Buscar

AVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVA 1
Conhecer a conjuntura brasileira na década de 60 é muito importante, pois representou para sociedade brasileira um momento de mudanças culturais, educacionais, políticas, etc, sendo o Movimento de Reconceituação do Serviço Social viabilizado dentro desse contexto. Por isso é de extrema relevância interpretar o período ditatorial pois traz um entendimento da correlação de forças que influenciaram o referido movimento, trazendo mudanças na prática profissional. Na ditadura Militar, para manter o discurso ideológico, foi utilizado o aparelho do Estado para conter os que não concordavam com o sistema que estava sendo implantado no Brasil em nome do desenvolvimento econômico. A figura acima, mostra dois momentos em que o aparelho do Estado entra em ação para conter os movimentos sociais de épocas diferentes.
 
Entendendo o Movimento de Reconceituação, as unidades 1 e 2 e a reflexão exposta acima, participe desse fórum traçando um paralelo entre o período ditatorial e ao momento vivido pelo Brasil hoje, analisando o papel do Assistente Social nesse contexto e sua contribuição para manutenção das políticas sociais vigentes.
Resposta
É em plena década de 60 com a ditadura militar no Brasil que o Serviço Social tem seu movimento de Reconceituação. A profissão passa a ser questionada em seus referenciais e suas insatisfações na conjuntura histórica de intenso movimento politico-cultural.
Acontece uma reunião com profissionais, intelectuais, trabalhadores, em busca de novos seguimentos, tendo como objetivo, lutar pela defesa de projetos de transformação social. O movimento de Reconceituação impõe aos assistentes sociais construir novos projetos profissionais, de interesse das classes trabalhadoras e dos populares usuários de politicas publicas.
Nas imagens que vemos acima é possível perceber o quanto o Brasil não mudou, a primeira imagem temos os militares agredindo um civil, na segunda imagem percebemos civis armados agredindo outro civil. 
Na ditadura militar as pessoas eram proibidas de expor suas opiniões que fossem contraria ao governo, direitos conquistados foram tirados. No contexto de modernização conservadora implantada no Brasil, amplia-se funções econômicas, políticas e culturais do Estado, comprimindo violentamente o espaço na sociedade civil.
Entretanto, na atualidade o Brasil atravessa mais uma crise politica, onde o poder publico passa por cima das leis em interesse próprio, um governante que não tem o comprometimento com o povo. Um governo que no auge de uma pandemia esta mais preocupado com a liberação de armamento para uma população que já é tão violenta. Não demonstra um pingo de preocupação em relação à COVID 19, que já matou um total de 570.598 brasileiros até o momento, que poderia ter evitado muitas mortes com a compra de vacinas, mas preferiu investir em medicamento ineficiente. Esta também é uma forma de ditadura, não militar, mas contra seu povo. Povo este que é esta sendo privado de seus direitos enquanto cidadão.

Continue navegando