas ao qual pertencem.
para integração de dados disponíveis em bancos de dados do tipo cliente/servidor, agrupados em 
função de suas unidades federativas.
para integração de dados disponíveis em Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados 
Distribuídos na Internet.
Resposta correta
para a integração de dados fora da Internet, uma vez que lidam com Sistemas de 
Gerenciamento de Bancos de Dados Distribuídos. 
Pergunta 3 -- /0
Ocultar opções de resposta 
Leia o trecho a seguir:
“[...] plataformas de middleware têm surgido como uma solução promissora principalmente para prover 
interoperabilidade e gerenciar a crescente variedade de dispositivos associados a usuários e aplicações que 
fazem uso dos dados por eles providos.”
Fonte: MAIA, P.; BAFFA, A.; CAVALCANTE, E. et al. Uma Plataforma de Middleware para Integração de 
Dispositivos e Desenvolvimento de Aplicações em e-health. XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de 
Computadores e Sistemas Distribuídos Toggle. Vitória, ES, 18 a 22 de maio de 2015. Disponível em: 
<http://sbrc2015.ufes.br/wp-content/uploads/138705.1.pdf>. Acesso em: 04/07/2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos Middlewares para Integração de Dados, em 
relação às suas características e seu conceito no contexto das arquiteturas em camadas para integração de 
dados, é correto afirmar que:
Resposta correta
os Middlewares de Integração são executados em camadas intermediárias, e seu 
papel é ler e integrar fontes de dados heterogêneas.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas superiores, e seu papel é apresentar os 
dados de forma homogênea para os usuários.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas inferiores, e seu papel é armazenar, de 
forma integrada, fontes de dados heterogêneas.
os Middlewares de Integração são executados em todas as camadas, e seu papel é ler e integrar 
fontes de dados dispersas e homogêneas.
os Middlewares de Integração são executados nas camadas intermediárias, e seu papel é armazenar, 
de forma integrada, todo tipo de fontes de dados.
Pergunta 4 -- /0
Leia o trecho a seguir:
“A integração contínua é uma prática no desenvolvimento de software, onde os membros de uma equipa 
integram o seu trabalho frequentemente. Habitualmente, cada pessoa integra o seu trabalho uma vez por dia, o 
que leva a múltiplas integrações por dia. Cada integração é verificada por um sistema automático, que inclui 
testes de modo a detetar erros de integração o mais rapidamente possível. O objetivo desses testes é fornecer 
uma resposta rápida para quando um erro for introduzido no código, possa ser identificado e retificado de 
imediato (COELHO, 2015, p. 20).”Fonte: COELHO, A. S. M. Desenvolvimento de software com integração 
contínua. Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática, Área de Especialização em Arquiteturas, 
Sistemas e Redes. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Porto, 2015.
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Considerando as informações apresentadas no texto acima e o conteúdo estudado a respeito da técnica de 
Integração Contínua, assinale a seguir a alternativa verdadeira a seguir:
Resposta correta
o termo Integração Contínua surgiu a partir do processo de desenvolvimento 
ágil de software XP, e seus princípios podem ser aplicados a todas as metodologias 
de desenvolvimento de software.
são princípios adotados pelas metodologias ágeis que utilizam a Integração Contínua: processos e 
ferramentas mais que indivíduos e interações; seguir um plano mais que responder à mudanças.
o trabalho de Integração Contínua deve se feito ser feito, preferencialmente de forma manual, através 
de reuniões entres os componentes das equipes de desenvolvimento, que decidirão as melhores 
estratégias.
em cenários de equipes de desenvolvimento que utilizam Integração Contínua, a responsabilidade 
inicial pela integração é do programador, que deve executar os software específicos para esta 
finalidade localmente.
Jenkins, GitHub, Ant, Maven e Gradle são exemplos de ferramentas utilizadas para o trabalho de 
Integração Contínua. Sua utilização é recomendada, pois torna o trabalho mais eficiente.
Pergunta 5 -- /0
Leia o trecho a seguir:
“Um dos grandes desafios computacionais da atualidade é armazenar, manipular e analisar de forma inteligente 
a grande quantidade de dados existente. Sistemas corporativos, serviços e sistemas Web, mídias sociais, entre 
outros, produzem juntos um volume impressionante de dados, alcançando a dimensão de petabytes diários. 
Com essa evolução da tecnologia da informação (TI) surgiram vários recursos em processamento e 
armazenamento de dados que visam organizar as bases de informação.”
Fonte: FURTADO, J. C.; BULSING, G. M.; KROTH, E. et al. Ferramenta para extração de dados 
semiestruturados para carga de um Big Data. Revista Brasileira de Computação Aplicada (ISSN 2176-6649), 
Passo Fundo, v.7, n. 3, p. 43-52, abr. 2015.
Sabendo que grande parte dos dados existentes está armazenada em formato semiestruturado, considerando 
as características desse formato de armazenamento é possívelafirmar que:
seus dados estão armazenados em colunas com tipos de dados bem definidos.
Ocultar opções de resposta 
Resposta corretade estrutura irregular e implícita, apenas parte dos dados possuem metadados.
esse formato é adequado para o armazenamento de dados homogêneos (de mesmo tipo).
o formato permite a execução de comandos em linguagem SQL-DML e SQL-DDL.
seus dados possuem um modelo formal de representação, chamado de modelo relacional.
Pergunta 6 -- /0
Leia o trecho a seguir:
“A divisão em camadas é uma técnica muito utilizada pelos engenheiros de software para implementar um 
sistema de software complexo. Separando o sistema em camadas, o entendimento é facilitado, pois cada 
camada é responsável por prover uma funcionalidade restrita e bem definida. O acoplamento também é 
reduzido, uma vez que cada camada está acoplada somente à camada imediatamente superior e inferior, 
provendo serviços para a primeira e consumindo serviços da segunda.
”Fonte: SILVA, R. F.; GONÇALVES, P. R. Web Services – Uma Análise Comparativa. Revista das Faculdades 
Integradas Claretianas – N. 5 – Janeiro/Dezembro de 2012.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da Arquitetura Multicamada, é correto afirmar 
que, no contexto da Integração de Dados:
Resposta correta
podem ser utilizadas fontes de dados heterogêneas, que antes de ser integradas 
ficam armazenadas em diferentes servidores nas camadas inferiores.
os middlewares de integração são executados abaixo da camada inferior, uma vez que fornecem os 
dados que serão ali armazenados.
as camadas clientes acessam diretamente as camadas inferiores, onde os dados estão armazenados 
de forma integrada.
a separação em camadas é feita de forma lógica, uma vez que os clientes, middlewares e dados 
integrados ficam no mesmo servidor físico.
a camada intermediária armazena os bancos de dados materializados, que fornecerão os dados 
integrados para consulta.
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 7 -- /0
Em seu sentido literal, o termo pipeline significa encanamento para o transporte à distância de gás (gasoduto), 
de líquidos (oleoduto) ou de sólidos pulverizados. É uma canalização, uma tubulação usada para transporte de 
fluídos a grandes distâncias.
Sabemos, entretanto, que na área de Tecnologia da Informação esse termo possui significados diferentes. Na 
área de hardware, por exemplo, ele está relacionado ao processamento de dados em CPUs, enquanto, na área 
de software, possui outros significados.
Considerando o contexto apresentado e o conteúdo estudado, a respeito do conceito de pipeline na área de 
software é correto afirmar que:
é um conceito relacionado ao desenvolvimento de software utilizando metodologias ágeis. 
Resposta correta
é um conceito relacionado à entrega, integração e implantação contínua de 
software.
é um conceito relacionado ao teste contínuo de software utilizando grandes massas de dados.
é um conceito relacionado ao desenvolvimento integrado de software em ambiente web.
é um conceito relacionado ao desenvolvimento integrado de software em ambiente web.
Pergunta 8 -- /0
Leia o trecho a seguir:
“Fontes de dados em ambientes dinâmicos naturalmente apresentam características de distribuição e autonomia 
bastante acentuadas. À primeira vista, pode-se pensar que um sistema de integração de dados para funcionar 
nesse tipo de ambiente, deveria ser projetado dentro da abordagem virtual. Isso garantiria acesso aos dados 
integrados sempre atualizados. Entretanto, alguns problemas podem surgir, como indisponibilidade da fonte de 
dados para o sistema de integração, e principalmente, o alto tempo gasto no processamento das consultas 
Ocultar opções de resposta 
virtuais. A materialização de dados das fontes pode ser utilizada para minimizar esses problemas podendo ser 
viabilizada para ser implementada em conjunto com a arquitetura virtual, compondo uma arquitetura de 
integração de dados híbrida.”
Fonte: BATISTA, M. C. M. OTIMIZAÇÃO DE ACESSO EM UM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO DE DADOS 
ATRAVÉS DO USO DE CACHING E MATERIALIZAÇÃO DE DADOS. Dissertação de Mestrado. Universidade 
Federal de Pernambuco. Recife, 2003.
A partir da leitura do fragmento apresentado, fica evidente que existem vários desafios para o tratamento de 
dados de forma materializada, dentre eles, a integração de dados. Assim, e considerando o texto apresentado e 
os conteúdos estudados sobre Abordagens de Integração de Dados Materializada, analise as afirmativas a 
seguir sobre suas características.
I. Os dados são integrados no momento da consulta.
II. Possui performance mais eficiente em relação à abordagem virtualizada.
III. As informações são atualizadas em tempo real no repositório.
IV. É necessário manter a consistência entre as fontes e o repositório de dados.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
Resposta corretaII e IV. 
III e IV.
II e III.
I e II.
Pergunta 9 -- /0
Leia o trecho a seguir:
“A estratégia de mediação baseia-se em uma arquitetura de 3 níveis: camada de adaptação, com as fontes de 
dados acessadas através de adaptadores; camada de aplicação, com as aplicações que desejam acessar as 
fontes; camada de mediação, com um ou mais mediadores, que registra as fontes de dados conhecidas, e 
processa as consultas produzidas pelas aplicações.”
Fonte: BRAUNER, D. F.; CASANOVA, M. A.; CÂMARA, G. et al. Integração e interoperabilidade entre fontes de 
dados geográficos. Banco de Dados Geográficos. 2005. pp.305-340. Disponível em: 
<http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/bdados/>. Acesso em: 04/07/2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da Arquitetura de Mediadores, em relação ao 
papel das camadas no contexto da Integração de Dados é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Resposta correta
na camada de mediação, um mediador centraliza informações fornecidas por 
adaptadores, criando um esquema mediado das fontes de dados.
na camada de aplicação, as consultas submetidas pelas aplicações são executadas e os resultados 
obtidos como resposta são apresentados.
na camada de mediação, existem adaptadores heterogêneos, ou seja, que são capazes de fornecer 
transparência aos vários tipos de formatos.
na camada de aplicação, para cada tipo de fonte de dados existe um adaptador que é capaz de 
interpretar suas informações.
na camada de adaptação, estão armazenadas os softwares (aplicações) que serão utilizados para 
acessar os dados integrados.
Pergunta 10 -- /0
Os primeiros sistemas de processamento de dados desenvolvidos pela área de Tecnologia da Informação 
faziam uso de um recurso conhecido como Processamento em Lote (Batch), cujas principais características 
eram a execução em computadores de grande porte, conhecidos como Mainframes, e a ausência de interação 
entre o software e seus usuários finais, uma vez que a execução dos comandos era efetuada por meio de Jobs, 
criados em uma linguagem chamada JCL (Job Control Language), responsável por controlar a execução dos 
programas, geralmente desenvolvidos em COBOL. Quando um Job era, então, submetido à execução, ele era 
informado como uma entrada no sistema, e rodava através de fluxo sequencial de tarefas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do fluxo de um Job em um sistema de 
processamento sequencial, ordene as etapas a seguir de acordo a sequência de tarefas necessárias para 
execução de um Job:
( ) Processamento
( ) Conversão
( ) Purga
( ) Saída
( ) Impressão
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 3, 5, 2, 4.
2, 4, 3, 1, 5.
3, 1, 2, 4, 5.
Resposta correta2, 1, 5, 3, 4.
5, 2, 4, 3, 1.

Mais conteúdos dessa disciplina