Buscar

Polaridade das ligacoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Polaridade das ligações
Ligação covalente apolar: nas ligações entre átomos de mesma eletronegatividade, os elétrons são igualmente atraídos pelos núcleos, não ocorrendo acúmulo de elétrons e sem a formação de pólos.
Ligação covalente polar: em uma ligação entre átomos com diferentes eletronegatividades, a distribuição da nuvem eletrônica não é uniforme → a densidade eletrônica é sempre maior ao redor do átomo de maior eletronegatividade → maior densidade: polo negativo; menor densidade: polo positivo → quanto maior for a diferença de eletronegatividade, maior será a polarização da ligação.
Momento dipolar: grandeza que representa o caráter iônico/a polarização da ligação através de um vetor orientado no sentido do elemento menos eletronegativo (polo positivo) para o elemento mais eletronegativo (polo negativo).
Polar: quando a molécula se orienta na presença de um campo elétrico externo ou quando o número de nuvens ao redor do átomo central for diferente do número de átomos iguais ligados ao átomo central → µresultante ≠ 0
Apolar: quando a molécula não se orienta na presença de um campo elétrico externo ou quando o número de nuvens ao redor do átomo central for igual ao número de átomos iguais ligados ao átomo central → µresultante = 0 
Molécula anfifílica: tem uma parte polar (hidrofílica) e outra apolar (hidrofóbica).
Tensoativo/surfactante: moléculas anfifílicas que se unem a compostos polares e apolares, fazendo interações que antes não eram possíveis. Ex.: sabões, detergentes, xampus…
Obs.: na biologia, emulsificadores de gordura servem como detergentes (ex.: ácidos biliares).

Continue navegando