Buscar

Fichamento Direito Penal II

Prévia do material em texto

Fichamento Direito Penal II – 09/09/2020
Carlos Daniel Maniçoba da Silva
CONCURSO DE PESSOAS: 
Os crimes podem ser praticados por uma única pessoa ou por várias, podendo ser punidas por executar uma conduta delitiva ou simplesmente auxiliando a conduta; Havendo a cooperação de mais pessoas, entende-se como concurso de pessoas.
Coautores – indivíduos que cooperam com a execução da conduta delitiva; não precisam necessariamente realizar todas as ações; pois usando o prévio acordo de vontade, ambos são essenciais pro delito.
A participação no delito pode ocorrer de três maneiras: pelo induzimento, pela instigação ou pelo auxilio; induz quem faz nascer a ideia, instiga quem apoia. 
De acordo com o código penal, em casos de o crime não chegar nem a ser tentado, não são puníveis os que pratiquem a instigação ou o auxílio. 
Os crimes de mão própria não admitem coautorias, apenas participação, mas n podem ser confundidos com os crimes próprios; pode ser citado como exemplo o falso testemunho. 
Assim, a coautoria está relacionada a unidade de desígnios e também ao domínio do fato, ou seja, a um ajuste prévio dos autores.
Crime doloso – existe a busca pelo resultado. Crime culposo – convicção de que nada de ruim ocorrerá. 
A teoria dos domínio dos fatos encontra-se no centro do concurso de agentes, pois há concurso de agentes quando um mesmo crime for cometido por mais de uma pessoa.
No caso de crime com concurso de agente, aplica-se a teoria do domínio do fato no momento de estabelecer se um concorrente, em determinado crime, tenha ou não domínio sobre o fato.
Se a colaboração do sujeito for essencial para o delito, está-se diante de coautoria.
Nos crimes dolosos, a doutrina tem caracterizado como autor quem tem o domínio final do ato, no sentido de decidir a sua realização e consumação. 
Autor é quem realiza, não toda ou em parte, a ação incriminatória que configura o delito, com seu aspecto objetivo e subjetivo. 
A teoria do domínio da organização diz que, no âmbito de uma organização criminosa, o líder, responderá pela atuação que qualquer membro. 
UFRN, Natal – RN - 2020

Continue navegando