Buscar

GABARITO discurssiva movimentos religiosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) movimentos religiosos- Individual (Cod.:885234)
A+
Peso da Avaliação4,00
Prova72766732
Qtd. de Questões2
Nota9,50
1Esse aparente retorno da religião - enfatizamos "aparente", pois como pode retornar o que nunca se foi? - tem sido descrito pelos estudiosos como um processo de "reencantamento" do mundo, pós um breve período de aposta no "desencantamento". Numa significativa expressão, muito usada por S.S. Acquaviva, houve apenas um "eclipse da religião", talvez uma "dessacralização" e não uma "secularização" ou, no dizer de Thomas Luckmann (1973), a religião simplesmente se tornou invisível. São muito estimulantes os comentários de Steve Bruce sobre esse assunto, nos quais ele mostra que a religião no mundo atual tanto expressa um processo de esvaziamento institucional do estilo cathedrals como também aponta para o surgimento de cultos mais apropriados aos novos tempos, entre eles a new age. Segundo Bruce (1996, p. 234) as denominações religiosas tradicionais não mais podem "produzir melodias que excitam as massas" (CAMPOS, 1999, p. 31). Com base no exposto, disserte por que do aparente retorno, se a religião foi ou não esquecida e qual o novo significado da religião à luz dos fenômenos como o desencantamento e a secularização. FONTE: CAMPOS, Leonildo Silveira. O marketing e as estratégias de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus. São Paulo: Metodista, 1999.
Resposta esperada
*O esvaziamento ou desaparecimento da religião refere-se à religião em sua forma clássica e tradicional. A religião, assim como todas as esferas da vida foram transformadas com o advento da modernidade. O desencantamento fez com que o homem moderno deixasse de acreditar que as respostas e as soluções para seus problemas viriam dos céus. *Não há mais magia, não há mais ministério. Tudo se explica e se resolve por meio da ciência. A secularização é o afastamento ou a perda de relevância da esfera religiosa sobre as demais esferas da vida. É a vida compreendida como algo natural, não mais sagrado e nem religioso. *Porém, a religião permanece. Todavia, agora com outro significado. Esse retorno diz respeito à religião desencantada e secularizada.
Minha resposta
O que ocorre nesse sistema é que houve um enfraquecimento, a partir das praticas religiosas, e o modelo de sujeito moderno abandona as praticas de fé e religião, e o termo secularização designa, mais especificamente, a perda de centralidade da religião no contexto da vida moderna. e ao desencantamento é a ausência de praticas da religião na vida do homem moderno da nova geração, algumas praticas ficam esquecidas e outras nunca são revelados para as futuras gerações. e dentro desse entendimento, os poucos que permanecem nessa pratica reinventa a forma de dar sustentação ao santo e sagrado, que logo surge como uma onda de movimento e logo cai no circulo vicioso do retorno.
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos.
2No âmbito dos movimentos religiosos, é comum ouvirmos falar na pessoa do guru. Devido ao seu trabalho e à maneira como faz é possível perceber uma proliferação na quantidade de gurus atualmente, por exemplo, entre as estrelas de Hollywood e entre pessoas mais ricas. Isso nos leva a refletir sobre a importância desta figura religiosa e porque muitas pessoas procuram ter um guru em sua vida. Nesse sentido, descreva o que é um guru e de que maneira ele exerce esta função com relação aos seus discípulos.
Resposta esperada
O guru é uma pessoa que já foi iniciada no mundo espiritual e possui experiência necessária para ajudar os não iniciados.
Cabe ao guru orientar seu discípulo no caminho da transformação espiritual.
O guru não tem uma vida isolada de outros gurus, pois cada um compartilha uma tradição com outros gurus e não fala por si próprio.
Minha resposta
A relação entre o guru e o discípulo é baseada na confiança, devoção e entrega total, O guru tem um aprofundado nível espiritual, onde ajuda seus discípulos a alcançarem realizações espirituais e atravessar obstáculos , com apoio e orientação, um guru é desapegado e tem uma humildade genuína , precisa ter experiencial pessoal e significativa espiritual para poder passar aos seus discípulo. O discípulo deve confiar plenamente no guru e estar disposto a seguir suas orientações e ensinamentos. Gurus devem ensinar e facilitar o caminho de transformação dos discípulos. A devoção é essencial nessa relação, pois é através dela que o discípulo se conecta com a energia e a sabedoria do guru. A entrega total implica em deixar de lado o ego e as próprias vontades, confiando no guru para guiar o caminho espiritual.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados.

Outros materiais