Buscar

Unidade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 1 /1
Quando vemos uma obra de arte ou uma edificação, é natural que nossos olhos sempre procurem ver as formas primárias, pois essas formas são simples e de conhecimento de todos. Na arquitetura, essa regra é muito utilizada, mesmo que de forma inconsciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre formas, analise as afirmativas a seguir:
I. Podemos identificar as formas regulares na arquitetura em elementos que nos remetam à simetria, tais como linhas horizontais e desenhos de caixilhos.
II. Podemos identificar ver a forma irregular na arquitetura, em obras com formas orgânicas ou mesmo sem referência geométrica definida.
III. A forma regular foi amplamente difundida na arquitetura com formas orgânicas, tais como nas obras do arquiteto Frank Lloyd Wirth.
IV. A forma irregular é fortemente encontrada em obras modernistas, onde predominam linhas retas e traços puros.
Está correto apenas o que se afirma em:
A II e III.
B I, II e III.
C Resposta corretaI, II e IV.
D II, III e IV.
E I, III e IV.
Pergunta 2 1 /1
Na arquitetura, a forma é a base dos edifícios, pois, segundo Colin, a forma de um edifício é sua silhueta, sua massa, sua cor e textura, seu jogo de luzes e sombras, a disposição de vazios e cheios. A forma é algo inevitável para arquitetura.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre formas, analise os elementos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Formato.
2) Tamanho.
3) Cor.
4) Textura.
5) Contorno.
( ) Qualidade visual e tátil de percepção de uma superfície.
( ) As dimensões físicas de comprimento largura e profundidade de uma forma.
( ) Principal característica distintiva nas formas; resulta configuração específica das superfícies e arestas das formas.
( ) Um fenômeno de luz e percepção visual que pode ser descrito em termos da percepção que um indivíduo tem de matiz, saturação e valor tonal.
( ) O contorno característico ou configuração da superfície de uma forma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1, 4, 5, 2, 3.
B 5, 3, 2, 4, 1.
C 2, 1, 3, 5, 4.
D Resposta correta4, 2, 5, 3, 1.
E 4, 1, 2, 3, 5.
Pergunta 3 1 /1
Os elementos não formais são o modo como o espaço ou a edificação são vistos e incorporados no meio urbano, são esses elementos não formais que tornam o espaço ou edifício únicos, são a forma como são vistos, como percebemos os edifícios.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos formais e não formais, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Uso.
2) Oposição.
3) Ponto de Referência.
4) Transparência.
5) Luz/Sombra.
( ) É um elemento que define formas, cores, texturas, e ressalta ou esconde elementos.
( ) É o elemento de ver além daquele edifício, ver através dele o resto dos elementos da cidade, ou do local onde está inserido.
( ) Pode ser um objeto, um local que se torna referência em relação àquele local.
( ) É o que define o edifício ou o lugar, é a forma como aquele edifício é utilizado.
( ) O confronto de duas coisas ou dois edifícios que estão frente a frente um do outro e devem ser considerados no desenvolvimento daquela forma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 2, 3, 4, 5, 1.
B 5, 1, 3, 4, 2.
C 4, 5, 2, 3, 1.
D Resposta correta5, 4, 3, 1, 2.
E 1, 4, 5, 2, 3.
Pergunta 4 1 /1
A Gestalt é uma teoria que estuda como nós, seres humanos, percebemos e organizamos as coisas através dos estímulos visuais que o cérebro recebe. Eles afirmam que, ao receber um estímulo visual, nosso cérebro não recebe uma excitação sensorial isolada, mas vários sinais complexos que agrupam todas as características que consideramos semelhantes, somando rapidamente todas as partes do item visto, ou seja, à primeira vista, percebemos os objetos em sua totalidade e só depois percebemos os detalhes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre percepção visual, analise as afirmativas a seguir:
I. A pregnância da forma está vinculada à forma, à cor, textura e outras características que fazem com que a pessoa que observa a possa captar de forma mais rápida e simples.
II. A psicologia da Gestalt aborda os princípios que determinam que a nossa percepção se dá por pontos isolados das formas.
III. Quanto maior a pregnância da forma, mais difícil é para o ser humano perceber a figura, pois aumenta o número de informações a serem percebidas.
IV. A pregnância da forma é a lei básica da Gestalt, e diz que a construção da forma deve possuir uma estrutura simples, equilibrada, homogênea e regular.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Resposta corretaI e IV.
B I, II e IV.
C III e IV.
D II e III.
E I e III.
Pergunta 5 1 /1
As formas podem apresentar variação dependendo do ponto de vista do indivíduo, uma alteração de ângulo ou perspectiva pode nos dar diferentes visões de uma mesma forma. Além do ponto de vista, a incidência de luz, cor e campo visual onde essa forma nos encontra, pode nos dar uma outra interpretação da mesma forma, é isso que chamamos de percepção visual. É pela percepção que cada um interpreta a forma que está vendo, e assim algumas formas agradam e outras não.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre percepção visual, analise os elementos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Unidade.
2) Segregação.
3) Continuidade.
4) Semelhança.
5) Proximidade.
( ) É a preferência por formas sem interrupções, garantindo fluidez, facilitando para a mente prever o movimento da forma.
( ) É a interpretação de elementos próximos como sendo do mesmo grupo.
( ) É a capacidade perceptiva de isolar, evidenciar ou identificar objetos, ainda que sobrepostos, dentro de uma composição.
( ) É a percepção de um elemento ou uma obra como um todo.
( ) Características visuais idênticas ou próximas agrupadas numa mesma unidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1, 4, 5, 3, 2.
B 3, 1, 2, 4, 5.
C 2, 3, 4, 5, 1.
D 4, 5, 1, 2, 3.
E Resposta correta3, 5, 2, 1, 4.
Pergunta 6 1 /1
Quando implantamos um edifício num terreno, precisamos entender como será a relação dele com aquele ambiente, como serão suas aberturas, vistas e a definição final do programa que atenda a esse edifício. Podemos ver na imagem a seguir, o projeto de um conjunto de edifícios de um condomínio. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o impacto da forma na paisagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Os edifícios estão atendendo à sua função e forma; também vemos que o conjunto de prédios residenciais mantém um ritmo entre si.
II. A simplicidade volumétrica dos edifícios confirma uma unidade entre todos os edifícios; também percebemos claramente as formas geométricas que se abrem para o entorno.
III. A praça com espelho d’agua apresenta uma área de convívio entre os prédios, criando um espaço de encontro e convívio das pessoas. 
IV. A edificação se abre para a cidade de forma simples e prioriza os visuais com suas aberturas, sem perder a sua função nem a sua forma monumental.
Está correto apenas o que se afirma em:
02.PNG
A II, III e IV.
B I e III.
C I, II e IV.
D Resposta corretaII e III.
E I, II e III.
Pergunta 7 1 /1
Em geral, todos se sentem melhor quando a disposição da edificação é inteligível. A disposição compreensível facilita saber onde estamos e como chegar onde queremos. A edificação bem projetada pode dar uma contribuição significativa à orientação espacial, com base no que diz os princípios das Leis da Gestalt.
Considerando essas informações e o conteúdoestudado sobre percepção da forma, analise as afirmativas a seguir:
I. Continuidade: características produzidas pela continuação, em que elementos separados são percebidos e visualizados como um todo coerente.
II. Clareza direcional: características espaciais que mostram o sentido em que se avança; por exemplo, uma diferença de projeto entre dois lados de um corredor ou o uso de pavimento ornamental para indicar a direção.
III. Sinalização apropriada com bom contraste entre a cor de símbolos ou letras e o fundo, nomes claramente especificados, combinações de símbolos e textos fáceis de reconhecer, e repetição das informações.
IV. Fechamento: característica onde a mente acrescenta os elementos em falta para completar uma figura.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Resposta corretaI e IV.
B II, III e IV.
C III e IV.
D I e II.
E I, II e IV.
Pergunta 8 1 /1
Para começarmos a entender o que é análise espacial, precisamos ter noções primitivas de Geometria e quais são os elementos primários que compõem a base de todas as formas. Esses elementos são ponto, reta, linha, plano e espaço.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos primários da forma, analise os elementos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Ponto.
2) Linha.
3) Plano.
4) Espaço.
( ) Conjunto infinito e ilimitado de linhas, tem comprimento e largura.
( ) É um objeto fixo, estático, sem definição, dimensão ou forma.
( ) Justaposição de planos no sentido perpendicular, tem comprimento, largura e profundidade.
( ) Conjuntos de pontos estendidos, possui comprimento, possui direção, movimento e crescimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A Resposta correta3, 1, 4, 2.
B 3, 2, 4, 1.
C 2, 1, 3, 4.
D 4, 1, 2, 3.
E 1, 4, 2, 3.
Pergunta 9 1 /1
A arquitetura modernista, que teve seu ponto inicial por Le Corbusier, na década de 20, ainda está presente em muitos projetos atualmente. Essa é uma forma de arquitetura que prioriza as formas geométricas puras e a função das edificações. Segundo Le Corbusier, a casa é uma máquina de morar e deve priorizar a forma e a função, com espaços internos livres e abertos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o impacto da forma na paisagem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Na edificação representada na imagem, vimos a arte da subtração e a extrema simplicidade da aparência que permitem a percepção da beleza pura dos volumes.
II. ( ) A fusão da edificação acima com a paisagem é total, visto que, com o extenso uso de vidros horizontais, a natureza permeia toda a estrutura.
III. ( ) A casa foi implantada no centro do terreno com vista para o exterior. Desse modo, observa-se o grande contraste entre natureza e espaço construído.
IV. ( ) Na edificação da imagem, o volume é rigorosamente cúbico, visto que, nessa estrutura, escavaram-se os espaços abertos da moradia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
03.PNG
A F, V, F, F.
B V, V, V, F.
C V, F, F, F.
D V, F, V, V.
E Resposta corretaV, V, F, F.
Pergunta 10 0 /1
Muitos arquitetos, na criação arquitetônica do edifício, valorizam, para além do programa, a possibilidade que o espaço arquitetônico tem de gerar experiências na forma de sequências de eventos e movimentos. Um arquiteto cujas obras podem ser apontadas como exemplo dessa vertente é o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, cuja obra MuBe (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia) é representada nas imagens a seguir.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o impacto da forma na paisagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Paulo Mendes busca inserir o edifício discretamente na paisagem, fazendo com que a edificação se submeta a um diálogo equilibrado e fluido com a natureza circundante.
II. A obra apresenta uma sequência espacial que se propõe a um percurso indireto que, margeando muros e por meio de passagens, conduz ao interior do museu.
III. Mais do que um objeto arquitetônico, Paulo Mendes da Rocha propõe uma experiência espacial e sensorial independente do lugar que está inserido e de que existe um museu.
IV. O museu é uma obra de arquitetura brutalista que já nasceu como uma resposta ao urbano: uma praça com um marco, sendo ela mesma e seu subsolo o referido museu.
Está correto apenas o que se afirma em:
01(1).PNG
A I, II e III.
B Resposta corretaII e IV.
C I e IV.
D Resposta corretaII e IV.
E I, III e IV.
Comentários para o aluno
9/10
Nota final
Enviado: 28/04/21 09:28 (BRT)
××

Continue navegando