Buscar

Redação: O combate a depressão no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O combate à depressão na sociedade brasileira
	O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da Alusão, é notório que a realidade brasileira se caracteriza com a mesma problemática no que diz respeito ao combate à depressão, que afeta boa parte da população no Brasil. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de informação, assim como, a falta de medidas preventivas acerca da depressão.
	A princípio, nota-se que a falta de debate sobre a doença é um dos fatores primordiais para que a problemática se perpetue. O filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. A partir dessa ideia, é evidente que se as pessoas não possuem acesso à informação séria e nem buscam se informar sobre a depressão, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.
Em segundo plano, a falta de medidas preventivas destinadas à problemática dificulta o combate da depressão. De acordo com dados divulgados pelo ministério da saúde, em 2016, houve um aumento nas taxas de suicídio no brasil, de tal forma que a cada 46 minutos um caso era notificado. No entanto, apesar dos dados alarmantes sobre a questão do suicídio, que é uma das causas da depressão, pouco se tem feito para prevenir que a saúde mental da população seja afetada.
Diante do exposto, é necessário que ações sejam tomadas para que a depressão deixe de fazer parte de nossa realidade. O Ministério da Saúde em conjunto com psicólogos devem realizar campanhas em veículos de impressa e na mídia como um todo, utilizando de uma linguagem simples, a fim de informar a população e desmitificar mitos recorrentes acerca da depressão, assim como, promover ações que possibilitem a prevenção da doença. Para que assim o combate do mal do século seja realizado de forma efetiva.

Continue navegando