A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
EXERCICIOS UNIDADE 2 ETICA, POLITICA E SOCIEDADE

Pré-visualização | Página 1 de 1

EXERCICIOS UNIDADE 
Questão 1
O nome de Sócrates é provavelmente o mais extensamente difundido na cultura ocidental. Sua fama não deriva dos seus escritos, até porque ele não deixou nenhum. [...] Apesar de tudo, certas ideias básicas, um método e uma abordagem específica são atribuídos a Sócrates, ainda que apresentados por meio das palavras de Platão. Seu principal método filosófico foi o elenchus: uma elucidação e um questionamento de crenças dos seus interlocutores. 
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir.
 
I – As perguntas feitas por Sócrates levavam os seus interlocutores a perceberem que respondiam sem pensar, apenas repetindo o que já tinham ouvido antes.
II – Após conversar por algum tempo com Sócrates as pessoas acabavam sempre se irritando ou então admitindo que não sabiam aquilo que imaginavam que soubessem.
III – O método socrático estava baseado no rigor científico.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
CORRETA
Tem-se, como resposta que estão corretas as assertivas I e II apenas. A assertiva III é falsa, pois junto a Sócrates, o mestre, as pessoas iniciavam a busca FILOSÓFICA da virtude e do bem. Não competia a Sócrates o ensino da ciência como conhecimento verdadeiro.
Questão 2Correta
A ética de Hegel, estuário de todas as correntes de pensamento ético que acompanhamos ao longo dessa nossa visão histórica, representa a última e, talvez a mais ambiciosa tentativa de fundamentar e legitimar numa Razão universal o já multimilenar caminho da ação humana no tempo: sua natureza, suas peripécias e a imensa variedade de suas formas e obras. [...]
Pensando nas proposições de Hegel sobre o assunto, leia as asserções, buscando estabelecer relação entre elas:
I – O dever, segundo as proposições de Hegel, pode ser entendido como sendo o acordo entre a nossa vontade e a totalidade ética.
PORQUE
II – A vida ética pode se realizar de forma plena quando interiorizamos nossa cultura e praticamos espontaneamente seus valores e costumes.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Sua resposta
As duas asserções são verdadeiras e complementares.
De acordo com o conteúdo exposto na disciplina, a vida ética, para Hegel, se realiza de forma plena quando conseguimos interiorizar a cultura do grupo no qual estamos inseridos e então passamos a agir de livre e espontânea vontade em relação aos valores e costumes dessa cultura. Desse modo, o 'dever"; pode ser compreendido como um acordo existente entre a nossa vontade (agir livre em relação aos costumes, normas, valores, regras culturais) e a totalidade ética. Assim sendo, tem-se que as duas asserções apresentam informações corretas, sendo, portanto, verdadeiras. E, como as duas tratam do mesmo assunto, dando continuidade à uma ideia exposta por Hegel, são asserções complementares.
Questão 3Correta
Sartre
Jean-Paul Charles Aymard Sartre, filósofo, crítico e escritor francês retoma, no século XX, a primeira grande teoria filosófica da liberdade exposta por Aristóteles.
Avalie as asserções abaixo sobre Jean-Paul Charles Aymard Sartre:
I. Para Jean-Paul Sartre, filósofo, crítico e escritor francês não há determinismo.
PORQUE
II. O homem é livre e a liberdade é o que permite ao homem a escolha incodicional do seu ser e do mundo.
Diante do seu conhecimento sobre Sartre e diante das asserções acima, assinale a opção correta:
Sua resposta
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
'... Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. […] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas. é o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer."; Jean-Paul Sartre.
Questão 4Correta
[...] Kant (1984) nos mostra que, antes de pretender assumir um ponto de vista definitivo sobre questões de ordem metafísica, como se há ou não um Deus, se o homem é livre ou se tudo o que ele faz está determinado, deveríamos investigar até onde nosso conhecimento pode ir, ou seja, o que nós, de fato, podemos conhecer com base em nosso entendimento. Segundo Kant, tudo o que conhecemos nos vem dos sentidos; todavia, é o entendimento humano que regula e orienta os fatos que percebemos pelos sentidos.
A respeito das proposições teóricas de Kant, analise as afirmativas a seguir:
I – Para Kant, se o homem quiser ser objetivo, deverá agir sempre segundo seus objetivos, suas finalidades.
II – A moralidade, segundo Kant, está relacionada ao sentido religioso, à moral de coração, da qual também fala Rousseau.
III – Segundo Kant, não existe bondade natural, os homens são egoístas e ambiciosos, sedentos de prazeres que nunca são saciados.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Sua resposta
Está correta a afirmativa III apenas.
Está correta a afirmativa III apenas. A afirmativa I é falsa, pois segundo Kant, se o homem quiser ser objetivo, NãO DEVERá agir sempre segundo seus objetivos, suas finalidades, mas sim, agir de acordo com os princípios universais. A afirmativa II é, também, falsa, pois a moralidade, para Kant, NãO está relacionada ao sentido religioso, e suas proposições se opõe à moral de coração, de Rousseau. Somente a afirmativa III é verdadeira, visto que, de acordo com Kant, não existe bondade natural, os homens são egoístas e ambiciosos, agressivos, destrutivos, sedentos de prazeres que nunca são saciados, prazeres pelos quais os homens roubam, matam, mentem.
Questão 5Correta
Nietzsche
Analise as afirmativas a seguir:
I - A concepção ética de Nietzsche é, muitas vezes, chamada de irracionalista por se opor à razão.II – São exemplos de moral de escravos: a ética de Sócrates, a moral kantiana, a moral judaico-cristã, a ética da utopia socialista e democrática.III - Nietzsche e Freud criticaram a violência oculta sob a moral em nossa cultura.
Com base nas afirmações acima e no seu conhecimento, está correto o que se afirma em:
Sua resposta
I, II e III.
Concepção ética, contrária à racionalista, que contesta a razão, não aceita que a razão tenha qualquer domínio sobre paixões e desejos, apontando a liberdade com a plena manifestação do sujeito que deseja. Essa concepção encontra-se em Nietzsche.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.