Buscar

Teste 8 - CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: EGT0028_EX_A8_202011056788_V1 
	16/01/2022
	
	
	Disciplina: EGT0028 - CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I 
	
	
	 
		1
          Questão
	
	
	O que quer dizer no ICMS substituição tributária operação posterior?
		
	 
	é a operação onde o fato gerador ainda irá ocorrer
	
	é a operação onde o fato gerador é o substituto tributário
	
	é a operação onde o fato gerador é presumido
	
	é a operação onde não existe o fato gerador
	
	é a operação onde existe o fato gerador
	Respondido em 16/01/2022 21:38:07
	
Explicação:
A substituição tributária operação posterior é a modalidade que ocorre quando o imposto é proveniente da operação ou prestação de serviço cujo fato gerador ainda irá ocorrer.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	A substituição tributária é uma operação utilizada pelos governos federal e estadual para aumentar a eficiência da arrecadação e da fiscalização dos tributos de cadeias produtivas mais longas. Isso torna determinado ente da cadeia produtiva responsável pelo recolhimento do tributo devido por toa a cadeia ou parte dela. Analise as afirmações abaixo sobre a denominação dos participantes e sua definição na aplicação da substituição tributária e assinale a resposta correta:
I. Substituto tributário corresponde ao ente da cadeia produtiva que deveria recolher o tributo, mas não o faz porque outro ente da cadeia recolheu-o antecipadamente.
II. Substituído é aquele ente da cadeia produtiva que deve recolher o tributo em seu nome e das operações posteriores até o consumidor final.
III. Consumidor final é o último elo da cadeia de consumo e na prática é ele quem assume o ônus do tributo.
		
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	 
	Somente a afirmação III está correta
	Respondido em 16/01/2022 21:38:11
	
Explicação:
A substituição tributária é uma operação utilizada pelos governos federal e estadual para aumentar a eficiência da arrecadação e da fiscalização dos tributos de cadeias produtivas mais longas. Isso torna determinado ente da cadeia produtiva responsável pelo recolhimento do tributo devido por toa a cadeia ou parte dela. Substituto tributário é aquele ente da cadeia produtiva que deve recolher o tributo em seu nome e das operações posteriores até o consumidor final. Substituído corresponde ao ente da cadeia produtiva que deveria recolher o tributo, mas não o faz porque outro ente da cadeia recolheu-o antecipadamente. Consumidor final é o último elo da cadeia de consumo e na prática é ele quem assume o ônus do tributo. Desse modo, somente a afirmação III está correta.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Há várias espécies de substituição tributária. Analise as assertivas abaixo e marque a opção que apresenta a espécie de substituição tributária identificada quando ocorre o deslocamento da obrigação de recolher o tributo, de forma que os ocupantes das posições posteriores substituem os ocupantes das posições anteriores.
		
	
	progressiva
	
	negocial
	
	responsável
	 
	regressiva
	
	excepcional
	Respondido em 16/01/2022 21:38:16
	
Explicação:
Na substituição regressiva ou para trás, o fato gerador ocorre antes, isto é, para trás, e o pagamento do tributo ocorre posteriormente. Assim, apenas a última entidade que participa da cadeia de circulação da mercadoria é que paga o tributo, de maneira integral, inclusive relativamente às operações anteriormente praticadas, incluindo os seus resultados.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito da substituição tributária:
		
	
	A substituição tributária é o conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários.
	 
	A substituição tributária é um artifício utilizado pelos sujeitos ativos para aumentar a eficiência da arrecadação e a fiscalização dos tributos de cadeias produtivas mais longas.
	
	A substituição tributária é um artifício utilizado pelos contribuintes para aumentar a eficiência da arrecadação e a fiscalização dos tributos de cadeias produtivas mais longas.
	
	A substituição tributária é sinônimo de ações ilegais, ilícitas, que visam burlar o Fisco.
	
	A substituição tributária é um artifício utilizado pelos sujeitos passivos para aumentar a eficiência da arrecadação e a fiscalização dos tributos que incidem várias vezes no decorrer da produção e circulação até o consumidor final.
	Respondido em 16/01/2022 21:38:19
	
Explicação:
A substituição tributária é um artifício utilizado pelos sujeitos ativos (Federal e Estadual) para aumentar a eficiência da arrecadação e a fiscalização dos tributos de cadeias produtivas mais longas (plurifásicos), ou seja, os tributos que incidem várias vezes no decorrer da produção e circulação até o consumidor final.
A elisão fiscal ou planejamento tributário é o conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários.
A Evasão Fiscal é sinônimo de ações ilegais, ilícitas, que visam burlar o Fisco.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A legislação pertinente estabelece a figura do substituto tributário, que é o contribuinte indireto e responsável pelo recolhimento do tributo. Esta condição de Substituição Tributária visa:
		
	
	Dificultar a fiscalização, Postergar o recolhimento do Tributo, Evitar a sonegação fiscal.
	 
	Simplificar a fiscalização, Antecipar o recolhimento do Tributo, Evitar a sonegação fiscal.
	
	Simplificar a fiscalização, Antecipar a apuração do Tributo, Incentivar a sonegação fiscal
	
	Dificultar a fiscalização. Antecipar o recolhimento do Tributo, Evitar a sonegação fiscal
	
	Simplificar a fiscalização, Postergar o recolhimento do Tributo, Evitar a sonegação fiscal
	Respondido em 16/01/2022 21:38:23
	
Explicação:
Entendendo a substituição tributária como sendo a transferência da obrigação do recolhimento de um imposto de uma ou várias pessoas que estão em uma cadeia de produção, a legislação tributária, ao transferir para o contribuinte indireto a responsabilidade de recolher o tributo, tem como finalidade assegurar o cumprimento da obrigação tributária, isto é, antecipando o recolhimento do tributo, simplificando a fiscalização e, consequentemente, evitando a sonegação fiscal.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Numa linha de consumo, temos a industria, que produz, o supermercado, que distribui o produto, e o consumidor final. Seguindo esta linha de pensamento qual seria contribuinte substituto?
		
	
	supermercado
	
	consumidor
	
	fornecedor
	 
	Industrial
	
	Fisco
	Respondido em 16/01/2022 21:38:28
	
Explicação:
O contribuinte substituto será o industrial, haja vista que ele é o responsável por efetuar a retenção ou recolhimento do imposto das operações subsequentes, nas próprias operações ou quaisquer operações acessórias.
Ressalte-se que é responsabilidade do contribuinte substituto recolher o tributo na base da cadeia produtiva, tomando por base a alíquota de substituição tributária presumida. Com isso, ele se torna o responsável da cadeia produtiva pelo recolhimento ou retenção antecipada do imposto na fonte, valor que será agregado à mercadoria por toda a cadeia comercial, até o consumidor final.

Continue navegando